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09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Letras Conceito na.

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1 09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Letras Conceito na Capes: 4 Início do Curso:  Mestrado: 1987  Doutorado: 2003 Apresentadora: Profª. Amanda Eloina Scherer Centro de Artes e Letras MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP

2 Pontos fortes do Programa  Titulação média dos docentes permanentes é de 7/8 anos, tendo acumulado experiência de orientação;  Formação pós-doutoral em crescimento no exterior e/ou no Brasil em instituições reconhecidas nacionalmente;  Boas perspectivas de expansão do quadro de docentes do Programa, pela contratação de novos doutores em 2010 - depois da Resolução 020/2009 (04 de Estudos Literários e 04 de Estudos Linguísticos)  Definição de um perfil de docente de pós-graduação, que atenda às novas demandas exigidas pelas políticas de avaliação do sistema nacional de pós-graduação da CAPES, diferenciando as atribuições do corpo docente, que pretenda atuar nos níveis de Mestrado e Doutorado;  Participação de docentes do Programa em órgãos de fomento nacional e regional, bem como participação efetiva em Associações Nacionais e Internacionais na área.

3 Pontos fortes do Programa  Reorganização interna das linhas de pesquisa em seu caráter interno e externo, colocando como eixo principal a abrangência/consistência da produção acadêmica;  Projeto de linha de pesquisa reunindo projetos individuais dos seus integrantes;  Tempo de titulação e produção para qualificação;  Registro de projetos – depois de avaliados pelo Comitê Científico.  Produção consolidada em Capítulos e Livros (no Brasil e no estrangeiro) com editoras de renome e artigos em Periódicos Nacionais e Internacionais com Qualis A2 (a grande maioria).  Avaliação Qualis da Revista Letras (1991 – n. 39) de B2 para A2 (criação da página da Revista e do suporte online, atendendo os parâmetros internacionais);

4 Pontos fracos do Programa  Necessidade/carência de estabelecimento de intercâmbios acadêmicos internacionais mais formalizados, com ações mais efetivas  Captação de mais recursos junto às agências financiadoras externas, buscando uma presença mais ostensiva do corpo docente junto aos órgãos de fomento;  Carga horária excessiva na Graduação;  Necessidade de incremento da produção docente, especialmente aquela relacionada à publicação de artigos em periódicos (QUALIS A1);  Aumentar a integração entre a graduação e a pós-graduação;  Dar visibilidade às pesquisas que são feitas no âmbito do Programa, em colaboração com outras instituições de pesquisa, dentro e fora da Brasil, implementando o intercâmbio acadêmico;

5 METAS RELATIVAS AO EIXO 1 PROPOSTA DO PROGRAMA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaçasexternas Prioridade 1 a 5 Estabelecimento de parcerias nacionais e internacionais (projetos conjuntos de pesquisa) e priorização da formação pós- doutoral de preferência no exterior Possível Ausência de cultura Dependência de edital1 Avaliação centrada cada vez mais na produção docente e discente em nível nacional e internacional e priorização da formação doutoral com publicação Possível Ausência de cultura Políticas de publicação1 Estabelecimento de novas bases para credenciamento e descredenciamento de docentes. e discussão sobre o perfil docente para orientar doutorado Possível Ausência de cultura Documento de área1 Discussão sobre a separação ou não das áreas. PossívelEstudos LiteráriosDocumento de área 1 Espaço físico DifícilPolítica de Centro e de Reitoria Projeção de recursos 1 Criação de acervo histórico e melhorias do acervo bibliográfico Possível Falta de profissional qualificado Novas contratações 1

