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C o m u n i c a ç õ e s M e d i ú n i c as e

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Apresentação em tema: "C o m u n i c a ç õ e s M e d i ú n i c as e"— Transcrição da apresentação:

1 C o m u n i c a ç õ e s M e d i ú n i c as e
M e d i u n i d a d e , C o m u n i c a ç õ e s M e d i ú n i c as e N a t u r e z a d a s C o m u n i c a ç õ e s

2 MÉDIUM: é todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos; na prática, médium é aquele que consegue traduzir, por um efeito patente, a ação dos espíritos. DESENVOLVIMENTO DA FACULDADE MEDIÚNICA o perispírito é o agente de todos os fenômenos mediúnicos; o desenvolvimento da faculdade mediúnica depende da aptidão pré-existente da glândula pineal (epífise); depende, portanto, do organismo físico, podendo ser desenvolvida quando exista o princípio.

3 BASES DO FENÔMENO: o ser energético - perispírito a atmosfera energética do ser humano e do espírito a predisposição orgânica - epífise a transmissão do pensamento e da vontade a captação e assimilação pelo médium a tradução do pensamento do espírito CONDIÇÕES PARA QUE O FENÔMENO OCORRA afinidade e sintonia entre espírito e médium condições ambientais favoráveis permissão da espiritualidade superior necessidade da comunicação vontade do espírito em comunicar-se vontade do médium em se dispor ao processo

4 M é d i u n s e M e d i u n i d a d e

5 A mediunidade pode ser classificada em dois grandes grupos de fenômenos:
a ) de efeitos físicos b) de efeitos inteligentes ou subjetivos Os fenômenos de efeitos físicos ou objetivos, são aqueles em que a manifestação mediúnica é percebida através dos sentidos das pessoas que os observam, ou seja, através da visão, da audição, do tato, etc. Exemplos: materializações, movimentação de objetos, ruídos, etc. Os fenômenos de efeitos inteligentes ou subjetivos são aqueles em que a manifestação mediúnica só pode ser comprovada pela análise da mensagem, pois não há um efeito sensível, a ser percebido. Exemplos: psicografia e psicofonia

6 Comunicações - fenômenos de efeitos inteligentes

7 Formam a atmosfera fluídico-perispiritual comum
MECÂNICA DA PSICOGRAFIA Perispírito do médium se expande O espírito transmite sua vontade ao médium Formam a atmosfera fluídico-perispiritual comum Perispírito do espírito comunicante também se expande

8 MECÂNICA DA PSICOFONIA

9 Psicografia Intuitiva
Psicofonia Consciente Intuitiva

10 Psicografia Semi Mecânica
Psicofonia Semi-Consciente

11 Psicografia Mecânica Psicofonia Inconsciente

12 A MEDIUNIDADE E O ANIMISMO
Uma das maiores dificuldades na mediunidade

13 Animismo: Denomina-se animismo ou fenômeno anímico, a todo aquele processo de comunicação ou manifestação onde o efeito seja produzido pelo próprio espírito do médium, sem participação de um outro espírito. Exemplo: desdobramento, bilocação, bicorporiedade, telepatia, intuição, mensagens pessoais, etc. Não pode e não deve ser confundido com fraude ou mistificação, que são ações conscientes de tentar enganar outras pessoas. O animismo é sempre espontâneo e é um fenômeno produzido com sinceridade pela alma de quem o produz.

14 Nos trabalhos mediúnicos é comum existirem comunicações mediúnicas e “comunicações anímicas”.
É importante que o dirigente, o grupo mediúnico e o médium aprendam a distinguir os dois tipos de comunicação. É importante que o animismo não exista quando o trabalho espiritual é destinado à manifestação de espíritos desencarnados, em especial nos trabalhos de desobsessão. Da mesma forma, é importante, nos trabalhos de desenvolvimento mediúnico, que seja distinguido claramente, com transparência e franqueza.

15 O animismo, se não percebido e conduzido adequadamente, pode levar ao auto-bloqueio da faculdade mediúnica e ao estabelecimento de viciações que podem por a perder todo o trabalho de uma equipe mediúnica. Cabe em especial aos dirigentes de trabalhos mediúnicos a tarefa de se capacitarem na percepção de tal tipo de fenômeno e na forma de os tratarem adequadamente nos trabalhos.

16 NATUREZA DAS COMUNICAÇÕES MEDIÚNICAS

17 As comunicações podem ser do tipo:
grosseiras frívolas sérias instrutivas

18 É importante que todas as mensagens mediúnicas sejam profundamente analisadas, quanto a natureza da comunicação, para se ter uma correta noção do tipo de espírito que a emitiu. Isso inclui analisar-se não apenas a forma, mas em especial o fundo, o conteúdo de cada comunicação, utilizando com rigor a lógica e a razão. Devemos nos lembrar que, muitas vezes, sob uma forma bonita e impressionante esteticamente, podem estar escondidas inverdades ou falsas informações.

19 A Obras Básicas trazidas por Kardec, são o código correto de interpretação de todas as mensagens, e será através do procedimento analítico que chegaremos a verdadeira “identidade” e intenção do espírito comunicante. Esse é um procedimento e uma necessidade que nenhuma Casa Espírita séria e consciente pode deixar de adotar. Também dessa maneira o grupo terá maior facilidade de distinguir mensagens mediúnicas de mensagens anímicas.

20 Palestra apresentada no C.O.E.M.
Centro de Orientação e Educação Mediúnica Aula teórica n° 3 CELE - 25 de abril de 2007 Roteiro preparado por Carlos Parchen


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