A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é caracterizada pelo desenvolvimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é caracterizada pelo desenvolvimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 Definição A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é caracterizada pelo desenvolvimento de uma acentuada deficiência do sistema imunológico predispondo o organismo a infecções oportunistas (fúngicas, bacterianas, virais, parasitárias), neoplasias secundárias e manifestações neurológicas.

3 Uma breve história... 1959 – HIV encontrado no sangue de um doador em Leopoldville, Congo - seria o caso mais antigo? 1978 – Aparecimento de nova doença (Aids) em homens que faziam sexo com homens (hsh) dos EUA e Suécia, e em heterossexuais da Tanzânia e do Haiti (definidos em 1982, quando se classificou a nova síndrome). 1980 – 31 mortes nos EUA; 1º caso no Brasil (SP), só classificado em 1982.

4 Uma breve história... 1983 – Equipe do Dr. Luc Montagner (Instituto Pasteur de Paris) isola e caracteriza um retrovírus, o vírus HIV. 1986 – Criação do Programa Nacional de DST e AIDS no Brasil. 1987 – É aprovado o AZT (primeiro medicamento para o tratamento da AIDS); começa o programa especial de AIDS da OMS, que com apoio da ONU decide transformar 1º de dezembro em “Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. 1988 – Brasil passa a adotar 1º de dezembro o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS.

5 1990 – 1 milhão de crianças perderam 1 ou os 2 pais para a AIDS; morre o cantor Cazuza de Aids aos 32 anos. 1991 – O laço vermelho torna-se um símbolo da solidariedade à AIDS. 1992 – A menina Sheila Cartopassi de Oliveira tem a matrícula recusada por ser portadora do HIV; estudo mostra que as Doenças Sexualmente Transmissíveis aumentam o risco de transmissão do HIV em até 18 vezes. Uma breve história...

6 Uma breve história... 1994 – Surge o primeiro tratamento para reduzir a transmissão vertical da Aids (de mãe para filho). 2003 – Brasil recebe prêmio de U$ 1 milhão da Fundação Bill e Melinda Gates para as ações de combate à Aids. 2005 – Morre Makgatho Mandela (filho de Nelson Mandela) aos 54 anos .

7 Imagem do HIV

8 Transmissão Formas de transmissão
Contato sexual desprotegido Contato direto com sangue e outros fluidos Transmissão vertical ( mãe para o filho)

9 Contato direto com sangue e outros fluidos
Transmissão Contato direto com sangue e outros fluidos Uso compartilhado de seringas e agulhas Transfusões de sangue e hemoderivados Acidentes ocupacionais com materiais biológicos Acidentes com materiais biológicos em outras situações (tatuagem, perfuração, piercing...)

10 COM RISCO DE TRANSMISSÃO CULTURA DE VÍRUS / laboratório
MATERIAIS BIOLÓGICOS COM RISCO DE TRANSMISSÃO SANGUE CULTURA DE VÍRUS / laboratório SÊMEN SECREÇÕES VAGINAIS A recombinaçao entre virus de dif clades provavelmente opcorre como resultado da infecção de um individuop por virus de mais de um clade LÍQUIDOS DE SEROSAS

11 Transmissão da mãe para o filho
Risco sem intervenção varia de 15 a 40 %. Cerca de 65% dos casos de transmissão ocorre durante o trabalho de parto e no parto. Aleitamento materno representa risco adicional de 7% a 22%. Com a implantação de uso combinado de determinadas intervenções, o risco de transmissão pode ser reduzido a cerca de 1%.

12 Outros meios de transmissão
Saliva, lágrimas, urina contém o vírus mas em quantidade pequena, em condições habituais, não tendo implicação na transmissão em contato casual. Suor e fezes não foi isolado o vírus em condições normais. Picadas de insetos que se alimentam de sangue não tem nenhuma implicação científica na transmissão do HIV.

13

14 Tratamento Finalidades Reduzir a multiplicação do HIV;
Permitir ao organismo uma recuperação da suas principais defesas (imunidade celular); Reduzir os riscos de infecções oportunistas; Retardar a progressão da doença; Aumentar a sobrevida com qualidade.


Carregar ppt "Definição A Síndrome da Imunodeficiência Adquirida é uma doença causada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) e é caracterizada pelo desenvolvimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google