6 METAS RELATIVAS AO EIXO 2 CORPO DOCENTE MetaViabilidade Ameaças internas AmeaçasexternasPrioridade 1 a 5 1 a 5 Fomento para a criação e a afirmação de grupos de pesquisa, criando, internamente, a figura do professor associado à linha; Possível Ausência de cultura Documento de área1 Novos modelos – redes e parcerias nacionais e internacionais através de projetos conjuntos de pesquisa (mobilidade acadêmica; priorização da formação pós- doutoral de preferência na estrangeiro); PossívelAusência de cultura Participação em editais 1 Discussão sobre o perfil docente para orientar doutorado com base não só na produtividade e na experiência em orientação de IC e de Mestrado, como também um perfil mais distinto levando em conta a representação nacional e internacional do pesquisador; Possível Ausência de cultura Documento de área1 Auxílio na captação de mais recursos junto às agências financiadoras externas, buscando uma presença mais ostensiva dos docentes do PPGL junto aos órgãos de fomento. PossívelAusência de cultura Participação em editais 1 DP - 2007 200820092010 19202425

7 METAS RELATIVAS AO EIXO 3 ATIVIDADES DE PESQUISA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaçasexternas Prioridade 1 a 5 Reorganização interna das linhas de pesquisa em seu caráter interno e externo, colocando como eixo principal a abrangência/consistência da produção acadêmica a partir do projeto da linha em relação ao dos docentes; PossívelAusência de cultura Interlocução com departamentos de ensino 1 Diminuição do tempo médio de cada projeto do pesquisador (três anos) bem como o número de projetos individuais (no máximo 2); PossívelAusência de cultura Interlocução com departamentos de ensino 1 Fomento aos projetos integrados de pesquisa com acadêmicos em todos os níveis. PossívelAusência de cultura Participação em editais 1 2007200820092010 2535 30 Número de projetos de pesquisa

8 METAS RELATIVAS AO EIXO 4 PRODUÇÃO INTELECTUAL MetaViabilidade Ameaças internas Ameaçasexternas Prioridade 1 a 5 Consolidação da produção intelectual a partir de auxílio de recursos financeiros para projetos e viagens de pesquisa, a partir de edital público interno; PossívelAusência de cultura Editais de fomento 1 Redefinição da política de distribuição de recursos para as linhas, a partir de critérios definidos, que consideram a produção qualificada (Qualis A1) como um todo de cada linha de pesquisa; PossívelAusência de cultura Política do CAL na divisão de recursos 1 Fomento interno para produção em co- autoria com orientandos de doutorado; PossívelAusência de cultura Política do CAL na divisão de recursos 1 Consolidação da inserção nacional do Programa através da prática de grupos integrados de pesquisa para uma projeção internacional com projetos de pesquisa em conjunto. PossívelAusência de cultura Editais de fomento 1 2007200820092010 2663128 Trabalhos completos em periódicos

9 METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO Capacidade de formação 2007200820092010 MESTRADO  Número de discentes matriculados em cada ano 40756472  Número de titulados em cada ano 10111419 DOUTORADO  Número de discentes matriculados em cada ano 29273130  Número de titulados em cada ano 6776

10 METAS RELATIVAS AO EIXO 5 ATIVIDADES DE FORMAÇÃO MetaViabilidade Ameaças internas Ameaçasexternas Prioridade 1 a 5 Redefinição dos critérios de distribuição de bolsas para os acadêmicos, priorizando a publicação de artigos em periódicos científicos com Qualis A1 e 2 para doutorandos e Qualis B1 e 2 para mestrandos, na área e no tema de seu trabalho de tese e ou dissertação; PossívelAusência de cultura Editais de fomento 1 Fomento à mobilidade discente em centros de excelências a partir de projetos conjuntos de pesquisa; Possível Ausência de cultura Editais de fomento1 Ampliação de intercâmbios com outros centros de pesquisa do Brasil (PDEE e de outros convênios e parcerias), através de projeto integrado de pesquisa, incluindo os recém-doutores, titulados pelo programa; PossívelRecursosEditais de fomento 1 incentivo a atividades internas no programa como fórum de discussão, seminários de pesquisa, reuniões de trabalho, jornadas acadêmicas temáticas envolvendo os grupos de pesquisa e as linhas de atuação do PPGL. PossívelRecursos Editais de fomento1

