A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,"— Transcrição da apresentação:

1 Metodologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas

2 Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico, Djalma de P. R. de Olveira, em seu livro Planejamento Estratégico, afirma que, enquanto consultor de empresas, observou:

3 Introdução Toda e qualquer empresa possui alguma forma de estabelecer decisões e ações estratégicas; Algumas apresentam essas ações e decisões de maneira estruturada, ainda que de modo informal; Muitas apresentam os processos estratégicos de maneira estruturada e formal, com metodologias diferentes, embora comuns à maioria das metodologias.

4 Metodologia Através do planejamento estratégico, a empresa espera:
a) Conhecer e melhor utilizar seus pontos fortes internos: Ponto forte é a diferenciação conseguida pela empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma vantagem operacional no ambiente empresarial ( onde estão os assuntos não controláveis pela empresa).

5 Metodologia b) Conhecer e eliminar ou adequar seus pontos fracos internos. Ponto fraco é uma situação inadequada da empresa – variável controlável – que lhe proporciona uma desvantagem operacional no ambiente empresarial. c) Conhecer e usufruir as oportunidades externas. Oportunidade é a força ambiental incontrolável pela empresa, que pode favorecer sua ação estratégica, desde que conhecida e aproveitada, satisfatoriamente, enquanto perdura.

6 Metodologia d) Conhecer e evitar as ameaças externas. Ameaça é a força ambiental incontrolável pela empresa, que cria obstáculos à sua formação estratégica, mas que poderá ou não ser evitada, desde que conhecida em tempo hábil.

7 Metodologia e) Ter um efetivo plano de trabalho, estabelecendo:
As premissas básicas; As expectativas de situações almejadas; Os caminhos a serem seguidos (até alternativos); O quê, como, quando, por quanto, por quem, para quem, por que e onde devem ser realizados os planos de ação; e Como e onde alocar os recursos – atuais e futuros – da empresa.

8 Metodologia Portanto, o planejamento estratégico não deve ser considerado apenas como uma afirmação de aspirações de uma empresa, mas também o que deve ser feito para tranformar essas aspirações em realidade; O conhecimento detalhado de uma metologia de elaboração e implementação do planejamento estratégico nas empresas propicia ao executivo o embasamento teórico necessário para otimizar sua aplicação.

9 Metodologia e Implementação
O planejamento estratégico possui três dimensões operacionais: Delineamento – estruturação do processo de planejamento estratégico; Elaboração – identificação das oportunidades e ameaças no ambiente da empresa e as estimativas de risco para as alternativas estabelecidas; Implementação – assuntos organizacionais, o sistema de informações, o monetário, o de incentivos, o treinamento e a liderança necessária ao desenvolvimento do processo estratégico.


Carregar ppt "Introdução Partindo-se do pressuposto que existem diversas metologias que podem ser seguidas na elaboração e implementação do planejamento estratégico,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google