A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica
Aplicação da Análise de Sobrevida em um estudo sobre a influência de Técnicas de Motivação nos alunos do curso de Estatística da Universidade Federal do Paraná.

2 Projeto de Iniciação Científica UFPR
Apresentação do relatório das atividades Agosto/08

3 Departamento de Estatística Curso de Estatística
“ Todo estatístico busca ser: não viesado, eficiente, consistente, significante e assintoticamente normal ! “ Sinape-08

4 Desempenho na disciplina de Matemática.

5 Perfil do aluno de Estatística- Questões de 1 a 5
Sexo = 57,14% Masculino ,85% Feminino Anos completos em 2008 =3,1% 17 anos ,9% 18 anos ,8% 19 anos ,73% entre estas idades ,47% mais de 23 anos Estado civil = 79,5% solteiro ,04% casado ,45% outro Estado em que nasceu = 78,88% PR ,18% SP ,94% outros

6 Perfil do aluno de Estatística
Local de residência = 73,29% Curitiba ,73% Reg. Metrop ,98% Outro Nesta amostra,os alunos pleiteantes a uma vaga no curso de Estatística são em sua maioria do sexo masculino, com idade superior a 23 anos, solteiros, natural do estado do Paraná e moradores de Curitiba.

7 Quanto a moradia e a família – questões de 6 a 17
Moradia = 54,03% Pais - Casa Quitada ,9% Casa própria quitada ,42% Casa alugada ,69% mora com parentes ,96% outros Nível de instrução do pai = ,46% Ensino Fund. Incompleto ,60% Ensino Médio Completo ,52% Superior Completo ,08% entre os citados ,34% sem instrução

8 Quanto a moradia e a família
Nivel de instrução da mãe = ,40% Ensino Fundamental Incompleto ,36% Ensino Médio Completo ,42% Superior Completo ,82% entre estas opções Principal ocupação do pai = ,64% Empregado de Empresa ,14% Funcionário Público ,69% Sócio em empresa ,21% não trabalha ,39% outros ,93% outras atividades

9 Quanto a moradia e a família
Principal ocupação da mãe = ,32% trabalha em casa ou sem ativ. Rem ,39% funcionária pública ,14% não trabalha ,14% outros ,28% Empregada em empresa ,73% outras ocupações Atividade remunerada do estudante = % Trabalha em período integral ,54% Não trabalha ,45% trabalha em meio período

10 Quanto a moradia e a família
Quanto a participação na vida econômica da família = 34,78% não trabalha nem contribui para o sustento ,87% trabalha só para cobrir as despesas próprias 28,57% contribui com parte do sustento da família ,77% principal responsável pelo sustento da família Renda da família = ,39% até R$ 760, ,40% R$ 761,00 a R$ 1.520, ,14% R$ 1.521,00 a R$ 2.280, ,28% R$ 2.281,00 a R$ 3.040, ,79% acima destes valores

11 Quanto a moradia e a família
Quantas pessoas contribuem para a renda = ,40% uma pessoa ,34% duas pessoas ,28% três pessoas ,98% mais de três pessoas Nº de pessoas sustentadas com a renda = ,43% 4 pessoas ,39% 3 e 5 pessoas ,14% 2 pessoas ,45% 1 pessoa ,2% mais de 6 pessoas

12 Quanto a moradia e a família
Idade em que começou a exercer ativ.rem. = ,55% antes dos 14 anos ,19% entre 14 e 16 anos ,32% entre 16 e 18 anos ,52% após os 18 anos ,39% nunca trabalhei Trabalhar obrigatoriamente durante o curso = ,52% Sim, desde o primeiro ano em tempo integral 19,25% Não sei ,14% Sim, desde o primeiro ano em tempo parcial

13 Quanto a moradia e a família
Com relação a questão da moradia a maioria reside com os pais. O nível de escolaridade dos pais concentra-se no ensino fundamental e médio incompletos. Os pais são trabalhadores em empresas e as mães trabalham em suas residências, onde a renda gira em torno de 4 salários mínimos. Começaram a trabalhar muito cedo e sabem da necessidade de garantir um emprego conciliando-o com os estudos.

14 Quanto a educação – questões de 18 a 26.
Estudos do ensino fundamental e médio = ,62% integralmente em escola pública ,36% maior parte em escola pública ,80% maior parte em escola particular ,21% integralmente em escola particular Ano de conclusão do ensino médio = ,73% em ,39% antes de ,28% em ,6% entre 1997 e 2007

15 Quanto a educação Ensino médio = ,70% ensino médio regular ,77% ens. médio com terceirão ou cursinho Turno do ensino médio = ,68% todo diurno ,57% todo noturno Quanto tempo de cursinho = ,17% não fez ,83% mais de um ano Já havia feito vestibular = 40,99% tentavam pela 2ª vez ,95% tentavam pela 1ª vez

16 Quanto a educação Conhecimento em língua estrangeira = ,88% não lê em língua estrangeira ,46% lê apenas em inglês ,36% lê apenas em espanhol

17 Quanto a educação Já iniciou algum curso superior = ,86% não ,84% sim, mas não concluiu Se iniciou, qual a razão de participar deste processo seletivo = 65,21% não se enquadra nesta situação ,18% por estar mais decidido e preparado Quanto a educação, a maioria vem de escolas públicas ensino médio regular, estudando de dia e sem ter feito cursinho.

