A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Oração do Terço.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Oração do Terço."— Transcrição da apresentação:

1 Oração do Terço

2 INTRODUÇÃO AS PRINCIPAIS VERDADES DA FÉ
Doutrina Cristã INTRODUÇÃO AS PRINCIPAIS VERDADES DA FÉ És cristão? Sim, sou cristão porque Deus me chamou e recebi o sacramento da Fé, que é o Baptismo. Quem é bom cristão? É bom cristão aquele que está batizado, crê em Jesus Cristo, vive a Sua doutrina e O segue, aceitando tudo quanto Ele instituiu. Onde se encontram as verdades reveladas por Deus? As verdades reveladas por Deus encontram-se na Sagrada Escritura e na Tradição Divina. O que é a Sagrada Escritura? A Sagrada Escritura é a palavra de Deus escrita no Antigo e no Novo Testamento.

3 Pentecostes Silêncio

4 Em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. R. Amen!
A graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do pai e a comunhão do espírito santo estejam convosco. Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo. Irmãos, para celebrar dignamente os santos mistérios reconheçamos que somos pecadores (momento de silêncio)

5 Confessemos os nossos pecados:
Confesso a Deus Todo-Poderoso e a vós, irmãos, que pequei muitas vezes por pensamentos e palavras, actos e omissões, (batendo no peito) por minha culpa, minha tão grande culpa. E peço à Virgem Maria, aos Anjos e Santos, e a vós, irmãos, que rogueis por mim a Deus, Nosso Senhor. Deus Todo-Poderoso tenha compaixão de nós perdoe os nossos pecados e nos conduza à vida eterna. Ámen!

6 Senhor, tende piedade de nós, somos o teu povo pecador, toma a nossa vida de pecado e dor, enche o nosso Espírito de Amor Cristo, tende piedade de nós….

7 Glória a Deus nas alturas,
e paz na terra aos homens por Ele amados. Glória a Deus, na terra e nos céus, Glória, Gloria, Paz na Terra. Senhor Deus, Rei dos Céus, Deus Pai Todo-Poderoso, nós Vos louvamos, nós Vos bendizemos, nós Vos adoramos, nós Vos glorificamos, nós Vos damos graças, por Vossa imensa glória.

8 Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós;
Glória a Deus, na terra e nos céus, Glória, Glória, Paz na Terra. Senhor Jesus Cristo, Filho Unigénito, Senhor Deus, Cordeiro de Deus, Filho de Deus Pai: Vós que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós; acolhei a nossa súplica; Vós que estais à direita do Pai, tende piedade de nós.

9 Glória a Deus, na terra e nos céus,
Glória, Glória, Paz na Terra Só Vós sois o Santo; só Vós, sois o Senhor; só Vós, o Altíssimo, Jesus Cristo; com o Espírito Santo, na glória de Deus Pai. Ámen! Aâ–Aâ –Aâ -Ámen!

10 ORAÇÃO COLECTA Deus do universo, que no mistério do Pentecostes santificais a Igreja dispersa entre todos os povos e nações, derramai sobre a terra os dons do Espírito Santo, de modo que também hoje se renovem nos corações dos fiéis os prodígios realizados nos primórdios da pregação do Evangelho. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

11 1ª Leitura

12 Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos
LEITURA I Actos 2, 1-11 Leitura do Livro dos Actos dos Apóstolos Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apóstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Céu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram então aparecer uma espécie de línguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus». Palavra do Senhor.

13 LEITURA I Actos 2, 1-11 Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que se exprimissem. Residiam em Jerusalém judeus piedosos, procedentes de todas as nações que há debaixo do céu. Ao ouvir aquele ruído, a multidão reuniu-se e ficou muito admirada, pois cada qual os ouvia falar na sua própria língua. Atónitos e maravilhados, diziam: «Não são todos galileus os que estão a falar? Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus». Palavra do Senhor.

