A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM"— Transcrição da apresentação:

1 Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM
A Química na Medicina Giovanna Mota Alves Diniz Nº ºEM

2 Introdução A química é uma ciência que está presente em tudo, e uma das áreas que ela apresenta grande importância é na medicina.

3 A Química na Medicina Desde o descobrimento de novos medicamentos até o conhecimento do nosso próprio corpo e seu funcionamento, a química está envolvida na medicina. E não é algo recente. As primeiras civilizações já utilizavam de conhecimentos químicos para tratar de diversas doenças. Um exemplo disso é o Papiro de Ebers, no Egito Antigo.

4 Página do Papiro de Ebers

5 Do primeiro século D.C até o final da Idade Média, os medicamentos eram feitos pelos alquimistas, que eram equiparados a alguém com o poder de encontrar a cura de substancias provindas da “caixa mágica”. Porém, foi apenas com Paracelsus, que começa uma relação entre dose e efeito e que cada doença reage de forma diferente com diferentes remédios. Dessa forma foi descoberto que substancias químicas poderiam ser aplicadas para cura de certas doenças, a iatroquímica.

6 Tábua com símbolos químicos usado em obras do início do século XVIII

7 A partir do século XVIII a Química se torna uma ciência exata e adquire características de uma ciência experimental. Mas somente no final do século XIX é começam a estudar a estrutura molecular dessas substâncias, com a intenção de modifica-las para que não causem mal ao hospedeiro, apenas ao organismo invasor. Tal conceito foi usado pela primeira vez por Paul Ehrlich para definir Quimioterapia. Além desses,podemos citar várias descobertas durante o século XIX e XX, como a penicilina

8

9 Conclusão São inúmeras as aplicações da Química na Medicina. Tratamento de doenças, conhecimento de reações químicas e prevenção, enfim, sempre que um material novo é produzido e aplicado na melhoria de vida da população. Sempre que a peça-chave envolver um material com propriedades específicas, existe o trabalho de vários químicos com diversos outros profissionais.


Carregar ppt "Giovanna Mota Alves Diniz Nº9 1ºEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google