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O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE 6 A 12 anos

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Apresentação em tema: "O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE 6 A 12 anos"— Transcrição da apresentação:

1 O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE 6 A 12 anos
Profa. Thalyta Teixeira

2 O desenvolvimento da criança
A criança em idade escolar (6-12 anos)

3 A idade escolar... Os anos intermédios da infância, desde os seis aos doze anos, são frequentemente designados por anos escolares, porque a escola constitui a experiência central nesta fase da vida. A criança dos 6 aos 12 anos

4 A idade escolar As crianças desenvolvem competências em todos os domínios:  Tornam-se mais altas, mais pesadas, mais fortes e adquirem as competências motoras necessárias para participarem em jogos organizados e desportos.  Esta idade cobre os progressos mais importantes no pensamento lógico e criativo, no julgamento moral, memória e capacidade de ler e de escrever. . A criança dos 6 aos 12 anos

5 A idade escolar  À medida que as competências afectam o sucesso na escola, as diferenças individuais tornam-se mais evidentes e as necessidades especiais mais importantes. A criança dos 6 aos 12 anos

6 A idade escolar  As competências afetam igualmente a auto-estima e a popularidade da criança na idade escolar.  Apesar de os pais continuarem a ter um importante impacto na personalidade da criança, bem como noutros aspectos do seu desenvolvimento, o grupo de pares (colegas, amigos) é mais influente que anteriormente. As crianças desenvolvem-se física, cognitiva e emocionalmente, tanto quanto socialmente, através dos contatos com outros jovens. A criança dos 6 aos 12 anos

7 O que é o desenvolvimento?
O desenvolvimento é então o conjunto de processos ativos e contínuos que ocorrem no ser humano, desde que nasce até que morre, e que deriva da interacção entre o sistema nervoso, o sistema neuromuscular, o sistema endócrino e o meio que rodeia o indivíduo ao longo da sua vida O desenvolvimento é concebido como a interação entre a hereditariedade e o meio ao longo do tempo. A criança dos 6 aos 12 anos

8 Desenvolvimento psicológico
Tem sido prestada menos atenção aos anos escolares, como um período de desenvolvimento, do que à primeira infância ou adolescência, sob uma perspectiva psicológica: Talvez se preste menos atenção aos anos escolares, porque crianças dessa idade não são tão conhecidas; talvez porque não sejam nem tão atraentes quanto as crianças mais jovens nem tão dramáticas quanto os adolescentes. A criança dos 6 aos 12 anos

9 Desenvolvimento psicológico
Talvez porque as mudanças que sofrem não sejam tão óbvias nem tão surpreendentes como as de crianças mais novas ou mais velhas. Talvez porque teorias anteriores, sobre o desenvolvimento da personalidade tenham descrito este período de idade, como o menos importante para o desenvolvimento da personalidade adulta. A criança dos 6 aos 12 anos

10 No entanto... Quanto mais sabemos a respeito do desenvolvimento durante os anos escolares, mais se torna claro que mudanças importantes, mesmo discretas, se estão a realizar. Essas mudanças são acentuadas pelo fato de que as crianças, quando estão na escola, vão adaptar-se a um novo conjunto de situações e expectativas que, certamente, afetarão o seu desenvolvimento. A criança dos 6 aos 12 anos

11 Mas... Não é unicamente porque as crianças começam a frequentar a escola que as mudanças têm lugar durante esses anos. Evidentemente, as crianças nesta idade adquirem capacidades que não tinham antes, que lhes permitem começar um novo período de desenvolvimento. A criança dos 6 aos 12 anos

12 Desenvolvimento psicológico
Existem mudanças marcantes de competência:  Competências em técnicas motoras e coordenação.  Na aprendizagem, no pensamento e nas lembranças.  Nas técnicas sociais que se evidenciam em interação com outros.  Na capacidade de conhecimento do eu e do mundo social. A criança dos 6 aos 12 anos

13 Desenvolvimento psicológico
 Formulações preliminares de atitudes e valores são estabelecidas.  Os primeiros passos em direção à independência da família são tomados.  Padrões de personalidade começam a estabelecer-se.  E, pela primeira vez, amizades mais íntimas tornam-se possíveis. A criança dos 6 aos 12 anos

14 O desenvolvimento psicológico
Durante a idade escolar, a criança vivência um período que ao mesmo tempo é de tranquilidade e de grandes conquistas. Tranquilidade - porque nesta fase a criança superou algumas características anteriores, como a busca de limites, as dúvidas sobre a sexualidade, e agora já possui uma identidade mais definida. A criança dos 6 aos 12 anos

15 A criança em idade escolar
A idade escolar é rica em exigências, pois novas habilidades e novos relacionamentos são postos à prova. A atenção e a memória aprimoram-se, o que permite à criança prestar atenção por um período de tempo mais longo e o envolvimento em diversas atividades. A criança dos 6 aos 12 anos

