A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Contabilidade de custos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Contabilidade de custos"— Transcrição da apresentação:

1 Contabilidade de custos
Ciências Contábeis Disciplina: Contabilidade de custos Professor: Alan Carlo

2 Apresentação / Minicurriculo do professor.
Nome: Alan Carlo Lopes Valentim Silva Contato: (Via Portal) / Formação: Bacharel em Ciências Contábeis; Pós Graduado em Formação Gerencial; MBA em Gestão de Controladoria e Custos; Mestrando em Administração (Financeira) Profissional; Atuação Profissional Contabilidade e Finanças – 12 anos; Contador – Fecomércio-MG; Membro do Conselho fiscal SUPREV– SÃO PAULO; Membro do Conselho de Contribuintes – SEF/MG Professor: Contabilidade, Custos, Finanças Prof. Alan Carlo

3 Apresentação do Aluno Nome; Com que trabalha;
O que espera da disciplina;

4 Apresentação da disciplinas
Plano de Ensino (Portal) Avaliações: Avaliação Oficial 1 – 10/10/2014 Avaliação Oficial /12/2014 Prof. Alan Carlo

5 Introdução à Contabilidade de Custos
CONTABILIDADE FINANCEIRA X CONTABILIDADE DE CUSTOS: SINÔNIMAS ? ENFOQUES DIFERENTES ? DISCIPLINAS DISTINTAS ?

6 Introdução à Contabilidade de Custos
Até a Revolução Industrial (Séc. XVIII): Quase só existia a contabilidade financeira ou geral. (focada no comércio). A apuração dos valores de compra dos bens era bastante fácil, e para conhecer o resultado bastava levantar os estoques físicos, conforme fórmula a seguir: EI + C – EF = CMV Onde: EI = Estoque Inicial C = Compras do período EF = Estoque Final CMV = Custo da mercadoria Vendida

7 Introdução à Contabilidade de Custos
Após a Revolução Industrial (Séc. XVIII): Surgimento de empresas industriais; Necessidades de informações diferentes das já desenvolvidas pelas empresas comerciais, devido ao processo de transformação de insumos em produtos. Contabilidade de Custos deixou de ser uma atividade auxiliar na avaliação de estoques e lucros para exercer importante papel no âmbito de controle e decisões industriais.

8 Introdução à Contabilidade de Custos
A moderna contabilidade de custos. Grandes avanços na contabilidade de custos após a Revolução Industrial; Contabilidade de custos passou a ser uma excelente ferramenta para controle e decisões gerenciais Aproveitamento da nova contabilidade de custos em outros campos (serviços, Instiruições financeiras, comércio, etc).

9 Introdução à Contabilidade de Custos

10 Introdução à Contabilidade de Custos
TERMINOLOGIAS BÁSICAS DA CONTABILIDADE DE CUSTOS. “Despesas com Matéria Prima” ou Custos de Matéria Prima”? “Gastos” ou “Despesas de Fabricação”? “Gastos” ou “Custos de Materiais Diretos”? “Despesas” ou “Gastos com Imobilização”? “Custos” ou “Despesas de Depreciação”?

11 Introdução à Contabilidade de Custos
GASTO: Compra de um produto ou serviço qualquer, que gera sacrifício financeiro para a entidade (desembolso), sacrifício esse representado por entrega ou promessa de entrega de ativos (normalmente dinheiro). Exemplos: Gastos com a compra de matéria prima, Gastos com mão de obra, Gastos com honorários da diretoria. São reconhecidos: No momento do reconhecimento da dívida (a prazo); ou Na redução do ativo devido ao pagamento (à vista). GASTO IMPLICA DESEMBOLSO, MAS SÃO DISTINTOS.

12 Introdução à Contabilidade de Custos
DESEMBOLSO: Pagamento resultante da aquisição do bem ou serviço. Pode ocorrer antes, durante ou após a entrada da utilidade comprada, portanto defasada ou não do momento do gasto.: Exemplos: A empresa A pagou $ referentes a salários e encargos sociais do mês; A empresa B pagou $ antecipadamente, para futura aquisição de mercadorias para revenda A empresa C pagou $ referentes à aquisição de computadores.

13 Introdução à Contabilidade de Custos
DESEMBOLSO: É o pagamento do bem ou serviço adquirido, dessa forma: se comprarmos um bem à vista, o desembolso se dá durante a aquisição deste bem. Se comprarmos um bem a prazo, o desembolso se dará depois da aquisição. Se adiantarmos o dinheiro para posterior recebimento do bem, o desembolso ocorre antes do recebimento deste bem.