14 LEITURA I Actos 2, 1-11 Então, como é que os ouve cada um de nós falar na sua própria língua? Partos, medos, elamitas, habitantes da Mesopotâmia, da Judeia e da Capadócia, do Ponto e da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egipto e das regiões da Líbia, vizinha de Cirene, colonos de Roma, tanto judeus como prosélitos, cretenses e árabes, ouvimo-los proclamar nas nossas línguas as maravilhas de Deus». Palavra do Senhor. Graças a Deus

15 Salmo

16 Mandai, Senhor, o vosso Espírito
Salmo 103 (104), 1-2a.24.35c bc-30 (R. 30) Refrão: Mandai, Senhor, o vosso Espírito e renovai a terra.

17 2ª Leitura

18 Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
LEITURA II Cor 12, 3b Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios Irmãos: Ninguém pode dizer «Jesus é o Senhor» a não ser pela acção do Espírito Santo. De facto, há diversidade de dons espirituais, mas o Espírito é o mesmo. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diversas operações, mas é o mesmo Deus que opera tudo em todos. Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo¬¬. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito. Palavra do Senhor.

19 Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
LEITURA II Cor 12, 3b Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios Em cada um se manifestam os dons do Espírito para o bem comum. Assim como o corpo é um só e tem muitos membros e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um só corpo, assim também sucede com Cristo¬¬. Na verdade, todos nós – judeus e gregos, escravos e homens livres – fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito. Palavra do Senhor.

20 Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios
LEITURA II Cor 12, 3b Leitura da Primeira Epístola do apóstolo S. Paulo aos Coríntios fomos baptizados num só Espírito, para constituirmos um só Corpo. E a todos nos foi dado a beber um único Espírito. Palavra do Senhor. Graças a Deus

21 Aclamação Aleluia. Vinde, Espírito Santo,
enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do vosso amor.

22 Evangelho

23 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós.
EVANGELHO Jo 20, 19-23 O Senhor esteja convosco, Ele está no meio de Nós. Evangelho se nosso Senhor Jesus Cristo Segundo S. João Gloria a Vós, Senhor

24 EVANGELHO Jo 20, 19-23 Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discípulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, apresentou-Se no meio deles e disse-lhes: «A paz esteja convosco». Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: «A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, também Eu vos envio a vós». Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Palavra da salvação.

25 EVANGELHO Jo 20, 19-23 Dito isto, soprou sobre eles e disse-lhes: «Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; e àqueles a quem os retiverdes ser-lhes-ão retidos». Palavra da salvação. Gloria a vós Senhor

26 Homilia

27 Cinquenta dias depois da Páscoa, os Apóstolos reunidos naquele mesmo Cenáculo onde Jesus celebrou primeira vez a Eucaristia e, sucessivamente, o primeiro encontro com o Ressuscitado, sentem em si a força do Espírito Santo, descido sobre eles, na forma do fogo. A chama do Espírito Santo arde, mas não queima tal como Moisés teve a visão de sarça-ardente.

28 Todavia, ela realiza uma transformação, e por isso deve consumir algo no homem, as escórias que o corrompem e o impedem nas suas relações com Deus e com o próximo. “Se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo espírito fizerdes morrer as obras da carne, vivereis”. (Rom 8,13). O Pentecostes começou na mesma tarde da Ressurreição quando Jesus, soprando sobre eles, ordenou:

29 “Recebei o Espírito Santo: àqueles a quem perdoardes os pecados, ser-lhes-ão perdoados...” Cristo deu o Espírito Santo à Igreja como dom divino e como fonte incessante e inexaurível da santificação. O Batismo cancela todas as culpas, qualquer que seja o seu número e a sua gravidade; depois a Penitência, o sacramento da reconciliação com Deus e com a Igreja, tira os pecados arrependidos, e também a Unção dos Enfermos santifica as almas.

