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Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)

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Apresentação em tema: "Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento e Aprendizagem Motora ( 5. ENCONTRO)
TEMA DA AULA: FATORES QUE AFETAM O DESENVOLVIMENTO MOTOR.

2 O que pode MELHORA OU DIFICULTAR DESENVOLVIMENTO MOTOR ?
INDIVIDUAL Hereditariedade, Biologia, Natureza e Fatores Intrínsecos AMBIENTE Experiência, Aprendizado, Encorajamento e Fatores Extrínsecos TAREFA Fatores Físicos e Mecânicos

3 Quais as esse fatores intrínsecos?
A herança genética peculiar é responsável pela individualidade, bem como a similaridade.

4 DIREÇÃO DESENVOLVIMENTISTA
1 Céfálo-caudal: Progressão gradual do controle crescente da musculatura movendo-se da cabeça em direção aos pés. 2 Próximo distal: Refere-se especificamente a progressão da criança do centro para as extremidades.

5 ÍNDICE DE CRESCIMENTO O processo de crescimento auto-regulador compensará os desvios mínimos no padrão de crescimento, mas é freqüentemente incapaz de compensar os desvios maiores, especialmente no período neonatal e na infância.

6 “Flutuação auto-reguladora” - capacidade recuperação
Ex: bebês de baixo peso ao nascer / doenças graves Dependente da duração e severidade da privação e idade

7 INTEGRAÇÃO E DIFERENCIAÇÃO
aumento da complexidade funcional dos mecanismos neurais de sistemas musculares Diferenciação: melhoria do controle com a utilização mais eficiente de grupos musculares na realização da tarefa (escrita cursiva) Integração: ação coordenada de grupos musculares opostos e sistemas sensoriais (recortar, agarrar) Reversíveis com a idade (níveis de atividade e atitude)

8 A integração refere-se a fazer com que vários grupos musculares opostos e sistemas sensoriais trabalhem em integração coordenada uns com os outros.

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11 Prontidão Pode ser definida como convergência de condições intrínsecas tarefa, natureza do individuo e condições ambientais que tornam o domínio de uma tarefa particular apropriado.

12 Períodos de aprendizados críticos e Suscetíveis
O conceito de períodos críticos e suscetíveis de aprendizado esta intimamente ligado a aptidão e gira em torno da observação que um individuo é mais suscetível a certos tipos de estímulos em certas épocas.

13 Diferenças individuais
A tendência de exibir diferenças individuais é crucial. Cada pessoa é um individuo peculiar com sua própria escala de tempo para o desenvolvimento.

14 RESTRIÇÕES ESTRUTURAIS INDIVIDUAIS
Limitações do indivíduo relacionadas à estrutura corporal Altura, peso, massa muscular, tamanho dos membros, ...

15 QUAIS SÃO OS FATORES EXTRINSICOS?

16 VÍNCULO: É a ligação emocional forte que perdura ao longo do tempo da distancia, privações e vontades. Esse vinculo começa a se desenvolver no nascimento e pode ser estabelecido de modo incompleto, com uma separação precoce.

17 ESTÍMULO E PRIVAÇÃO Condições externas de privação ambiental podem romper tanto a seqüência como o nível de aquisição de habilidades motoras. O grau no qual o estimulo ambiental pode afetar o desenvolvimento é ainda desconhecido.

18 ESTIMULO E PRIVAÇÃO Experiências tem mostrado repetidamente interferir nas habilidades das crianças para desempenhar tarefas desenvolvimentistas que são características de suas faixas etárias. A diferenciação está associada á progressão gradual dos padrões motores globulares rudimentares dos bebês para os movimentos refinados.

19 Prematuridade. Bebe prematuro <2,5kg aprox.
A prematuridade coloca o recém nascido em risco freqüentemente prejudica o processo de desenvolvimento motor. Bebe normal 3,3kg aprox.

20 Fatores das Tarefas Físicas.
O desenvolvimento Motor não é um processo estático, não é somente o produto de fatores biológicos, mas também é influenciado por condições ambientais e leis físicas.

21 Fatores físicos e mecânicos

22 Princípios Básicos de biomecânica.
Atuam sobre todos os movimentos e pessoas Conforme as pessoas se tornam mais proficiente em habilidades Utilizam estes princípios a seu favor Saltar para frente Arremessar por sobre o ombro

23 Leis de Newton Primeira Lei
Você deve aplicar força a um objeto estacionário para movê-lo e a um objeto em movimento para alterar sua direção

24 Equilíbrio Todas as massas estão sob a influencia gravitacional da Terra. Assim três fatores primários de preocupação no estudo de princípios de equilíbrio são: centro de gravidade, linha de gravidade e base de apoio.

25 Leis de Newton Segunda Lei
A aceleração de uma pessoa ou de um objeto é proporcional a força que se lhe aplica e inversamente proporcional a sua massa corporal Arremesso beisebol Chute no futebol

26 Leis de Newton Terceira Lei Lei da ação e reação
Para cada força que você exerce sobre um objeto O objeto exerce uma força equivalente de volta sobre você Na direção oposta

27 SISTEMA FISIOLÓGICO MOVIMENTO
FATORES INTRÍSECOS Idade Sexo Hereditariedade ORGANISMO Constituição Física SISTEMA FISIOLÓGICO MOVIMENTO FATORES EXTRÍNSECOS Condições Sócio-Econômicas Condições Geoclimáticas (altitude, temperatura) Nutrição MEIO AMBIENTE

28 PERGUNTAS?


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