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Formação Técnica em Administração de Empresas

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Apresentação em tema: "Formação Técnica em Administração de Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Formação Técnica em Administração de Empresas
FTAD Formação Técnica em Administração de Empresas Profa. Maria do Carmo Calado

2 Aula 4 – Sistema Brasileiro de Certificação -SBC
Objetivo: Apresentar a origem, evolução, órgãos componentes e importância do SBC para as Organizações Brasileiras.

3 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
É um poderoso instrumento para o desenvolvimento industrial, para o incremento das exportações e para a defesa do consumidor.

4 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
induz à busca contínua da melhoria da qualidade; Contribui para a melhoria da produtividade e aumento da competitividade;

5 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
indicador para os consumidores de que o produto, processo ou serviço atende a padrões mínimos de qualidade; Facilitador da relação de trocas comerciais, no âmbito dos blocos econômicos;

6 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
No Brasil, foi estabelecido pelo: CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial), em 1992. INMETRO foi designado por aquele Conselho como organismo credenciador oficial do Estado brasileiro.

7 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
CONMETR0 Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial. É o órgão normativo do Sinmetro e é presidido pelo Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

8 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
O CONMETRO - atua por meio de seus comitês técnicos assessores, que são abertos à sociedade, pela participação de entidades representativas das áreas acadêmica, indústria, comércio e outras atividades.

9 Sistema Brasileiro de Certificação SBC
Acreditação É o reconhecimento formal, concedido por um organismo autorizado, de que uma entidade tem competência técnica para realizar serviços específicos. O organismo de Acreditação do SBC é o Inmetro.

10 INMETRO Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial – INMETRO É uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

11 INMETRO Atua como Secretaria Executiva do Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), colegiado interministerial, que é o órgão normativo do Sistema Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Sinmetro).

12 INMETRO Objetivo: Fortalecer as empresas nacionais, aumentando sua produtividade por meio da adoção de mecanismos destinados à melhoria da qualidade de produtos e serviços.

13 INMETRO Missão: Prover confiança à sociedade brasileira nas medições e nos produtos, através da metrologia e da avaliação da conformidade, promovendo a harmonização das relações de consumo, a inovação e a competitividade do País.

14 Certificação de Conformidade
Documento emitido pelo organismo de certificação, credenciado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro, com base em normas reconhecidas no âmbito Sinmetro .

15 SINMETR0 O Sinmetro é um sistema brasileiro, constituído por entidades públicas e privadas, que exercem atividades relacionadas com metrologia, normalização, qualidade industrial e certificação da conformidade.

16 SINMETRO O Sinmetro - envolvido com atividades relacionadas ao Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade - PBQP, voltado para a melhoria da qualidade de produtos, processos e serviços na indústria, comércio e administração federal.

17 ORGANISMOS DO SINMETRO
Conmetro e seus Comitês Técnicos Inmetro Organismos de Certificação Acreditados, (Sistemas da Qualidade, Sistemas de Gestão Ambiental, Produtos e Pessoal) Organismos de Inspeção Acreditados Organismos de Treinamento Acreditados Organismo Provedor de Ensaio de Proficiência Credenciado Laboratórios Acreditados – Calibrações e Ensaios – RBC/RBLE Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT Institutos Estaduais de Pesos e Medidas – IPEM Redes Metrológicas Estaduais

18 Certificação de Conformidade
Pode certificar qualquer material, componente, equipamento, interface, protocolo, procedimento, função, método e atividade de organismos ou pessoas.

19 Certificação Compulsória
É um serviço prestado pelo SBC aos órgãos regulamentadores oficiais; Dá prioridade às questões de segurança, de interesse do país e do cidadãos, relativas aos animais, vegetais, proteção da saúde, do meio ambiente e temas correlatos.

20 Certificação Voluntária
A certificação voluntária é decisão exclusiva do solicitante e tem como objetivo garantir a conformidade de processos, produtos e serviços às normas elaboradas por entidades reconhecidas no âmbito do Sinmetro

21 Organismos de certificação integrantes do SBC
Comitê Brasileiro de Certificação – CBAC Organiza as Comissões Técnicas (CT) que elaboram e analisam programas de certificação de conformidade. Assessora o Conmetro sobre as necessidades de certificação de produtos, pessoas, sistemas de gestão da qualidade e ambiental, propondo políticas, diretrizes e programas.

22 Organismos de certificação integrantes do SBC
2. Inmetro Único organismo de Acreditação do Sinmetro e é o responsável pelo reconhecimento internacional do SBC; O Brasil segue o exemplo dos sistemas mais modernos, onde somente um organismo credenciador por país ou economia é reconhecido e onde há uma clara separação entre as atividades de Certificação e de Acreditação.

23 Organismos de certificação integrantes do SBC
3. Organismo de Certificação Credenciado – OCC - São as entidades que conduzem e concedem a certificação de conformidade.

24 Organismos de certificação integrantes do SBC
3.1 - Organismo de Certificação de Sistemas da Qualidade – OCS - conduzem e concedem a certificação de conformidade com base nas normas ABNT ISO 9001, 9002 e 9003.

