A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA"— Transcrição da apresentação:

1 COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA
PAROQUIA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO – SANTA MARIA DE ITABIRA COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA Luis Gustavo de Oliveira

2

3 PREPARANDO A ASSEMBLEIA PAROQUIAL
APRESENTAÇÃO PREPARANDO A ASSEMBLEIA PAROQUIAL Final de uma caminhada, cinco anos do Processo das SMP. Escolhas de novas Lideranças e a formação de todos. É hora de AVALIAR E REVER a nossa caminhada Pastoral Paroquial. Fizemos em Setembro, a ASSEMBLEIA COMUNITÁRIA?

4 COMUNIDADES DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA
Objetivos Avaliar nossas prioridades Pastorais, à luz do que conseguimos viver em nossas comunidades e do Documento de Aparecida (DAp.) Para que possamos, concretamente, renovar e/ou revitalizar nossa Paróquia a fim de que seja mais participativa e missionária, com estrutura que atenda nossas justas necessidades.

5 Documento de Aparecida
(4) eixos fundamentais para a renovação das paróquias: a) Espaço de encontro com Jesus Cristo: que as Paróquias favoreçam, realmente, o encontro profundo de cada pessoa com Jesus Cristo. b) Espaço de comunhão: que se tornem comunidades de comunidades, nas quais a comunhão eclesial aconteça. c) Espaço de formação: que ofereçam condições de aprofundamento da fé por meio de um sólido conhecimento da Palavra de Deus e dos conteúdos da fé; d) Espaço de desenvolvimento da missão: que saiam ao encontro dos afastados e evangelizem todos os ambientes que se tornaram indiferentes à mensagem do Evangelho.

6 Algumas pistas de orientação
1ª - Insistir na prática de uma igreja de comunhão e participação (DAp 304). Trabalho de equipe, em perspectiva “sinodal” (Caminhar juntos). 2ª - Favorecer o surgimento de novas comunidades (DAp. 179). As Comunidades Eclesiais de Base têm mais chance de manter vivas a amizade e a comunicação entre pessoas, o sentimento de ser bem acolhidas e o gosto de participar 3ª - Atender às demandas que emergem da subjetividade, a partir de Jesus Cristo (DAp. 479).

7 4ª - Avançar na construção de uma Igreja inculturada (DAp. 479).\
Valorizar os grupos específicos, segundo a etnia, a classe social, etc. respeitando as faces da multiforme cultura latino-americana: indígenas, afro e populares. 5ª - Prosseguir na missão do profetismo social da igreja (DAp.391). Apoio efetivo às pastorais sociais entendidas como “presença solidária da Igreja junto às pessoas e situações onde a dignidade e a vida são negadas ou ameaçadas.

8 Pistas de orientação 6ª - Recuperar as raízes espirituais e místicas do cristianismo (DAp. 99g). Ajudar o povo cristão a encontrar as referências autênticas de sua experiência religiosa: na Palavra de Deus, na celebração da Liturgia Eucarística e dos outros Sacramentos; na relação com a Igreja e na solidariedade com os pobres. 7ª - Investir na formação sistemática e de qualidade dos leigos (DAp.212). Incentivar a Pastoral da Juventude na educação da sua fé para que assuma seu compromisso missionário, formar catequistas capazes, com olhar especial para a catequese de adultos e favorecer a participação dos homens e pais de família na Igreja. Estando el hombre elevado al orden sobrenatural, las virtudes naturales por sí solas no bastan, aunque son necesarias; y Dios concede al cristiano las virtudes teologales en el momento del bautismo, junto con la gracia. Las virtudes teologales son fe, esperanza y caridad. La fe es una virtud sobrenatural por la que -apoyados en la autoridad de Dios- creemos las verdades que ha revelado y la Iglesia nos enseña. La esperanza es una virtud sobrenatural por la que confiamos en que Dios nos dará la gloria mediante su gracia y nuestra correspondencia. La caridad es una virtud sobrenatural por la que amamos a Dios sobre todas las cosas -por ser quien es- y a nosotros y al prójimo por amor de Dios.

9 Algumas pistas de orientação
8ª - Promover uma nova Pastoral com olhos voltados para a cidade (DAp. 517k). 9ª - Dar atenção especial à dimensão ecumênica e ao diálogo inter-religioso (DAp. 227 e Jo 17, 21). O Ecumenismo não se reduz ao diálogo. Ele é movimento de busca da unidade perdida, ele supõe a conversão pela ação do Espírito, pois não existe verdadeiro ecumenismo sem conversão interior 10ª - Buscar a renovação pastoral e renovação missionária das comunidades.

10 Precisamos dar passos concretos!
que se supere a pastoral de manutenção e se torne centro de irradiação missionária (DAp. 306); que se leve em conta a extensão territorial, a pobreza, a violência, a distribuição desigual de Sacerdotes na Igreja; que se fique atento às simulações O Missiólogo Paulo Suess destaca algumas mudanças fundamentais : que se agilize sua descentralização em setores (DAp. 372, 517, 518); que se agilize sua desburocratização (DAp. 203); que se promova a multiplicação de ministros qualificados (DAp. 513, 517,518); La caridad es la virtud más excelente de todas por ser la primera de las teologales, que son las virtudes supremas. Cuando se viven de verdad, todas las virtudes están animadas e inspiradas por la caridad. Como dice San Pablo, la caridad es "vínculo de perfección", la forma de todas las virtudes.

11 ASSEMBLEIA PAROQUIAL COMUNIDADE DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA
Prioridades Avanços Caminhos/ desafios Lacunas/dificuldades Sugestões JUVENTUDE SANTAS MISSÕES POPULARES FAMÍLIA El cristiano que intenta vivir una vida según Dios, cuenta con la gracia divina y las virtudes, es decir, con todos los medios para conseguir el fin al que Dios le llama. En consecuencia, con la ayuda de Dios y el esfuerzo propio ha de ir creciendo en la virtudes. Dios nunca abandona, y basta que luchemos para hacer el bien y vivir la caridad sobre todo que, como hemos dicho, consiste en amar a Dios con toda el alma y a nosotros y al prójimo por amor de Dios.

12 LINHA DE AÇÃO

13 Um propósito para avançar
AONDE ESTAMOS NESSE MOMENTO DE RENOVAÇAO?

14 OBRIGADO !!!!!!!!!!!!!!!


Carregar ppt "COMUNIDADE DE COMUNIDADES – UMA NOVA PAROQUIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google