A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar"— Transcrição da apresentação:

1 Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar
Química Medicina Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar

2 Química e Medicina

3 Química Medicina ... Sem química não há cura!
 Já sabemos que a química é uma ciência experimental , que esta presente em praticamente tudo , e uma das áreas que ela atua e tem grande importância é na medicina ! Encontramos a química em diversos desenvolvimentos das técnicas medicinais , nas diversas substâncias do organismo e em vários processos . O que prova sua importância na medicina é o fato de ter aplicação de química , na descoberta de remédios , tratamentos e até nos aprimoramento de conhecimento do nosso corpo . O estudo da química é necessário até mesmo para entender diversas atividades necessárias ao nosso metabolismo . E assim contribuir para o profundo desenvolvimento de cada atuante na medicina Basicamente , a química na medicina é tudo , sem a química seria praticamente impossível , entender o funcionamento do nosso corpo , para depois diagnosticar o que esta acontecendo , para estudar como matar certo vírus e criar as substâncias que curem as doenças !

4 Química Medicina

5 Química Medicina Observando de forma mais detalhada , as nossas atividades biológicas , que são fundamentais para o nosso corpo funcionar , e a estrutura química dos indivíduos , conseguimos perceber que a relação entre a química e a medicina , é de importância vital para o diagnostico do paciente .  O desenvolvimento da medicina se baseia no auxilio de estudos mais aprofundados de outras áreas , entre uma das mais importantes , a química , apresentando e revelando com maior eficiência as necessidades de cada paciente . A partir de 1954 começaram a ser abertas discussões sobre o assunto , que é estudado até hoje , trazendo novas tecnologias e inovações na área da saúde para estudar como matar certos vírus e criar substancias que matem doenças . Hoje em dia se não fosse a química não teríamos os exames de grande sofisticação  , e não teríamos o diagnostico de doenças como temos , e a indústria farmacêutica não fabricaria remédios , pois sem química não a diagnostico , não a remédios , não há cura .

6 Química na Medicina

7 Quais as aplicações da Química na Medicina?
São inúmeras as aplicações da Química na Medicina, a começar pelas novas drogas sintéticas capazes de controlar doenças como a AIDS. As contribuições da Química na saúde humana se fazem presentes sempre que algum material novo é produzido e aplicado na melhoria da qualidade de vida da população. Assim, o desenvolvimento de próteses menos agressivas ao corpo humano, por exemplo, depende da produção de materiais nos quais as células sejam capazes de se desenvolver, o que é um problema cuja solução passa pela Química. Também são relevantes as contribuições da Química na Medicina preventiva, como é o caso da nova geração de contrastes, cada vez mais específicos para permitir o diagnóstico de tumores quando ainda são operáveis. Por fim, se considerarmos também os aspectos sociais da Medicina, como a melhoria nas condições de saneamento básico e o controle de doenças sexualmente transmissíveis, veremos que a atuação da Química se estende a produtos simples como desinfetantes ou preservativos. Por fim, sempre que a peça-chave de um quebra-cabeça envolver um material com propriedades específicas, há o trabalho de centenas de químicos junto a outros profissionais para resolver problema.

8 Química e Medicina

9 Química na Medicina Sabemos que a Química Orgânica tem feito inúmeras contribuições para a Medicina, através da descoberta de princípios ativos, do planejamento e da síntese de fármacos. No entanto, a Química Inorgânica tem igualmente papel importante, tanto na clínica quanto na pesquisa e no desenvolvimento de novos medicamentos, como veremos neste Caderno Temático. Mostramos aqui algumas possibilidades de intervenção da Química Inorgânica na Química Medicinal, através de exemplos de compostos inorgânicos em uso clínico ou que estão sob investigação, bem como de compostos orgânicos cujo mecanismo de ação envolve a interação com um metal.

10 Química na Medicina A medicina nuclear envolve dois usos distintos de radioisótopos: terapia e diagnóstico. No uso terapêutico, a radiação é empregada na tentativa de curar doenças. Algumas formas de câncer, por exemplo, podem ser tratadas por radioterapia. As células do tumor cancerígeno são destruídas pelos efeitos da radiação. Embora o feixe radiativo seja apontado precisamente sobre o tumor, diversos efeitos colaterais acompanham o tratamento. As células da mucosa intestinal, por exemplo, são particularmente susceptíveis à radiação, fazendo com que os pacientes sofram de náuseas e vómitos.

11 Química na Medicina A química está presente em praticamente todos os medicamentos modernos. Sem ela, os cientistas não poderiam sintetizar novas moléculas, que curam doenças e fortalecem a saúde humana. Mas a aplicação da química vai além dos medicamentos. Ela cerca o homem de outros cuidados que prolongam e protegem a vida. Fornecedor de uma quantidade fantástica de produtos básicos para outras indústrias, o sector químico também desenvolveu matérias-primas específicas para a medicina. Válvulas cardíacas, próteses anatômicas, seringas descartáveis, luvas cirúrgicas, recipientes para soro, tubos flexíveis e atóxicos e embalagens para retirar e armazenar sangue são apenas alguns dos exemplos dos produtos de origem química que revolucionaram a medicina. Hospitais, clínicas, laboratórios, enfermarias e unidades de terapia intensiva têm na química uma parceira indispensável. Os modernos equipamentos utilizados em cirurgias ou diagnósticos foram fabricados com matérias-primas químicas. Avançados desinfetante combatem o risco de infecções. Reagentes aceleram o resultado de exames laboratoriais. Na medicina, mais do que em qualquer outra atividade, fica patente que química é vida.


Carregar ppt "Nome : Kauany Souza n°: 12 Colégio da Policia Militar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google