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PROGNÓSTICO.

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Apresentação em tema: "PROGNÓSTICO."— Transcrição da apresentação:

1 PROGNÓSTICO

2 Construção do Plano Estadual de Cultura
Diagnóstico do desenvolvimento da cultura Estabelecimento de Objetivos Gerais Prognóstico Conjunto de elementos que configuram a situação na qual a área da cultura pretende estar no futuro, de acordo com o alcance temporal do plano

3 Prognóstico No prognóstico a questão que emerge é ... O QUE E COMO FAZER? ... para alcançar os objetivos gerais delineados na etapa do diagnóstico; Estratégias Ações Metas

4 Estratégias Estratégia: Forma, posição ou caminho escolhido que orientará os procedimentos a serem realizados no presente para que se obtenha a situação desejada no futuro; Questão Estratégica Perguntas relacionadas à forma de alcançar os objetivos gerais Estratégia Caminho para se obter no futuro o que se deseja

5 Problemas com estratégias
Coerência Objetivo: Fortalecer a Adminsitração pública da cultura. Estratégia – Mapear a cadeia produtiva da cultura no Estado.

6 Exemplo 1 OBJ. Estimular a diversidade nas atividades culturais desenvolvidas no estado Q.E. Como o Estado pode atuar para o estímulo da diversidade cultural? E.1. Desenvolver programas de apoio às atividades menos visíveis.

7 Exercício OBJ. Reforçar o papel da cultura como fator de desenvolvimento. E.1.

8 Ações Objetivos Estratégia Ações Representam os movimentos a serem feitos para o alcance dos objetivos propostos e dentro da estratégia escolhida

9 Exemplo 1 – cont. OBJ. Estimular a diversidade nas atividades culturais desenvolvidas no estado Q.E. Como o Estado pode atuar para o estímulo da diversidade cultural? E.1. Desenvolver programas de apoio às atividades menos visíveis. AÇÃO Desenvolver projeto de fundo de apoio com financiamento direto para manifestações menos visíveis.

10 Exercício 2 E.1. Fortalecer os processos participativos nas decisões relativas à cultura no Estado. Ação 1 Ação 2

11 Algumas Recomendações
Analisar, para cada questão estratégica, o que já existe em termos de realizações; Avaliar, diante do que já existe, o que está faltando ou o que ainda deve ser feito, como grandes linhas de intervenção, para complementar as ações em curso; Listar todas as estratégias que devem compor o conjunto necessário para resolver a questão formulada; Avaliar se todas as linhas de ação são necessárias e suficientes para que os objetivos estabelecidos sejam atingidos.

12 Metas Objetivos Estratégia Ações Metas Marco, um limite, um desafio, algo que se pode realizar, um estado a ser atingido

13 Distribuição equilibrada dos recursos do orçamento para a cultura no estado.
Estratégia: CAMINHO, TRILHA. Revisar os critérios estabelecidos nos editais (reduzir as assimetrias na distribuição geográfica de recursos). Ação: MOVIMENTO, PASSO Contemplar todos os territórios do Estado com recursos para a cultura. Meta: MARCO, LIMITE

14 Problemas com metas Ação – Fomentar a apresentação de projetos de todas as regiões do estado nos editais de fomento. Meta errada – Aumento de 20% no número de projetos aresentados aos editais. Ação – Estabelecer parcerias entre o Estado e os municípios. Meta errada – Contatar em dois anos 50% dos municípios. Ação – Priorizar a apresentação de artistas locais nos equipamentos públicos. Meta errada - % de municípes que afirmam conhecer artistas locais. Ação – Criação de um calendário de editais a ser lançado pela Secretária Meta errada – Lançamento de 8 editais.

15 Caso A CONTEXTO: Estado com vasta amplitude geográfica; População e distribuição de equipamentos culturais concentradas na capital; Grande variedade de manifestações culturais no interior do Estado. DIRETRIZES: Valorizar e proteger a diversidade de manifestações culturais; Universalizar o acesso dos cidadãos às manifestações culturais DESAFIOS: Manifestações culturais do Estado pouco valorizadas pelos cidadãos OPORTUNIDADES: Aprovação de fundo específico no âmbito do Estado para desenvolvimento da área de cultura

16 Caso A OBJETIVO: Universalizar o acesso às manifestações culturais do estado ESTRATÉGIAS: Instalar equipamentos culturais comunitários mínimos em instituições de ensino e associações. Reabilitar equipamentos culturais (teatros, praças, centros comunitários, bibliotecas, cineclubes e cinemas)

17 Caso A OBJETIVO: Universalizar o acesso às manifestações culturais do estado ESTRATÉGIA 1: Instalar equipamentos culturais comunitários mínimos em instituições de ensino e associações. AÇÕES: Identificar espaços para instalação de equipamentos culturais comunitários. Construir equipamentos culturais comunitários. METAS: 1 equipamento cultural por município até 2024 30 espaços revitalizados com equipamentos culturais até 2020

18 Exemplo Plano Bogotá Objetivo:
Ampliar a cobertura, o acesso e fortalecer a sustentabilidade dos equipamentos culturais. Estratégia Desenhar, implementar e avaliar ações dirigidas para a sustentabilidade administrativa, financeira, social e cultural dos equipamentos culturais. Ações Desenvolver e implementar modelos de sustentabilidade para equipamentos culturais públicos. Promover e implementar uma rede de equipamentos culturais.

19 Exemplo Plano Bogotá Ações
Desenvolver e implementar modelos de sustentabilidade para equipamentos culturais públicos. Promover e implementar redes de equipamentos culturais. Metas Até 2013, se terá definido um modelo de sustentabilidade para os equipamentos culturais. Até 2021, 100% das localidades contará com redes de equipamentos culturais.

20 Exercício 3 Realizar ações de formação de públicos para as artes. Ação
Meta 1 Meta 2

21 Exercício 4 Ação Realizar ações que articulem as diferentes secretarias do Estado. Meta 1 Meta 2

22 Exercício Final Desafio Oportunidade Objetivo Estratégia

23 Exercício Final Estratégia Ação Metas


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