A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MATERIAL DE APOIO À TAREFA 2

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MATERIAL DE APOIO À TAREFA 2"— Transcrição da apresentação:

1 MATERIAL DE APOIO À TAREFA 2
Unidade 1: Reflexão, translação e rotação MATERIAL DE APOIO À TAREFA 2 REFLEXÃO

2 Tarefa 2: De caras Na imagem encontras uma cara, figura A, e a sua transformada, figura B, através de uma isometria, a reflexão de eixo s. 2.1 Indica o transformado de cada um dos pontos seguintes. a) B b) C c) E d) H RESPOSTA: O transformado de B é o ponto L. RESPOSTA: O transformado de C é o ponto I. RESPOSTA: O transformado de E é o ponto P. RESPOSTA: O transformado de H é o ponto M.

3 Tarefa 2: De caras Na imagem encontras uma cara, figura A, e a sua transformada, figura B, através de uma isometria, a reflexão de eixo s. 2.2 Qual é o segmento cujo transformado é o segmento [JK]? RESPOSTA: O transformado de [JK] é [DA].

4 Tarefa 2: De caras Perpendiculares
2.3. Utilizando os instrumentos de medição e de desenho que considerares mais adequados, identifica a posição relativa das retas s e BL. Repete o processo para a reta s e para retas que passem por um ponto da figura original e pelo respetivo transformado. O que concluis? Perpendiculares RESPOSTA: O eixo de reflexão é perpendicular a toda a reta que passa por um ponto da figura original e pelo seu transformado.

5 Tarefa 2: De caras Ângulo congruente Ângulo congruente
2.4 Mede a amplitude do ângulo CDA e do seu transformado. Compara os valores obtidos e experimenta com outros ângulos. O que concluis? Ângulo congruente Ângulo congruente Resposta: Os ângulos correspondentes na figura e no transformado são congruentes.

6 Tarefa 2: De caras [Síntese]
Uma reflexão é uma transformação geométrica em que cada ponto da figura original e o correspondente da figura refletida estão sobre uma reta perpendicular ao eixo de reflexão e a igual distância desse eixo. Propriedades da reflexão: Uma reflexão preserva distâncias e amplitudes de ângulos. Uma reflexão transforma uma figura em outra figura congruente. As reflexões são isometrias.

7 Exemplo: [página 11, exercício 2]
O Norberto construiu o transformado por reflexão da figura da esquerda. Contudo, cometeu três erros. Identifica os erros que o Norberto cometeu.


Carregar ppt "MATERIAL DE APOIO À TAREFA 2"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google