16 A criança em idade escolar
Nesta fase a criança está habilitada a escrever, contar, relatar fatos e atividades da sua vida com lógica e encadeamento. Pode reproduzir símbolos, sons, ocorrências pessoais e atender a uma sequência de ordens. Possui raciocínio aritmético concreto: conta objetos, identifica numerais e moedas e tem noções claras de tempo e espaço (sabe quando foi ou quando será, onde mora e onde se encontra). A criança dos 6 aos 12 anos

17 Denota-se uma evolução na criança, uma vez que, ela não baseia o seu julgamento apenas no que vê (percepção), mas aplica o seu raciocínio conceitual, utilizando o seu repertório presente. Começa a formar os seus valores éticos e morais, surgindo a noção de justo ou injusto, do dever e da responsabilidade. A criança dos 6 aos 12 anos

18 A criança em idade escolar
 Ao encontrar uma esfera mais ampla de influências na escola (colegas e amigos) surgem numerosas oportunidades de interação social.  Geralmente a criança integra-se bem no ambiente escolar, onde por norma se junta a agrupamentos do mesmo sexo, onde os interesses são iguais.  É frequente a inserção em grupos como o escutismo, catecismo e clubes de jogos. A criança dos 6 aos 12 anos

19 Concluindo... A partir desta idade o grau de desenvolvimento é avaliado principalmente pelo rendimento escolar, pela maneira de assumir responsabilidades e pelas suas condutas sociais e morais. No final da idade escolar pode-se ter alguma idéia do que a criança será como um jovem adulto, e as mudanças que têm lugar durante a adolescência dependem, em grande parte, da pessoa em que a criança se tornou na idade escolar. A criança dos 6 aos 12 anos

20 O desenvolvimento físico
Na idade escolar a criança é capaz de saltar, correr, brincar, jogar e inventar. As capacidades motoras das crianças continuam a desenvolver-se e as crianças tornam-se mais fortes, mais rápidas e melhor coordenadas. A criança dos 6 aos 12 anos

21 O desenvolvimento físico
Os processos motores manifestam-se de várias formas complementares: A coordenação dos movimentos aumenta (domínio do movimento da escrita, manipulação de certos utensílios como as tesouras e prática de dança); A força aumenta (têm um grande gosto pelos jogos violentos); A rapidez, a precisão e a resistência desenvolvem-se de uma maneira muito acentuada. A criança dos 6 aos 12 anos

22 O desenvolvimento físico
Por vezes, os atributos físicos de uma criança acarretam situações ridículas e gozação, tais reações, inevitavelmente afetaram a auto-imagem, a interação com os outros e os sentimentos em relação aos outros. Neste caso, o desenvolvimento psicológico da criança é influenciado indiretamente pelos atributos físicos. A criança dos 6 aos 12 anos

23 O desenvolvimento social
Hoje já não se considera que o desenvolvimento seja apenas o resultado da maturação, faz-se cada vez mais referência às oportunidades de socialização nomeadamente as familiares e as educativas. A criança dos 6 aos 12 anos

24 O desenvolvimento social
O tipo de família nuclear em que a criança vive, bem como as relações que ela desenvolve com os elementos da família podem ter efeitos profundos no desenvolvimento psicossocial, uma vez que é neste período que as crianças desenvolvem o seu auto-conceito, tornando-se mais independentes, auto-confiantes e com controle das emoções. A criança dos 6 aos 12 anos

25 O desenvolvimento social
Ao ter consciência de si, a criança percebe que vive numa sociedade construída por adultos. Percebe ainda que a escola é então uma imagem de sociedade onde mais tarde se irá integrar. No entanto é constituída por crianças mais ou menos da sua idade, que de certo modo irão acompanhar o seu percurso. A criança dos 6 aos 12 anos

26 Por um lado, sentimentos como a amizade, camaradagem e solidariedade.
A descoberta dos outros é vivida com muita ansiedade, porém é uma aprendizagem necessária e que não se realiza num só dia, mas que permite desenvolver: Por um lado, sentimentos como a amizade, camaradagem e solidariedade. Por outro as decepções, os atritos, disputas e até injustiças. Este é um percurso longo, de êxitos e fracassos no qual a criança tem a oportunidade de reconhecer alguns dos seus limites e começar a traçar aspectos vincados e importantes da sua personalidade. A criança dos 6 aos 12 anos

27 O desenvolvimento social
O desenvolvimento social inclui as mudanças nas nossas interações e a compreensão dos outros, assim como o nosso conhecimento e compreensão de nós próprios como membros da sociedade. A criança dos 6 aos 12 anos

