A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL"— Transcrição da apresentação:

1 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
MÓDULO 3

2 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
NOÇÕES BÁSICAS DE POUPANÇA

3 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
DEFINIÇÃO: A POUPANÇA É O INVESTIMENTO MAIS TRADICIONAL E SEGURO DO MERCADO. ALÉM DE PROPORCIONAR AO INVESTIDOR RENDA LÍQUIDA DE T.R. (TAXA REFERENCIAL) + 0,5% A.M., A CADA 30 DIAS, A POUPANÇA OFERECE AINDA OUTRAS VANTAGENS, CONFIRA A SEGUIR: CONTRATAÇÃO SIMPLES, COM POSSIBILIDADE DE DEPÓSITO EM QUALQUER DIA DO MÊS; GARANTIA DO FGC (FUNDO GARANTIDO DE CRÉDITO) ATÉ O LIMITE DE R$60 MIN POR CPF; ISENÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PARA PESSOA FÍSICA; PODE SER ABERTO PARA MENORES DE IDADE; NÃO É PRECISO SER CORRENTISTA.

4 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
CONCEITOS: A “CADERNETA DE POUPANÇA” É A MAIS ANTIGA FORMA DE APLICAÇÃO OFICIAL DO BRASIL, TENDO SEU SURGIMENTO AINDA NO SÉCULO XIX. NAQUELA ÉPOCA, OS REGISTROS DAS APLICAÇÕES, RESGATES E DOS JUROS ERAM FEITOS EM UMA “CADERNETA” DE PAPEL, QUE FICAVA SOB A GUARDA DO INVESTIDOR. NO FINAL DO SÉCULO XX, QUANDO AS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS BANCÁRIAS PASSARAM A UTILIZAR SISTEMAS DE INFORMAÇÃO COMPUTADORIZADOS, AS “CADERNETAS” FORAM DEIXADAS DE LADO E TAL INVESTIMENTO PASSOU A SER CONHECIDO SIMPLESMENTE COMO POUPANÇA.

5 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
OBJETIVO DIVERSIFICAR SUAS APLICAÇÕES COM OS MELHORES PRODUTOS DO MERCADO FINANCEIRO,BASEADO NO SEU PERFIL DE INVESTIMENTO.

6 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
POUPANÇA, REDUÇÃO DE DESPESAS E CONTENÇÃO DE GASTOS POUPAR É ACUMULAR VALORES NO PRESENTE PARA UTILIZÁ-LOS NO FUTURO, O QUE GERALMENTE ENVOLVE MUDANÇA DE HÁBITOS, POIS REQUER UMA REDUÇÃO NOS GASTOS PESSOAIS E FAMILIARES. REDUZIR DESPESAS PODE SIGNIFICAR DESDE SIMPLES CUIDADOS PARA EVITAR O DESPERDÍCIO ATÉ O ESFORÇO, POR VEZES ÁRDUO, NO SENTIDO DE CONTER GASTOS. ALÉM DISSO, POUPAR EXIGE A AVALIAÇÃO OBJETIVA DAS DESPESAS, A FIXAÇÃO DE METAS E, PRINCIPALMENTE, MUITA PERSISTÊNCIA, A FIM DE MANTER-SE ECONOMIZANDO PELO TEMPO NECESSÁRIO ATÉ QUE SEJAM ALCANÇADOS OS OBJETIVOS QUE MOTIVARAM A POUPANÇA.

7 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
INVESTIR É DIFERENTE DE POUPAR! INVESTIR É EMPREGAR O DINHEIRO POUPADO EM APLICAÇÕES QUE RENDAM JUROS OU OUTRA FORMA DE REMUNERAÇÃO OU CORREÇÃO. O INVESTIMENTO É TÃO IMPORTANTE QUANTO A POUPANÇA, POIS TODO O ESFORÇO DE CORTAR GASTOS PODE SER DESPERDIÇADO QUANDO MAL INVESTIDO AINDA QUE A MAIORIA DAS PESSOAS ESTEJA ACOSTUMADA A PESQUISAR E COMPARAR PREÇOS DE BENS E SERVIÇOS, ISSO NEM SEMPRE ACONTECE QUANDO O OBJETIVO É ESCOLHER SERVIÇOS FINANCEIROS. QUANDO SE TRATA DE FINANÇAS, TENDEMOS CONFIAR MAIS NA OPINIÃO DE AMIGOS E FAMILIARES DO QUE EM CONSELHOS DE PROFISSIONAIS ESPECIALIZADOS. ISSO SE DEVE, EM PARTE, À ESCASSEZ DE INFORMAÇÕES SOBRE AS CARACTERÍSTICAS DOS INVESTIMENTOS, MAS TAMBÉM AO FATO DE QUE HÁ OPÇÕES DEMAIS A CONSIDERAR E COMPARAR. QUANDO SE TEM MUITAS ALTERNATIVAS, A TENDÊNCIA É SIMPLIFICAR O PROCESSO DE DECISÃO, APOIANDO-SE EM OPINIÕES E DICAS NEM SEMPRE TÉCNICAS.