14 Introdução à Contabilidade de Custos
INVESTIMENTO: Gasto ativado em função de sua vida útil ou de benefícios atribuíveis a períodos futuros. Significa a aquisição de um bem que normalmente é utilizado por longos períodos na produção ou manutenção das atividades da empresa. Exemplos: Bens do Ativo Imobilizado (máquinas, equipamentos) e Estoque.

15 Todos os exemplos a seguir estão relacionados à área de produção:
Introdução à Contabilidade de Custos CUSTOS Gasto relativo a bem ou serviço utilizado na produção de outros bens e serviços; São todos os gastos consumidos direta ou indiretamente para a produção de bens ou serviços, visando a obtenção de receitas. Exemplos: Todos os exemplos a seguir estão relacionados à área de produção:

16 Introdução à Contabilidade de Custos
CUSTOS – exemplos (setor de produção) Salários e encargos sociais, no valor de $ , referentes ao pessoal que trabalha na área de produção da empresa A. Manutenção de computadores do parque gráfico da empresa B, que é uma editora de livros e revistas, no valor de $ Baixa, em função da venda de mercadoria do estoque da empresa C, que é uma empresa comercial, no valor de $ Conta de energia elétrica da empresa D, que é uma empresa prestadora de serviços no segmento de eventos, no valor de $

17 Introdução à Contabilidade de Custos
DESPESAS São gastos consumidos, direta ou indiretamente, na obtenção de receitas. Esses gastos estão relacionados às atividades comerciais e administrativas da empresa. Exemplos Salários e encargos sociais, no valor de $ , referentes ao pessoal que trabalha nas áreas de administração e vendas da empresa A. Manutenção de computadores do setor administrativo da empresa B, que é uma editora de livros e revistas, no valor de $ Comissões sobre vendas de mercadorias da empresa C, que é uma empresa comercial, no valor de $

18 Introdução à Contabilidade de Custos
PERDA. São gastos consumidos de forma anormal e involuntária. Exemplos: Perdas com incêndio; Obsoletismo de estoques;

19 Introdução à Contabilidade de Custos
Gastos com Propaganda (sempre será despesa) Matéria Prima (sempre será custo) Depreciação dos bens utilizados na Administração e Vendas Depreciação dos bens utilizados na produção Comissão sobre Vendas Prêmio Produção Aluguel do Escritório Aluguel da Unidade Produtiva Salário do pessoal administrativo e vendas Salário do pessoal da produção CUSTO DESPESA

20 CLASSIFIQUE OS EVENTOS A SEGUIR EM:
Introdução à Contabilidade de Custos FIXAÇÃO CLASSIFIQUE OS EVENTOS A SEGUIR EM: INVESTIMENTO CUSTO DESPESA PERDA

21 Introdução à Contabilidade de Custos
FIXAÇÃO: (Investimento, Custo, Despesa ou Perda?) COMPRA DE MATÉRIA PRIMA; CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA (ESCRITÓRIO); CONSUMO DE COMBUSTÍVEL DOS VENDEDORES; GASTOS COM PESSOAL DO FATURAMENTO (SALÁRIOS) AQUISIÇÃO DE MÁQUINAS;

22 Introdução à Contabilidade de Custos
FIXAÇÃO: (Investimento, Custo, Despesa ou Perda?) DEPRECIAÇÃO DE MÁQUINAS; REMUNERAÇÃO DOS HONORÁIOS CONTÁBEIS; DEPRECIAÇÃO DO PRÉDIO ADMINISTRATIVO DA EMPRESA; PAGAMENTO DOS HONORÁRIOS DA ADMINISTRAÇÃO; UTILIZAÇÃO DE MATÉRIA PRIMA (TRANSFORMAÇÃO)

23 Introdução à Contabilidade de Custos
FIXAÇÃO: (Investimento, Custo, Despesa ou Perda?) AQUISIÇÃO DE EMBALAGENS DETERIORAÇÃO DO ESTOQUE DE MATÉRIA PRIMA POR ENCHENTE; REMUNERAÇÃO DO TEMPO DO PESSOAL EM GREVE; SALÁRIO DO PESSOAL DA PRODUÇÃO (MÃO DE OBRA)

24 Introdução à Contabilidade de Custos
FIXAÇÃO: (Investimento, Custo, Despesa ou Perda?) ESTRAGO ACIDENTAL E IMPREVISÍVEL DE LOTE DE MATERIAL; SALÁRIO DO DIRETOR DA FÁBRICA; IMPOSTO DE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E SERVIÇOS (ICMS); COMISSÕES PROPORCIONAIS ÀS VENDAS RECONHECIMENTO DE DUPLICATA COMO NÃO RECEBÍVEL.


Carregar ppt "Contabilidade de custos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google