A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os propósitos de Deus na história de uma nação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os propósitos de Deus na história de uma nação"— Transcrição da apresentação:

1 Os propósitos de Deus na história de uma nação
LIVROS HISTÓRICOS Os propósitos de Deus na história de uma nação Ruína e renascimento Unidade IV

2 Introdução Nesta unidade, verificaremos, primeiramente, as conseqüências e as ferramentas usadas no Juízo de 586 a.C. Depois, em “Escravos, porém protegidos”, destacar-se-à importância do império Medo- Persa na realização do propósito de Deus.

3 Capítulo 1 – Histórias do cativeiro
1.1 – As causas do exílio De acordo com os registros históricos e o conteúdo profético ) Reis, Crônicas, Jeremias, Habacuque, Ezequiel e Daniel ), Judá, à semelhança de sua irmã, a nação do norte, não foi preservada do juízo divino. 1.2 – O instrumento da correção divina A Babilônia, até 626 a.C., permaneceu na condição de província do Império Assírio, porém, com o declínio dessa potência na época de Assurbanipal. 1.3 – Os resultados positivos do exílio As experiências que Judá vivenciou em sua história por ter estado em Babilônia foram muitas e essas a levaram a diversas resultados.

4 Capítulo 2 – Escravos! Porém, protegidos
2.1 – Próximos do trono Daniel e Neemias foram duas figuras do povo judeu que viveram no exílio e ocuparam lugares privilegiados. 2.2 – A rainha Ester Outra personagem que, na condição de deportada, desfrutou de grande influência dentro do Império Persa foi Ester, uma escrava judia que presenciou a mais cruel investida de um inimigo tentando aniquilar o povo judeu. 2.2.1 – A ascensão de Ester 2.2.2 – O plano de extermínio 2.2.3 – O apelo de Ester ao Rei

5 Capítulo 2 – Escravos! Porém, protegidos
2.3 – A exaltação dos judeus e as celebrações pelo livramento Xerxes, após o episódio, além de poupar a vida dos judeus e conferir grande honra à rainha Ester e a Mardoqueu, permitiu que essa fizesse um segundo pedido.

6 Capítulo 3 – O retorno para a terra da promessa
3.1 – Zorobabel e a reconstrução do templo O retorno dos judeus, de acordo com os registros bíblicos encontrados no Antigo Testamento, foi um movimento que ocorreu durante a dominação medo-persa. 3.2 – Esdras e a restauração do culto O culto a Yahweh, apesar da existência do templo, não estava ocorrendo de acordo com a lei do Senhor. 3.3 – Neemias e a reconstrução dos muros da cidade Outra pessoa que marcou a história no período da reconstrução foi Neemias. Esse líder foi um funcionário do governador persa que entrou em cena 12 anos depois de Esdras chegar a Jerusalém.

7 Capítulo 4 – Os grandes desafios éticos e espirituais da reconstrução
4.1 – O repovoamento da terra A bíblia registra que os judeus, ao retornarem à terra da promessa ( movimento ocorrido entre os anos 536ª.C. e 445 a.C. ), encontraram muitos estrangeiros fixados ali e posicionados como sendo os autênticos donos. 4.2 – A reconstrução dos valores culturais A experiência em terra estranha possibilitou a Judá contato com uma sociedade muito liberal no que se refere aos modos de vida.

8 Capítulo 4 – Os grandes desafios éticos e espirituais da reconstrução
4.3 – A solidariedade entre os irmãos Manifestou também em tempos pós-exílio a necessidade dos judeus serem mais humanos e solidários com os seus irmãos. 4.4 – A permanente reconstrução da história Foi também desafio da reconstrução lembrar que ela é inconclusa. O constante desafio que temos é que nunca vamos concluir o projeto,principalmente quando se trata da história de um povo que possui uma missão especial a ser cumprida

9 Conclusão O estudo dos livros históricos é complexo devido à amplitude de seu conteúdo. A história é longa e apresenta desdobramentos. Os detalhes são muitos e sua interpretação pode ser aplicada a muitas situações e épocas


Carregar ppt "Os propósitos de Deus na história de uma nação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google