8 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
REMUNERAÇÃO DOS DEPÓSITOS DE POUPANÇA DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ATUAL (*), A REMUNERAÇÃO DOS DEPÓSITOS DE POUPANÇA É COMPOSTA DE DUAS PARCELAS: I - A REMUNERAÇÃO BÁSICA, DADA PELA TAXA REFERENCIAL - TR, E II - A REMUNERAÇÃO ADICIONAL, CORRESPONDENTE A: A) 0,5% AO MÊS, ENQUANTO A META DA TAXA SELIC AO ANO FOR SUPERIOR A 8,5%; OU B) 70% DA META DA TAXA SELIC AO ANO, MENSALIZADA, VIGENTE NA DATA DE INÍCIO DO PERÍODO DE RENDIMENTO, ENQUANTO A META DA TAXA SELIC AO ANO FOR IGUAL OU INFERIOR A 8,5%. A REMUNERAÇÃO DOS DEPÓSITOS DE POUPANÇA É CALCULADA SOBRE O MENOR SALDO DE CADA PERÍODO DE RENDIMENTO. O PERÍODO DE RENDIMENTO É O MÊS CORRIDO, A PARTIR DA DATA DE ANIVERSÁRIO DA CONTA DE DEPÓSITO DE POUPANÇA, PARA OS DEPÓSITOS DE PESSOAS FÍSICAS E DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS. PARA OS DEMAIS DEPÓSITOS, O PERÍODO DE RENDIMENTO É O TRIMESTRE CORRIDO, TAMBÉM CONTADO A PARTIR DA DATA DE ANIVERSÁRIO DA CONTA. A DATA DE ANIVERSÁRIO DA CONTA DE DEPÓSITO DE POUPANÇA É O DIA DO MÊS DE SUA ABERTURA. CONSIDERA-SE A DATA DE ANIVERSÁRIO DAS CONTAS ABERTAS NOS DIAS 29, 30 E 31 COMO O DIA 1° DO MÊS SEGUINTE. A REMUNERAÇÃO DOS DEPÓSITOS DE POUPANÇA É CREDITADA AO FINAL DE CADA PERÍODO DE RENDIMENTO, OU SEJA: I - MENSALMENTE, NA DATA DE ANIVERSÁRIO DA CONTA, PARA OS DEPÓSITOS DE PESSOA FÍSICA E DE ENTIDADES SEM FINS LUCRATIVOS; E II - TRIMESTRALMENTE, NA DATA DE ANIVERSÁRIO NO ÚLTIMO MÊS DO TRIMESTRE, PARA OS DEMAIS DEPÓSITOS.

9 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
CONCLUSÃO É MUITO IMPORTANTE COMPREENDER A DIFERENÇA ENTRE POUPANÇA E INVESTIMENTO E A IMPORTÂNCIA DE CADA UM DELES, POIS DIFICILMENTE ATINGIREMOS NOSSOS OBJETIVOS FINANCEIROS SEM UTILIZARMOS AMBOS OS CONCEITOS. QUANDO FAZEMOS PLANOS PARA UMA VIAGEM, TROCA DO AUTOMÓVEL OU COMPRA DE UM IMÓVEL, NÃO É RECOMENDÁVEL EXPOR O MONTANTE PARA ESSES OBJETIVOS A RISCOS ALTOS. PODE SER QUE O INVESTIMENTO ESTEJA EM BAIXA JUSTAMENTE QUANDO PRECISARMOS SACAR O DINHEIRO, O QUE PODE INCLUSIVE COMPROMETER O ALCANCE DESSE OBJETIVO. DA MESMA MANEIRA, QUANDO INVESTIMENTOS NUM PLANO DE APOSENTADORIA COMPLEMENTAR, É RECOMENDADO APLICAR PARTE DO CAPITAL EM INVESTIMENTOS DE MAIOR RISCO, EM BUSCA DE RENTABILIDADE MAIOR, JÁ QUE O LONGO PRAZO DESSE OBJETIVO JOGARÁ A NOSSO FAVOR POR FIM, ENTENDAM A IMPORTÂNCIA DE CONHECER SEU PERFIL DE INVESTIMENTO. SE VOCÊ FOR UMA PESSOA CONSERVADORA E AVERSA A RISCOS, NÃO ADIANTA SE AVENTURAR, POR EXEMPLO, NO MERCADO DE AÇÕES, POIS NA PRIMEIRA GRANDE QUEDA, VOCÊ VENDERIA TUDO E SAIRIA NUM BAITA PREJUÍZO!

10 NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL
PARABÉNS, VOCÊ AGORA SABE POUPAR E O NIVEL COMPULSIVO DE SUAS COMPRAS, COM ESSE MINI CURSO DEU PARA ENTENDER UM POUCO DE TERMOS BASICOS DE FINANÇAS. AGORA VOCÊ ESTÁ APTO PARA CURSAR: MODULO 4 – NOÇÕES BÁSICAS EM INVESTIMENTO

11 MARCIA CRISTINA SACRAMENTO LUANA ALMEIDA
CRÉDITOS ESTE MINICURSO FOI ELABORADO PELOS ALUNOS DA TURMA DE TECNOLÓGO EM GESTÃO FINANCEIRA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO JORGE AMADO ALUNOS: JAMILE LIMA MARCIA CRISTINA SACRAMENTO LUANA ALMEIDA


Carregar ppt "NOÇÕES BÁSICAS DE PLANEJAMENTO PARA INVESTIMENTO FINANCEIRO PESSOAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google