25 Organismos de certificação integrantes do SBC
3.2 -Organismo de Certificação de Sistema de Gestão Ambiental – OCA concedem a certificação de conformidade, com base na norma ISO 14001

26 Organismos de certificação integrantes do SBC
3.3 - Organismo de Certificação de Produto – OCP concedem a certificação de conformidade de produtos nas áreas voluntária e compulsória, com base em regulamentos técnicos ou normas nacionais, regionais e internacionais, estrangeiras e de consórcio.

27 Organismos de certificação integrantes do SBC
3.4 -Organismo de Certificação de Pessoas – OPC concedem a certificação de pessoas utilizado no SBC.

28 Organismos de certificação integrantes do SBC
4. Organismo de Treinamento Credenciado – OTC conduzem o treinamento de pessoas no âmbito do SBC

29 Organismos de certificação integrantes do SBC
Qualquer entidade, independente de sua origem, pode ser credenciada como organismo de certificação, desde que atenda aos princípios e políticas do SBC e os critérios, regulamentos e procedimentos estabelecidos pelo Inmetro.

30 Organismos de certificação integrantes do SBC
A Diretoria de Acreditação e Qualidade – DQUAL - é quem administra a concessão, manutenção, extensão, suspensão, redução e cancelamento do Acreditação, por delegação de poderes do presidente do Inmetro.

31 Reconhecimento Internacional
meta prioritária do Inmetro; necessário ao incremento do comércio internacional; acordos bilaterais e multilaterais com organismos de outros países ou blocos regionais

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33 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
Órgão responsável pela normalização técnica no país, fornecendo a base necessária ao desenvolvimento tecnológico brasileiro, fundada em 1940.

34 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
Entidade privada, sem fins lucrativos, reconhecida como único Foro Nacional de Normalização através da Resolução n.º 07 do CONMETRO, de

35 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
Membro fundador: da ISO (International Organization for Standardization),; da COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas); e da AMN (Associação Mercosul de Normalização;

36 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
Representante oficial no Brasil das seguintes entidades internacionais: ISO (International Organization for Standardization); IEC (International Eletrotechnical Comission); COPANT (Comissão Panamericana de Normas Técnicas); AMN (Associação Mercosul de Normalização).   

37 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
Missão: Prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.

38 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT
atua desde a década de 50 na certificação de conformidade de produtos e serviços. Esta atividade está fundamentada em guias e princípios técnicos internacionalmente aceitos.

39 Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT

40 Certificação ABNT Assegura vantagens competitivas para os produtos e serviços que ostentam sua marca e, para as organizações, uma possibilidade a mais para diferenciação e crescimento.

41 Como conseguir certificação ABNT?
A organização precisa dispor de instalações, pessoal, procedimentos e equipamentos que apresentem condições para obtenção de produtos ou serviços conformes de maneira contínua, devendo também demonstrar que toma as medidas necessárias para controlar a eficiência de suas atividades.

42 Fundação Nacional da Qualidade - FNQ
Em 11 de outubro de 1991, em São Paulo, foi criada a Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ); Entidade sem fins lucrativos foi criada para administrar o Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ).

43 Fundação Nacional da Qualidade - FNQ
Em 2005 promove uma reestruturação, reformula a sua logomarca e retira o nome prêmio da sigla, passando a se chamar Fundação Nacional da Qualidade (FNQ).

44 Fundação Nacional da Qualidade - FNQ
Em 2007, remodela os Fundamentos da Excelência da Gestão, em consonância aos princípios e valores que passaram a nortear as suas atividades. Em 2011, a FNQ redefine sua Missão, Aspiração, Crenças e Compromissos

45 Fundação Nacional da Qualidade - FNQ
Estimular e apoiar as organizações para o desenvolvimento e evolução de sua gestão, por meio da disseminação dos Fundamentos e Critérios de Excelência, para que se tornem sustentáveis, cooperativas e gerem valor para a sociedade.

46 Fundação Nacional da Qualidade - FNQ
Seus clientes: Organizações de qualquer porte, setor e natureza, que se relacionem com a FNQ, com o objetivo de melhorar a sua gestão e contribuir para o aumento da competitividade sustentável do País.

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48 Prêmio Nacional de Qualidade
O Prêmio Nacional da Qualidade® (PNQ), concedido pela FNQ, constitui o maior reconhecimento público à excelência da gestão das organizações com sede no Brasil.

49 Prêmio Nacional de Qualidade
O PNQ representa um momento singular para o empresariado brasileiro, quando as empresas líderes em qualidade, produtividade, competitividade e gestão são devidamente reconhecidas.

50 Prêmio Nacional de Qualidade
Candidatar-se ao PNQ auxilia a organização na realização de uma profunda análise de sua gestão, efetuada por avaliadores treinados pela FNQ.

51 Bibliografia www.inmetro.gov.br www.normalizacao.cni.org.br
Apostila do Curso – Prof. Romeu Coutinho.


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