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SIMBOLISMO
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CARACTERÍSTICAS DO SIMBOLISMO
SUBJETIVISMO LINGUAGEM VAGA, IMPRECISA (PARA TRASMITIR SUGESTÕES) ABUNDÂNCIA DE FIGURAS DE LINGUAGEM MUSICALIDADE (SUGESTIVA) SONETO E OUTRAS FORMAS POÉTICAS
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ANTIMATERIALISMO E ANTI-RACIONALISMO
MISTICISMO E RELIGIOSIDADE INTERESSE PELAS ZONAS PROFUNDAS DA MENTE HUMANA E PELA LOUCURA PESSIMISMO, DOR DE EXISTIR INTERESSE PELO NOTURNO RETOMADA DE ELEMENTOS DA TRADIÇÃO ROMÂNTICA
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PRINCIPAIS POETAS
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CRUZ E SOUSA
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João da Cruz e Souza, poeta, jornalista, professor, nasceu na cidade de Desterro (atual Florianópolis), Santa Catarina em 24 de novembro de Filho de escravos alforriados, teve educação cuidada pelos antigos senhores de seus pais. Em 1882 e 1883, viajou pelo Norte do país, como secretário e ponto de uma companhia teatral.
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De novo em Desterro, integrou-se ao movimento abolicionista, atuando na imprensa. Indicado para uma promotoria pública em Laguna, no interior de Santa Catarina, teve a nomeação barrada devido ao racismo.
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Em 1885, funda o jornal O Moleque, título que deu lugar à exploração mordaz por parte dos adversários. Em 1890, já no Rio de Janeiro, ingressa no funcionalismo público, como amanuense da Estrada de Ferro Central do Brasil, cargo humilde e pouco rendoso, que não lhe permitia sair da vida de privações. Influenciado pelo movimento decadentista francês, lançou, no jornal Folha Popular, em 1891, com B. Lopes, Oscar Rosas e Emiliano Perneta, o manifesto que viria dar corpo ao movimento simbolista, iniciado com a publicação dos livros Missal e Broqueis.
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Ao lado das dificuldades financeiras, passou por muitos dissabores na vida intelectual, jamais logrando bom acolhimento nas redações dos jornais e nas rodas literárias. Seu sofrimento, acentuado pela morte do pai e pelo enlouquecimento da esposa, Gavita Rosa Gonçalves, conduziu-o a uma crise, que o levou a adquirir tuberculose, do que viria a morrer.
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"Poeta Negro", "Dante Negro", "Cisne Negro"
"Poeta Negro", "Dante Negro", "Cisne Negro"... não são poucas as antonomásias colocadas nesse poeta que, tendo morrido em 1898, já foi comparado a Mallarmé, Baudelaire, Stefan George e Lautréamont, entre outros escritores de grande importância internacional. Num momento em que o Naturalismo e o Parnasianismo determinavam o cânone literário do país, o aparecimento de Broquéis inaugura o Movimento Simbolista no Brasil, adquirindo com Cruz e Sousa (um filho de escravos libertados que, apesar disso, recebeu uma educação aristocrática e se manifestou amplamente a favor do abolicionismo) uma característica inteiramente singular.
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CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
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emprego de palavras com iniciais maiúsculas ( para dar um valor absoluto a certos termos);
Uso frequente de sinestesias; obsessão pela cor branca, brilhos, forte conflito entre matéria e espírito.
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herança do Romantismo: culto da noite, certo satanismo, pessimismo e morte; preocupação formal para gerar musicalidade (forte presença de aliterações e assonâncias);
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ALPHONSUS DE GUIMARAENS
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Representante do simbolismo no Brasil, Afonso Henrique da Costa Guimarães nasceu em Ouro Preto, MG em 1870 e morreu em Mariana, MG, em Numa época determinada filosoficamente pelo Positivismo, cuja expressão literária se manifestou no Parnasianismo e em movimentos afins, emerge a reviravolta simbolista, com uma força de transformação que, privilegiando as inquietações recalcadas pela corrente filosófica mencionada, mudará os rumos de toda poesia moderna: daí, a eclosão do inconsciente, do mistério, da transcendência e de uma escrita calcada mais na sugestão do que na afirmativa.
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Como um dos dois principais destaques do movimento (ao lado apenas de Cruz e Sousa), surge um dos poetas de maior harmonia e coesão qualitativa, conhecedor como poucos da língua portuguesa. Ele cria a peculiaridade de um estilo até então inexistente no país: um simbolismo de forte inclinação católica.
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Com versos de acentuada musicalidade, Alphonsus de Guimaraens se torna, assim, um dos mais importantes poetas místicos da língua portuguesa. Espiritualmente diverso de Cruz e Sousa, o poeta mineiro da cidade de Mariana elabora uma poesia serena, equilibrada e de uma religiosa aceitação dos reveses da vida. obras Dona Mística (1899)
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CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
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é constante (ou Constança) o tema da morte;
atmosfera litúrgica e mística; adotou o uso das Redondilhas (o que não era comum no final do século XIX)
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AUGUSTO DOS ANJOS .
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Nasceu no engenho "Pau d''Arco" na Paraíba do Norte a 20 de abril de Graduou-se em Letras e lecionou literatura no Liceu Pernambucano e no Rio de Janeiro, no Colégio Pedro II. Do Rio, transferiu-se para Leopoldina, por ter sido nomeado para o cargo de diretor de um grupo escolar.
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Sua temática predominante é a morte, a morbidez, o pessimismo; seus versos construídos de forma lapidar e com metrificação perfeita e musical, apresentam extravagâncias vocabulares inusitadas para sua época.
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Augusto dos Anjos publicou quase toda a sua obra poética no livro Eu, que saiu em O livro foi depois enriquecido com outras poesias esparsas do autor e tem sido publicado em diversas edições, com o título Eu e Outros Poemas.
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Seus poemas transportam a dor humana ao reino dos fenômenos sobrenaturais e seu estilo é testemunho de uma primorosa originalidade em que aparecem termos técnicos e valorizados pela expressividade trágica do poeta. Morreu em Leopoldina, Minas Gerais em 1914. Augusto dos Anjos é autor de um único livro, Eu (1912), que, a partir da 2.ª edição, póstuma, se publicou com o título de Eu e outras poesias (1919).
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CARACTERÍSTICAS LITERÁRIAS
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Poeta eclético: seus poemas apresentam tendências modernas (por isso, também autor pré-modernista) e clássicas (simbolistas, realistas, naturalistas e parnasianas); rudeza materialista X lirismo espiritual; ânsia de comunicação em monólogos de um solitário;
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inquietação filosófica;
temática da morte; musicalidade e sonoridade; hermetismo e cientificismo.
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