A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

E.E.P. SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "E.E.P. SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO"— Transcrição da apresentação:

1 E.E.P. SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO
Projeto Interdisciplinar de Infraestrutura COMPONENTES: Dionatha, Lucas, Lenon.

2 Sumário 1 – Introdução 2 – Objetivo Especifico 3 – Estrutura da Empresa Desenvolvimento 4 – Objetivo Específico 5 – Estrutura da empresa de desenvolvimento 6 – Diagrama de rede (área cabeada/wireless)

3 Sumário 7 – Estrutura de cabeamento 8 – Planta cabeada da empresa
9 – Endereçamento IP da rede 10 – Tabela de endereçamento IP da rede cabeada 11 – Tabela de endereçamento IP da rede wireless 12 – Servidor Samba da empresa 13 – Configurações Globais do Samba 14 – Compartilhamento de pastas no Samba

4 Sumário 15 – Servidor Samba em funcionamento
16 – Seguranças Utilizadas 17 – Principais equipamentos utilizados 18 – Considerações técnicas 19 – Considerações finais 20 – Referências bibliográficas

5 INTRODUÇÃO Este projeto tem como finalidade apresentar soluções de infraestrutura de rede, servidores e compartilhamento de arquivos e segurança para uma empresa de desenvolvimento de jogos.

6 OBJETIVO ESPECÍFICO Apresentar de forma detalhada a estrutura de rede.
Apresentar a configuração utilizada no Samba. Analisar e implantar um plano de endereçamento IP.

7 Estrutura da empresa de desenvolvimento
A empresa contém uma sala centralizada onde acontece o desenvolvimento dos jogos, nestes pontos a rede é cabeada, pois existe a necessidade de maior velocidade de conexão nessa área. Também há rede cabeada no local onde estão os servidores. E o restante das salas contém rede Wireless.

8 Diagrama de rede (área cabeada/wireless)

9 Estrutura de cabeamento
A estrutura de cabeamento da empresa é feita através de cabos categoria Cat5e Fast Ethernet para os desenvolvedores. Já os servidores utilizam cabeamento Cat6 Gigabit devido a maior velocidade proporcionada.

10 Planta Cabeada da empresa

11 Endereçamento IP da Rede
Mascara de rede é /25 A rede da empresa será dividida em duas redes através de VLANS. A rede cabeada tem como primeiro endereço válido: , e o último A rede sem fio, tem o primeiro endereço válido, sendo suportado no total 126 hosts

12 Endereçamento IP da rede.
A rede cabeada trabalha com o IP estático. A rede Wireless com o endereçamento até são endereços estáticos. O restantes da rede Wireless trabalha com o sorteio de endereços IP (DHCP).

13 Tabela de endereçamento IP da rede cabeada.

14 Tabela de endereçamento IP da rede Wireless.

15 Servidor Samba da empresa
Esta empresa de desenvolvimento utiliza o servidor Samba, onde apenas os desenvolvedores e funcionários terão acesso ao mesmo. Conforme o arquivo de configuração smb.conf:

16 Configurações Globais do Samba.

17 Compartilhamento de pastas no Samba.

18 Compartilhamento de pastas no Samba (continuação).

19 Servidor Samba em funcionamento.

20 Seguranças Utilizadas.
Segurança na rede sem fio: Nível de segurança de senha WPA2-PSK. Segurança do Servidor: Permissões delegadas apenas a funcionários autorizados. Segurança Física: Utilização de Rack e calhas para a proteção dos cabos.

21 Principais equipamentos utilizados.
Desktop Desenvolvimento Servidor de Banco de Dados Servidor Web/Proxy/Firewall Cabo de rede Cat5e UTP 10/100 Cabo de rede Cat6 Gigabit Canaleta Tigrefix

22 Principais equipamentos utilizados.
Roteador Cisco Rv180w Switch Cisco 48 portas NoBreak Ragtech Rack 19’’ 5u X 400mm

23 Considerações Técnicas
O conceito final deste projeto se avalia em adaptar uma excelente estrutura de qualidade, que apresente uma grande flexibilidade e abrangência, que disponibilize a empresa, serviços de modo ágil e rápido, desenvolvendo todas as características técnicas e éticas para o planejamento da mesma.

24 Considerações Finais A elaboração do determinado projeto, teve como critério principal a obtenção de conhecimentos para planejamento de infra-estrutura de rede. Adquiriu-se noções de criação de servidor de arquivo, planejamento de estrutura cabeada, e endereçamento ip para a rede e trabalho em equipe.

25 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
DIÓGENES, Yuri; MAUSER, Daniel. Certificação Security +: Da prática para exame SYO-301. São Paulo: Nova Terra Editora e Distribuidora Ltda, 2011. FERREIRA, Rubem E. Linux, Guia do Administrador do Sistema. 2. São Paulo: Novatec Editora, 2008. FERRARI, Sandro Roberto. Sambando com Linux. 2. Rio de Janeiro: Alta Books, 2009. MORIMOTO, Carlos Eduardo. Servidores LINUX, Guia Prático. Porto Alegre: Sul Editores, 2009.

26 PERGUNTAS


Carregar ppt "E.E.P. SENAC PELOTAS CENTRO HISTÓRICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google