30 Mas a obra de santificação atinge o seu ápice na Eucaristia, o sacramento da plenitude de santidade e de graça. Ele dá-nos a oportunidade para ir a igreja, confessar, receber os sacramentos e termos toda a possibilidade para crescer na santidade, mas muitos negam ou deixam para mais tarde. Neste mundo há muitos à espera dum sacerdote para receber estes sacramentos e não há suficientes vocações.

31 Sair da porta do cenáculo significa uma nova vida, um novo estilo de pensamento e um novo modo de atuar. No dia de Pentecostes os apóstolos falaram nas várias línguas que é oposto à confusão dos idiomas da Torre de Babel. Na construção da Torre de Babel os homens pensaram que já não precisavam dum Deus distante, e queriam construir um caminho que levasse ao céu para abrir as suas portas e pôr-se no lugar de Deus.

32 Hoje em dia muitos tentam a assumir a posição de Deus ou negam a sua presença. Quando decidimos mudar a nossa vida de acordo com os mandamentos de Cristo o Pentecostes começa em nós. A vinda do espirito Santo mudou radicalmente a vida nos primeiros séculos. O gentio, Cornélio de Cesareia, muito religioso e temente de Deus,

33 teve uma visão e convidou são Pedro para ouvir a mensagem do Ressuscitado. Durante a pregação o Espírito Santo desceu sobre Cornélio e familiares e desapareceu a separação entre os gentios e o ‘povo eleito’. O Espírito Santo escolheu um leigo, Filipe, para pregar na Samaria e ele obedeceu à letra “Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia, e Samaria, até os confins da terra”.(Actos1/7).

34 O Espírito Santo desceu sobre os Samaritanos e acabou com o cisma que havia durado 500 anos. A unção do Espírito Santo mudou completamente a vida e a visão dos apóstolos e fortaleceu-os ao ponto de entregarem as próprias vidas como mártires. Também nós recebemos a infusão do Espírito Santo no batismo e na confirmação. Todos os dias nós recebemos a sua unção na Santa Missa e nas orações.

35 Todos nós temos obstruções ao nosso crescimento espiritual; bloqueios devidos ao pecado e à imperfeição, a traços de personalidade enraizados, a vícios e ao resultado das más escolhas que fizémos. Tudo isto nos impede de nos tornarmos naquilo que Deus sonhou para nós. Como um bom conselheiro, o Espirito Santo cura-nos e purifica-nos. Sentimos a Sua presença quando manifestamos o amor de Deus aos mais pobres e necessitados,

36 aos doentes, aos marginalizados, e mesmo aos pervertidos, sendo agentes de reconciliação num mundo dividido e sofredor. É Ele quem nos pressiona a perdoar aos outros e a amar mesmo os nossos inimigos. É Ele quem nos ajuda a suportar as dificuldades do dia-a-dia com alegria. Lembremo-nos que recusar o Espírito Santo é pecado. Assim Seja

37 Meditação

38 Credo

39 Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra De todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigénito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro; Gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por Ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação

40 desceu dos céus (Faz-se inclinação) E encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria. e Se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos; padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras; e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai.

41 De novo há-de vir em sua glória,
para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo. Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado: Ele que falou pelos Profetas.

42 Creio na Igreja una, santa,
católica e apostólica. Professo um só batismo Para remissão dos pecados. E espero a ressurreição dos mortos, e vida do mundo que há-de vir. Amén.

43 Oração Universal

44 Caríssimos cristãos: Neste dia santíssimo em que terminam as festas pascais, oremos a Deus Pai todo-poderoso, para que o dom do Espírito Santo renove toda a Igreja, dizendo com alegria: Mandai, Senhor, o vosso Espírito. Pela Igreja, presente em toda a terra, para que proclame as maravilhas do amor de Deus em todas as línguas e culturas do universo, oremos, irmãos.