28 O desenvolvimento social
Neste período de desenvolvimento, as relações com os pais continuam a ser muito importantes (embora a criança passe grande parte do tempo junto do seu grupo de pares - escola) visto que a estrutura e atmosfera familiares contribuem para o equilíbrio emocional que é crucial nas relações sociais. A criança dos 6 aos 12 anos

29 O grupo de pares O grupo de pares é formado, na maior parte das vezes, por crianças semelhantes em idade, gênero, etnia e nível sócio-econômico, constituindo assim um fator importante para o desenvolvimento de determinadas capacidades: O sentimento de pertençe e o auto-conceito, competências sociais, a adoção de valores, etc.. A criança dos 6 aos 12 anos

30 O grupo de pares Mas, o grupo de pares, também tem os seus aspectos negativos: A conformidade, a segregação social ou étnica e o preconceito. Deste modo, torna-se possível o estabelecimento das primeiras relações de amizade, que envolvem o compromisso mútuo de dar e receber, normalmente estabelecidas com crianças de características e interesses comuns. A criança dos 6 aos 12 anos

31 A amizade nestas crianças
A partir dos 4 e 5 anos, a experiência de ter amigos é das mais necessárias para o desenvolvimento da criança. Através do contato com os amigos, a criança ganha mais sentido de si porque percebe que os outros a estimam e gostam dela. A criança dos 6 aos 12 anos

32 A amizade Através do contato com os amigos, a criança ganha mais sentido do outro porque percebe que os outros gostam de ser gostados e estimados. Sem amigos, a autonomia e intimidade da criança ficariam gravemente afetadas. A criança dos 6 aos 12 anos

33 A amizade As crianças até aos 5 e 6 anos têm da amizade uma ideia rudimentar: “Amigos são os que brincam comigo; quando a mãe me chama para jantar, acabam as amizades”. A amizade é entendida em termos físicos. A amizade dura enquanto dura a interação física: brincar, jogar, ou estar juntos. A criança dos 6 aos 12 anos

34 A amizade Nas crianças entre os 6-10 anos, os amigos podem ser encarados como alguém que está atento aos seus interesses materiais e psicológicos, não havendo, porém, reciprocidade (não existe correspondência) por parte da criança . No entanto, o ideal seria que as crianças por volta dos 7-10 anos, gostassem de ter amigos porque os amigos conhecem-se e ajudam-se mutuamente (Amizade Recíproca). A criança dos 6 aos 12 anos

35 A amizade MAS... Esta ideia de amizade recíproca tende a ser mais frequente entre os 8-12 anos. A Amizade Recíproca é já uma ideia mais avançada e bela de amizade. A criança dos 6 aos 12 anos

36 A importância dos limites e das regras
Apesar de impor limites às crianças ser uma tarefa por vezes desgastante e cansativa, já que exige repetição e paciência, ela é fundamental para promover a capacidade de auto-controle da criança, na medida em que a ajuda a estabelecer os seus próprios limites. A criança dos 6 aos 12 anos

37 Limites e Regras Se os pais estabelecerem limites firmes mas carinhosos desde os primeiros anos de vida, ajudarão também a criança a reconhecer os seus sentimentos, a ter a percepção dos sentimentos dos outros, a desenvolver o sentido de justiça e ainda a descobrir a alegria de dar e até de fazer sacrifício em prol do bem estar dos outros. A criança dos 6 aos 12 anos

38 As Regras Para que todo este processo seja simplificado, é fundamental que as regras sejam claras e consistentes e que se adaptam às capacidades e necessidades de cada criança. É também importante que ambos os pais estejam de acordo com as regras estabelecidas e que façam avaliações e revisões regulares dessas mesmas regras, uma vez que, à medida que a criança cresce, será necessário ajustar algumas delas. A criança dos 6 aos 12 anos

39 A importância das regras e dos limites
“ Uma criança sem disciplina é uma criança que não se sente amada” Por esta razão, é importante impor limites e regras às crianças, pois só desta maneira se pode ajudá-las a crescer de uma forma saudável. A criança dos 6 aos 12 anos

40 1) Desenvolvimento refere-se a continuidades de mudanças sistemáticas no indivíduo. Essas mudanças ocorrem desde a concepção (quando o esperma penetra no óvulo e cria um novo organismo) até a morte. Em relação a isto, fale os principais aspectos da teoria psicanalítica, de Sigmund Freud. 2) Piaget, refere que a aquisição de conhecimentos depende tanto das estruturas cognitivas do sujeito como da relação dele, sujeito, com o objeto. Fale sobre os principais aspectos da teoria abordada por ele. 3) Explique suncintamente como se dá o crescimento físico, psicológico e social da criança de 0-2 anos de vida? 4) Explique suncintamente como se dá o crescimento físico, psicológico e social da criança de 2-6 anos de vida? 5) Explique suncintamente como se dá o crescimento físico, psicológico e social da criança de 6-12 anos de vida?


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