A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aprendizagem e Desenvolvimento Motor

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aprendizagem e Desenvolvimento Motor"— Transcrição da apresentação:

1 Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
1º semestre 2012

2 Definições Desenvolvimento motor é a contínua alteração no comportamento motor ao longo do ciclo da vida, proporcionada pela interação entre as necessidades da tarefa, a biologia do indivíduo e as condições do ambiente.

3 Causas do desenvolvimento motor
Individual: hereditariedade, biologia, natureza e fatores intrínsecos. Ambiente: experiência, aprendizado, encorajamento e fatores extrínsecos. Tarefa: fatores físicos e mecânicos.

4 Causas do desenvolvimento motor.
Desenvolvimento é um processo permanente que se inicia na concepção e cessa somente na morte. Cada indivíduo tem um tempo peculiar para a aquisição e para o desenvolvimento de habilidades motoras.

5 Crescimento É o aumento da estrutura do corpo causado pela multiplicação ou pelo aumento das células.

6 Maturação Refere-se a alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de funcionamento. A maturação é caracterizada por uma ordem fixa de progressão, na qual o ritmo pode variar.

7 Desenvolvimento Refere-se a alterações no nível de funcionamento de um indivíduo ao longo do tempo. É um processo permanente de alteração. Desenvolver competência social, intelectual, emocional e motora está relacionado à interação do indivíduo com o ambiente.

8 Experiência Refere-se a fatores do ambiente que podem alterar o aparecimento de várias características desenvolvimentistas no decorrer do processo de aprendizado. As experiências de uma criança podem afetar o índice de aparecimento de certos padrões de comportamento.

9 Áreas do comportamento
Área psicomotora : inclui os processos de alteração, estabilização e de regressão na estrutura física e na função neuromuscular. Na área psicomotora o movimento pode resultar : De processos cognitivos Da atividade reflexa Reações automáticas.

10 Desempenho motor Agrupa os vários componentes da aptidão física relacionada à saúde (força muscular, resistência muscular, resistência aeróbica, flexibilidade das articulações e composição corporal) e ao desempenho ( velocidade de movimento, agilidade, coordenação, equilíbrio e energia) conjuntamente.

11 Capacidades motoras Agrupa três categorias de movimento (locomoção, manipulação e equilíbrio). O estudo das habilidades motoras orienta-se para o processo, compreendendo a observação de mecânica do movimento e as tentativas de entender as causas subjacentes que o alteram.

12 Teoria Maturacional. Arnold Gessel

13 Teoria Maturacional Enfatiza a maturação do sistema nervoso como principal condutor dos aspectos físicos e motores do comportamento humano.

14 Teoria maturacional Gesell documentou e descreveu faixas etárias gerais para a aquisição de grande variedade de habilidades motoras rudimentares na infância e considerou estas tarefas, baseadas na maturação, como importantes indicadores de crescimento emocional e social.

15 Teoria Maturacional Gesell também descreveu várias idades em que as crianças estão em períodos “nodais” ou em que elas estão “fora de foco” em relação ao seu ambiente.

16 Teoria Maturacional O estágio nodal é um período maturacional no qual a criança exibe alto grau de domínio sobre situações no ambiente imediato, está equilibrada em seu comportamento e , de modo geral, é agradável. Estar fora de foco é o oposto: a criança exibe baixo grau de dominio sobre situações no ambiente, está fora de equilíbrio ou com problemas de comportamento.

17 Teoria desenvolvimentista
Perspectiva ecológica: expressa a inter-relação entre o indivíduo, o ambiente e a tarefa.

18 Ampulheta- Gallahue

19

20 Fases do desenvolvimento cognitivo – Jean Piaget
I – Sensório –motora : o bebê constrói o significado do seu mundo pela coordenação de experiências sensoriais com o movimento. Faixa etária: 0 a 2 anos. Evento definidor: assimilação básica e formação do esquema através do movimento.

21 Fases do desenvolvimento cognitivo – Jean Piaget
II- Pensamento pré- operacional: a criança pequena demonstra crescente pensamento simbólico pela ligação de seu mundo com palavras e imagens. Faixa etária: 2 a 7 anos. Evento definidor: assimilação avançada usando a atividade física para realizar os processos cognitivos.

22 Fases do desenvolvimento cognitivo – Jean Piaget
III- Operações concretas: a criança raciocina logicamente sobre eventos concretos e consegue classificar objetos de seu mundo em vários ambientes. Faixa etária: 7 a 11 anos Evento definidor: reversibilidade com experimentação intelectual através da brincadeira ativa.

23 Fases do desenvolvimento cognitivo – Jean Piaget
IV- Operações formais: o adolescente é capaz de raciocinar logicamente e de maneira mais abstrata e idealista. Faixa etária: 11 anos em diante Evento definidor: Raciocínio dedutivo através da formulação de hipótese abstrata.


Carregar ppt "Aprendizagem e Desenvolvimento Motor"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google