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RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial

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Apresentação em tema: "RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial"— Transcrição da apresentação:

1 RESPONDENDO AOS DESASTRES: Uma ação intersetorial
Aldo Baptista Neto Diretor de Resposta a Desastres Secretaria de Estado da Defesa Civil

2 “Essa apresentação é destinada aos profissionais que, diariamente, dedicam suas vidas à gestão dos riscos e desastres”

3 CICLO DE ATUAÇÃO DE DEFESA CIVIL

4 Prevenção Mitigação Preparação Resposta Recuperação

5 Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil
A IMPORTÂNCIA DA PREPARAÇÃO PARA A RESPOSTA A DESASTRES Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil Art. 5º da PNPDEC

6 I - reduzir os riscos de desastres;
II - prestar socorro e assistência às populações atingidas por desastres; III - recuperar as áreas afetadas por desastres; IV -... V -... VI -... VII -... VIII - monitorar os eventos meteorológicos, hidrológicos, geológicos, biológicos, nucleares, químicos e outros potencialmente causadores de desastres;

7 ATLAS NACIONAL DE DESASTRE
Números tabulados nas últimas duas décadas, utilizando os registros de decretações enviados a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

8 Percentual dos desastres naturais mais recorrentes no estado de Santa Catarina, período de 1991 a 2010

9 Comparativo de registros de desastres, período entre 1990 e 2010

10 GESTÃO DE DESASTRES

11 O QUE É UM DESASTRE? Uma séria interrupção no funcionamento de uma comunidade ou sociedade, com impactos sobre pessoas, bens, economia e meio ambiente que excede a capacidade dos afetados para lidar com situação mediante o uso de seus próprios recursos.

12 Caracterização das situações críticas
GESTÃO DE DESASTRES Dinâmicas Complexas Confusas Caracterização das situações críticas Ações isoladas Risco elevado

13 PRINCÍPIOS DA GESTÃO DOS DESASTRES
Ferramenta e ambiente de gestão; Ações e decisões multidisciplinares; O necessário para o máximo, no tempo mínimo; Atender as necessidades técnicas, as expectativas sociais e as possibilidades políticas;

14 Ambiente preparado e SCO
FERRAMENTA DE GESTÃO AMBIENTE DE GESTÃO Ambiente preparado e SCO

15 AÇÕES MULTIDISCIPLINARES
Decisões multisetoriais de instituições preparadas para ações em situação adversa.

16 O NECESSÁRIO PARA O MÁXIMO, NO TEMPO MÍNIMO
Máximo de pessoas atendidas dentro dos conceitos universais da Assistência Humanitária

17 EXPECTATIVAS POLÍTICAS E SOCIAIS
Atender as necessidades técnicas, as expectativas sociais e as possibilidades políticas;

18 EIXOS ALINHADORES DA GESTÃO DOS DESASTRES

19 Assistência humanitária
1 2 3 Socorro Assistência humanitária Reabilitação Alerta e Alarme para a comunidade; Informar constantemente sobre o evento; Acolher e socorrer a população vulnerável; Encaminhar e acolher os desabrigados; Assistir de forma humanitária; Estruturar a Logística de desastre; Aplicar políticas públicas existentes; Reabilitar cenários atingidos, para acesso aos serviços essenciais; Destinar os resíduos sólidos; Análise de risco e laudos especiais.

20 Fase do pré-impacto e impacto
Socorro Fase do pré-impacto e impacto Alerta e Alarme para a comunidade (Auto socorro); Informar sobre o evento (Informações em tempo real, uso dos serviços de comunicação e redes sociais); Acolher e socorrer a população vulnerável (Teia de acolhimento primário e abrigos públicos);

21 Assistência humanitária
Fase do impacto e pós-impacto Encaminhar e acolher desabrigados (Aluguel social); Assistir de forma humanitária (ex: Projeto Esfera); Estruturar a Logística de desastre (CPDC); Aplicar políticas púbicas existentes (habitação, trabalho e renda).

22 Fase do pós-impacto e reabilitação
Reabilitar cenários atingidos para acesso aos serviços essenciais (Plano de ação emergencial); Destinar os resíduos sólidos (Planos de trabalho e legislação ambiental); Análise de risco e laudos especiais (preparação para reconstrução).

23 Lembre-se: Reabilitar não é Recuperar

24 SECRETARIA DE ESTADO DA DEFESA CIVIL (SDC)
GESTÃO DE DESASTRES

25 Metodologia de gestão - SCO
Tecnologia da Informação

26 Monitoramento para alerta e alarme
Informação em tempo real – mídias formais e redes sociais

27 Tratamento da informação – Apoio a decisão
Apoio ao gestor municipal – Regional da SDC

28 Orientação de planos de trabalho para Reabilitação de Cenários
Logística de abastecimento e Registro de preço para Kits de Assistência Humanitária. Orientação de planos de trabalho para Reabilitação de Cenários

29 CONCLUINDO

30 Obrigado!! Diretoria de Resposta a Desastre
Gerencia de Operações e Assistência Gerencia de Logistica e Mobilização Gerencia de Restabelecimento e Reabilitação (48) Skype: codec.sdc.sc

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