A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relevo se divide basicamente em três grandes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relevo se divide basicamente em três grandes"— Transcrição da apresentação:

1 Relevo se divide basicamente em três grandes
O relevo do continente americano se divide basicamente em três grandes porções, sendo elas a Porção Ocidental (Oeste), a Porção Oriental (Leste) e as Porções Centrais e Litorâneas. .

2 RELEVO Porção Ocidental (Oeste) abriga uma série de cadeias montanhosas. É comum a ocorrência de terremotos e vulcões ativos nesta área por se tratar de uma região de encontro de placas tectônicas – há o choque da Placa Norte Americana com a Placa do Pacífico e de Nazca.

3 As principais formações encontradas nesta porção são : Na América do Norte: Montanhas Rochosas, prolongando-se pelo México com o nome de Sierras Madre Oriental e Ocidental.

4 Na América do Sul temos a Cordilheira dos Andes, formada por numerosos alinhamentos de montanhas.

5 Na porção Oriental (leste) aparecem os baixos e velhos planaltos, formados por rochas cristalinas e metamórficas, que foram rebaixados pelo processo de erosão.

6 Já as Porções Centrais e Litorâneas são caracterizadas por planícies que se formaram lentamente, com a erosão, transporte e deposição causados pelos agentes externos.

7

8

9 Na porção norte do Canadá, as baixas planícies estão inclinadas para o norte, direcionado os rios para a baía de Hudson, a leste, ou para a bacia do rio Mackenzie, ao norte.

10 No território dos Estados Unidos, a planície está inclinada para o sul, direcionando as bacias do Mississipi e do Missouri para o Golfo do México.

11 Na porção sul do continente, na América do Sul, destacam-se as Planícies Amazônica, do Orinoco e Platina

12 Hidrografia Alguns dos maiores rios e lagos do mundo estão nos Estados Unidos, cujas águas fluviais distribuem-se por duas grandes vertentes, a atlântica e a pacífica. No Pacífico desembocam dois extensos rios, o Colúmbia e o Colorado. Ambos fazem a maior parte de seu longo percurso em profundas e sinuosas gargantas, os cânions, que cortam montanhas e planaltos. mborcar

13 A vertente Atlântica compreende três quartos do território americano
A vertente Atlântica compreende três quartos do território americano. A configuração dos montes Apalaches faz com que os rios da face oriental sejam curtos e caudalosos, muito deles navegáveis. Um canal artificial liga o rio Hudson aos grandes lagos (Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontário) que, unidos entre si e comunicando-se com o mar pelo estuário do rio São Lourenço, constitui a maior concentração de água doce da Terra.

14 A bacia Mississipi-Missouri, principal sistema hidrográfico do país, estende-se por vasta área entre os Apalaches a leste e as Rochosas a oeste. Os afluentes principais são, pela margem ocidental, ; pela margem oriental, o Arkansas e o Vermelho; pela margem oriental, o Tennessee e o Ohio.


Carregar ppt "Relevo se divide basicamente em três grandes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google