A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Rosana Moraes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Rosana Moraes"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Rosana Moraes
Protoctistas: algas Professora: Rosana Moraes

2 Polêmicas sobre o reino Protoctista
O reino Proctista é polifilético, isto é, seus principais representantes, genericamente denominados algas e protozoários, têm ancestralidades distintas. De acordo com a diretriz básica da classificação moderna, uma categoria taxonômica deve ser monofilética, isto é, todos os seus representantes devem ter tido, em algum ponto do passado, um mesmo ancestral, de quem herdaram a apomorfia e que os distingue dos demais grupos.

3 As algas Vivem no mar, na água doce e em terra firme, sobre superfícies úmidas. Muitas espécies são unicelulares, enquanto outras são pluricelulares, formando filamentos, lâminas ou estruturas compactas que podem lembrar caules e folhas de plantas terrestres. O corpo das algas multicelulares é chamado de TALO.

4 As algas Nas classificações mais antigas a as algas eram incluídas no reino Plantae, mas nas atuais elas foram retiradas, uma vez que durante a sua reprodução liberam o zigoto no ambiente e o novo ser se desenvolve independentemente do organismo genitor. Somente as algas clorofíceas são mais aparentadas com as plantas, mas mesmo assim, boa parte dos sistematas concorda que é mais conveniente manter as algas fora do grupo das plantas.

5 Algas pluricelulares

6 Algas unicelulares

7 Algas O critério utilizado para classificar as algas é o tipo de pigmento presente em seus cloroplastos. Em todos os cloroplastos há clorofila a, essencial para a fotossíntese. Dependendo do grupo pode haver um ou mais tipos de clorofilas acessórias, b,c e d. Os cloroplastos podem ter outros tipos de pigmento (carotenos e xantofilas), cuja a cor pode mascarar o verde da clorofila, tornando as algas marrons, amareladas ou avermelhadas.

8

9 Algas são autotróficas
Fitoplâncton Zooplâncton Fotossíntese

10 Principais grupos de algas
Clorofíceas (verdes) – uni ou multicelulares Feofíceas (pardas) - multicelulares Rodofíceas (vermelhas) – maioria é multicelulares Diatomáceas (pigmento dourado à marrom-esverdeado) Crisofíceas (pigmento marrom-esverdeado) - unicelular Euglenóides (em geral verdes) - unicelular Dinoflagelados (avermelhada brilhante) - unicelular Carofíceas (esverdeadas, às vezes castanho-acinzentadas) - multicelulares

11 Reprodução das algas Divisão binária
Em euglenóides, os núcleos e os flagelos se dividem longitudinalmente.

12 Reprodução das algas Em diatomáceas, quando a célula se divide, uma das células–filhas recebe a metade maior da carapaça, e a outra, a menor. Ao formar a outra metade, as diatomáceas produzem sempre a de menor tamanho e, por isso, uma parte dos indivíduos têm tamanhos ligeiramente menores que a linhagem original.

13 Reprodução das algas

14 Reprodução das algas Adultos n

15 Ciclo sexuado em Spirogyra

16


Carregar ppt "Professora: Rosana Moraes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google