A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013"— Transcrição da apresentação:

1 30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013
Aprofundando os textos bíblicos: Eclesiástico 35,15b a Salmo 34(33) 2Timóteo 4, Lucas 18,9-14

2 Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado».

3 A liturgia deste domingo ensina-nos que Deus tem um “fraco” pelos humildes e pelos pobres, pelos marginalizados; e que são estes, no seu despojamento, na sua humildade, na sua finitude (e até no seu pecado), que estão mais perto da salvação, pois são os mais disponíveis para acolher o dom de Deus.

4 A primeira leitura define Deus como um “juiz justo”, que não se deixa subornar pelas ofertas desses poderosos que praticam injustiças na comunidade; em contrapartida, esse Deus justo ama os humildes e escuta as suas súplicas. A oração do pobre e do desvalido chega sempre aos ouvidos de Deus… Deus não vira, nunca, as costas a quem chama por Ele e vê NELE esperança e a salvação.

5 bíblico, dizer que “escuta” significa dizer que Ele se prepara para
Isto é algo que eu devo ter sempre presente, nomeadamente nos momentos mais dramáticos da minha existência, quando tudo cai à minha volta. A Palavra de Deus que hoje nos é oferecida garante-nos: Deus escuta a oração do pobre (e, no contexto bíblico, dizer que “escuta” significa dizer que Ele se prepara para intervir e para trazer àquele que sofre a libertação e a vida).

6 O salmista bendiz o Senhor, que atende os oprimidos.
Na segunda leitura, temos um convite a viver o caminho cristão com entusiasmo, com entrega, com ânimo – a exemplo de Paulo.

7 A leitura foge, um pouco, ao tema geral deste domingo; contudo, podemos dizer que Paulo foi um bom exemplo dessa atitude que o Evangelho propõe: ele confiou não nos seus méritos, mas na misericórdia de Deus, que justifica e salva todos os homens que a acolhem.

8 Convém ter sempre presente esse dado fundamental que deu sentido às apostas de Paulo: aquele que escolhe Cristo não está só, ainda que tenha sido abandonado e traído por amigos e conhecidos; o Senhor está a seu lado, dá-lhe força, anima-o e livra-o de todo o mal. Animados por esta certeza, temos medo de quê?

9 O Evangelho define a atitude correta que o crente deve assumir diante de Deus. Recusa a atitude dos orgulhosos e auto-suficientes, convencidos de que a salvação é o resultado natural dos seus méritos; e propõe a atitude humilde de um pecador, que se apresenta diante de Deus de mãos vazias, mas disposto a acolher o dom de Deus. É essa atitude de “pobre” que Lucas propõe aos crentes do seu tempo e de todos os tempos.

10 Nos últimos séculos os homens
desenvolveram, a par de uma consciência muito profunda da sua dignidade, uma consciência muito viva das suas capacidades. Isto levou-os, com frequência, à presunção da sua auto-suficiência… O desenvolvimento da tecnologia, da medicina, da química, dos sistemas políticos convenceram o homem de que podia prescindir de Deus pois, por si só, podia ser feliz. Onde nos tem conduzido esta presunção? Podemos chegar à salvação, à felicidade plena, apenas pelos nossos próprios meios?

11 Atualizando Somos chamados a acolher a justiça e a misericórdia do Pai, que nos impulsiona a tomar consciência do sistema injusto que compartilhamos e assumir uma atitude de conversão e vida nova. Que o ardor missionário de Paulo nos anime a perseverar na fé em meio aos desafios da evangelização. A palavra de Deus na celebração Na celebração, Jesus nos revela o grande mistério da misericórdia do Pai que escuta os corações atribulados e dá vida aos seus servos. Como o publicano, reconheçamos nossa pequenez.

12 SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO
TEXTOS EXTRAÍDOS DO: PORTAL DEHONIANOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS E REVISTA DE LITURGIA

13 Marineves Marina


Carregar ppt "30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 27 de outubro de 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google