18 Quanto a escolha do curso – questões de 27 a 33.
Você se considera = 36,02% decidido ,91% absolutamente decidido ,87% muito decidido ,31% indeciso Se indeciso, o que contribuiu para a indecisão = 87,57% não se enquadra nas opções ,83% ter dúvidas quanto ao real interesse pela área escolhida Recursos utilizou para fazer a escolha = ,54% consulta a material informativo ,36% nenhum em especial

19 Quanto a escolha do curso
Motivo que o levou a escolher o curso = ,50% mercado de trabalho e possibilidades salariais 22,98% por ter habilidades relacionadas ao curso 16,14% possibilidade de cursar algo de que gosta Quem ou o que mais o influenciou na escolha do curso 29,81% outros ,63% profissionais da área ,42% a família ,18% colegas e amigos / trabalho atual ,55% professores O que você espera em 1º lugar, do curso universitário 54,03% formação profissional, voltada para o trabalho 14,9% aquisição de conhecimento para melhorar o nível social/financeiro e da minha família

20 Quanto a escolha do curso
Dentre os fatores que terá de enfrentar/solucionar durante o curso, quais considera mais importante = 37,26% habilidades específicas exigidas pelo curso 24,22% conciliar estudos com vida familiar e pessoal 15,52% não se enquadra em nenhuma opção ,90% persistência e hábitos de estudo A maioria está decidida,escolheu o curso através de uma prévia pesquisa a material informativo pensando no mercado de trabalho e possibilidades salariais e espera encontrar na universidade formação profissional voltada para o mercado de trabalho.

21 Outras informações – questões de 34 a 36 .
Como se informou sobre o processo seletivo = ,47% internet ,63% outros ,18% no colégio ,93% feira de profissões Cor ou raça = 74,53% branca ,52% parda ,59% preta ,72% amarela Quais os problemas da sociedade que considera mais importante = ,75% desigualdade social e desemprego ,63% desestrut. familiar e perda de valores morais 16,14% deterioração do meio ambiente ,28% violência urbana

22 Quanto a satisfação - questões de 37 a 45
Com a imagem da Universidade no mercado de trabalho = ,57% satisfeito ,61% muito satisfeito Com a imagem do curso no mercado de trabalho = 44,76% satisfeito ,08% muito satisfeito ,52% pouco satisfeito Com a didática dos professores = ,14% pouco satisfeito ,33% satisfeito 11,42% muito insatisfeito e igual para insatisfeito Com o conteúdo programático = ,8% pouco satisfeito ,23% satisfeito ,42% insatisfeito Com o sistema de avaliação = ,33% pouco satisfeito ,76% satisfeito 21,09% insatisfeito ,42% muito insatisfeito

23 Quanto a satisfação Com o nível de atualização dos professores = ,66% satisfeito ,23% muito satisfeito ,52% pouco satisfeito Com o tratamento dos professores para com os alunos % satisfeito ,85% muito satisfeito ,42% pouco satisfeito Seu relacionamento com os demais alunos = ,66% satisfeito ,09% muito satisfeito Com a escolha do curso = ,8% satisfeito ,9% muito satisfeito ,42% pouco satisfeito

24 Quanto a motivação – questões de 46 a 59
Você chega adiantado às aulas = ,71% sim ,38% não Você se levantou sabendo o que iria fazer durante o dia = ,33% sim ,66% não Você tem projetos definidos para o mês que vem = 75,23% sim ,80% não Você tem um ou mais projetos definidos para o ano que vem = 81,9% sim ,09% não Você sabe o que detesta fazer = ,85% sim ,14% não Você sabe o que preferiria fazer = ,76% sim ,23% não Você sabe no que é melhor e porque = ,09% sim ,95% não

25 Quanto a motivação Você sabe no que não vai muito bem e porque = 83,80% sim ,23% não Quando começa algo novo tem vontade de ser bem sucedido = 97,14% sim ,98% não Quando fracassa sabe porque fracassou = ,57% sim ,47% não Você riu ou sorriu pelo menos 5 vezes hoje = ,80% sim ,19% não Você gosta das pessoas com as quais mantém contato, com exceção da família = ,19% sim ,8% não Você tenta compreender os outros = ,23% sim ,76% não Você acha que os outros podem comprendê-lo ou ajudá-lo = ,85% sim ,14% não


Carregar ppt "Universidade Federal do Paraná Projeto de Iniciação Científica"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google