45 Pelo Papa, sucessor de Pedro, pelos bispos, e por todos os párocos e suas comunidades, para que o Espírito Santo lhes dê ardor e sabedoria, oremos, irmãos. Mandai, Senhor, o vosso Espírito. Por todos aqueles que invocam a Deus como Pai e receberam em seus corações o dom do Espírito Santo, para que sejam testemunhas vivas do Evangelho, oremos, irmãos.

46 Por cada homem que faz o bem e ama a justiça, que luta e sofre pela liberdade e pela paz, para que o Espírito Santo torne mais firme a sua esperança, oremos, irmãos. Mandai, Senhor, o vosso Espírito. Pelos fiéis que receberam dons do Espírito e exercem ministérios na nossa comunidade (paroquial), para que em tudo agradem ao Senhor, oremos, irmãos.

47 Deus eterno e omnipotente, que enviastes aos corações dos vossos fiéis o Espírito Santo da manhã do Pentecostes, tornai-nos testemunhas do Evangelho e das maravilhas que realizastes pelos homens. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén.

48 Ofertório

49 Orai, Irmãos para que o meu e vosso sacrifício seja aceite por Deus Pai todo-poderoso.
Todos: receba o Senhor por tuas mãos este sacrifício, para glória do seu nome, para nosso bem e de toda a santa Igreja

50 ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Concedei-nos, Senhor nosso Deus, que o Espírito Santo, segundo a promessa do vosso Filho, nos revele plenamente o mistério deste sacrifício e nos faça conhecer toda a verdade. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén

51 V. O Senhor esteja convosco.
R. Ele está no meio de nós. V. Corações ao alto. R. O nosso coração está em Deus. V. Dêmos graças ao Senhor nosso Deus. R. É nosso dever, é nossa salvação.

52 Senhor, Pai santo, Deus eterno e omnipotente, é verdadeiramente nosso dever, é nossa salvação dar-Vos graças, sempre e em toda a parte. Hoje manifestastes a plenitude do mistério pascal e sobre os filhos de adopção, unidos em comunhão admirável ao vosso Filho Unigénito, derramastes o Espírito Santo, que no princípio da Igreja nascente revelou o conhecimento de Deus a todos os povos da terra e uniu a diversidade das línguas na profissão duma só fé.

53 Por isso, na plenitude da alegria pascal,
exultam os homens por toda a terra e com os Anjos e os Santos proclamam a vossa glória, cantando numa só voz:

54 Santo

55 Sac. Vós, Senhor, sois verdadeiramente santo, Sois a fonte de toda a santidade. Reunidos na vossa presença em comunhão com toda a Igreja, ao celebramos o dia santíssimo do Pentecostes, em que o Espírito Santo Se manifestou aos Apóstolos em numerosas línguas de fogo, humildemente Vos suplicamos: (Todos se ajoelham) Santifiquei estes dons, derramando sobre eles o Vosso Espírito, de modo a que se convertam para nós, o Corpo e Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.

56 Na hora em que Ele se entregava,
para voluntariamente sofrer a morte, tomou o pão e, dando graças, partiu-o e deu-o aos seus discípulo, dizendo: Tomai, todos, e comei: isto é o meu Corpo que será entregue por vós.

57 De igual modo, no fim da Ceia,
tomou o cálice e, dando graças, deu-o aos seus discípulos, dizendo: Tomai, todos, e bebei: este é o cálice do meu Sangue o Sangue da nova e eterna aliança, que será derramado por vós e por todos, para remissão dos pecados.

58 Mistério da Fé! Todos: Anunciamos, Senhor, a vossa morte, proclamamos a vossa ressurreição. Vinde, Senhor Jesus!

59 Sac. Celebrando agora, Senhor,
o memorial da morte e ressurreição de vosso Filho nós Vos oferecemos o pão da vida e o cálice da salvação e Vos damos graças porque nos admitistes à vossa presença para Vos servir nestes santos mistérios. Humildemente Vos suplicamos que, participando no Corpo e Sangue de Cristo, sejamos reunidos, pelo Espírito Santo, num só corpo.