11 EIXO 6 DESTINO DOS MESTRES E DOUTORES EGRESSOS Situação dos egressos MestresDoutores Total de egressos 131/80 (211)18/5 (23) Porcentual de egressos como professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 103 / 34 (IES) 22 /10 (IFETS) 21 (IES) 2 (IFETS) Porcentual de egressos que participam em Programas de PG 12/046 Demais destinos relevantes dos egressos DoutoradoEnsino Superior

12 EIXO 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA SATISFAÇÃO INTERNA  Incentivo à participação de alunos em eventos, através da distribuição de recursos para linhas de pesquisa por edital público (eixo principal é a produção docente e discente e organização interna da linha);  Reorganização interna do espaço físico, melhorando atendimento aos alunos (miniauditório; secretarias; reforma banheiros; salas de aula equipadas com computador, data-show e retroprojetor para apresentação de trabalhos);  Transparência administrativa através da reestruturação da página do Programa (disponibilização de slides das reuniões, legislação, modelos para solicitações de passagens, encaminhamento de documentos, etc.).

13 METAS RELATIVAS AO EIXO 8 INFRA-ESTRUTURA MetaViabilidade Ameaças internas Ameaçasexternas Prioridade 1 a 5 Comprometimento político da direção do Centro para com as necessidades da Pós- Graduação; PossívelComprometimento Político Interlocução1 Comprometimento dos docentes em relação aos editais para recursos de equipamentos; PossívelComprometimento Político Interlocução1 Construção de mais um Miniauditório e banheiros condizentes; DifícilComprometimento Político Interlocução1 Necessidade urgente de espaço físico (no mínimo 4 salas de aulas com no mínimo 15 alunos por sala, como também um espaço para estudos individuais); DifícilComprometimento Político Interlocução1 Melhoria do parque de informática (equipamento para novas salas de aulas, miniauditório e secretaria); Difícil Comprometimento Político Interlocução1 Biblioteca das Humanidades (em construção Projeto CT Infra aprovado em 2009); PossívelComprometimento Político Interlocução1 Criação de acervo histórico e melhorias importantes do acervo bibliográfico; DifícilComprometimento Político Interlocução1 Futuro prédio das Letras – sem pós- graduação e laboratórios; DifícilComprometimento Político Interlocução1

14 METAS RELATIVAS AO EIXO 9 INSERÇÃO SOCIAL MetaViabilidade Ameaças internas Ameaçasexternas Prioridade 1 a 5 Criação de um projeto MINTER com a UNOCHAPECÓ/oeste de Santa Catarina; PossívelAusência de cultura Editais de fomento1 Visibilidade dos projetos em parceria com as universidades que nos rodeiam; PossívelAusência de cultura Comprometimento político 1 Destaque à produção artística do Programa a partir da página web do PPGL. PossívelAusência de cultura Comprometimento político 1

15 CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Aumentar e consolidar a produção docente e discente;  Promover a integração de projetos de pesquisa individuais, consolidando grupos e dando lugar para a aglutinação de pesquisas ainda dispersas;  Integrar de forma consistente e sistemática a pesquisa e a produção docente com as linhas de pesquisa e a produção discente;  Promover a formação pós-doutoral de docentes produtivos e importantes para o desenvolvimento de pesquisa de ponta em nossa área, bem como o aumento de bolsas de Pq;  Implementar a integração de professores colaboradores, pesquisadores visitantes e estagiários de pós-doc; PRINCIPAIS METAS

16 CONSOLIDAÇÃO DOS 9 EIXOS  Aumentar a integração entre a Graduação e a Pós-graduação;  Implementar a abertura de novas linhas de pesquisa no PPGL;  Promover a utilização compartilhada de infra-estrutura;  Dar visibilidade às pesquisas que são feitas no âmbito do Programa, em colaboração com outras instituições de pesquisa, dentro e fora do Brasil, fomentando o intercâmbio acadêmico internacional;  Auxiliar na captação de maiores recursos junto às agências financiadoras externas, buscando uma presença mais ostensiva dos nossos docentes junto aos órgãos de fomento nacional e internacional. PRINCIPAIS METAS


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