60 Lembrai-Vos, Senhor, da vossa Igreja, dispersa por toda a terra, e tornai-a perfeita na caridade em comunhão com o Papa Francisco, e o nosso Patriarca Manuel, os bispos auxiliares e todos aqueles que estão ao serviço do vosso povo. Lembrai-Vos também dos nossos irmãos que adormeceram na esperança da ressurreição, e de todos aqueles que na vossa misericórdia partiram deste mundo:

61 admiti-os na luz da vossa presença.
Tende misericórdia de nós, Senhor, e dai-nos a graça de participar na vida eterna, com a Virgem Maria, Mãe de Deus, São José seu esposo, os bem-aventurados Apóstolos e todos os Santos que desde o princípio do mundo viveram na vossa amizade, para cantarmos os vossos louvores, por Jesus Cristo, vosso Filho.

62 Por Cristo, com Cristo, em Cristo,
a Vós, Deus Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda a glória agora e para sempre… Amén.

63 Pai Nosso

64 Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome
Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o Vosso nome. Venha a nós o Vosso Reino. Seja feita a Vossa vontade, assim na Terra como no Céu. O pão nosso de cada dia nos daí hoje. Perdoai as nossas ofensas assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-nos do mal.

65 Sac. Livrai-nos de todo o mal, Senhor, e dai ao mundo a paz em nossos dias, para que, ajudados pela vossa misericórdia, sejamos sempre livres do pecado e de toda a perturbação, enquanto esperamos a vinda gloriosa de Jesus Cristo nosso Salvador. Todos: Vosso é o reino e o poder e a glória para sempre.

66 Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos
Sac. Senhor Jesus Cristo, que dissestes aos vossos Apóstolos. Deixo-vos a paz, dou-vos a minha paz: não olheis aos nossos pecados mas à fé da vossa Igreja e dai-lhe a união e a paz, segundo a vossa vontade. Vós que sois Deus com o Pai na unidade do Espírito Santo. Amén A paz do Senhor esteja sempre convosco. Todos: O amor de Cristo nos uniu. Sac. Saudai-vos na paz de Cristo.

67 Paz

68 Cordeiro de deus

69 Cordeiro de Deus, que tiras o pecado do mundo
Tem piedade de nós Dá-nos a Tua paz

70 Sac. Felizes os convidados
para a Ceia do Senhor. Eis o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo. Todos: Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha morada, mas dizei uma palavra e serei salvo

71 Comunhão

72 COMO O PAI ME AMOU, EU VOS TENHO AMADO PERMANECEI NO MEU AMOR,
SE GURDAREM MINHAS PALAVRAS E SE AMAREM COMO IRMÃOS PARTILHARÃO COM ALEGRIA O DOM DA FRATERNIDADE! SE FIZEREM O QUE VOS MANDO E SE AMAREM DE VERDADE, FRUTO DAREIS EM ABUNDANCIA, MEU AMOR MANISFESTAR-SE-Á!

73 Ação de graças

74 ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor nosso Deus, que concedeis com abundância à vossa Igreja os dons sagrados, conservai nela a graça que lhe destes, para que floresça sempre em nós o dom do Espírito Santo, e o alimento espiritual que recebemos nos faça progredir no caminho da salvação. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo. Amén

75 Avisos

76 Sac. O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós. Sac. Abençoe-vos Deus todo-poderoso, Pai, Filho e Espírito Santo. Todos: Ámen. Sac. Ide em paz e o Senhor vos acompanhe. Aleluia. Aleluia. Todos: Graças a Deus. Aleluia. Aleluia.

77 Final da celebração

78 Ficha técnica: Eucaristia Celebrada por: Fr.Jacob Puthiyaparampil Aminada por: OS PRESENTES Realização da projeção por : A. Alberto Sousa


Carregar ppt "Oração do Terço."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google