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EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE

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Apresentação em tema: "EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE"— Transcrição da apresentação:

1 EPIDEMIOLOGIA E SERVIÇOS DE SAÚDE
Anna G B Kipel

2 Epidemiologia e Serviços de Saúde
O principal objetivo dos serviços de saúde é a produção de impacto positivo na condição de saúde da população. Os serviços de saúde não compõem o único determinante do estado de saúde dos indivíduos, mas são responsáveis em reduzir a dor o sofrimento a mortalidade

3 Um dos papéis importantes que a epidemiologia pode exercer é na área de avaliação em saúde nos diferentes níveis do sistema, permitindo: orientar adequadamente os serviços ás necessidades da população Avaliar a qualidade dos serviços prestados

4 Necessidade de saúde e demanda
O conceito de necessidade de saúde pode ser visto sob dois aspectos: Necessidade clínica (opinião médica) Necessidade percebida (pelo individuo)

5 Necessidade clínica depende de
Conhecimento científico Formas de atenção disponíveis Conhecimento sobre o risco à saúde ou à vida Experiência profissional

6 Necessidade percebida
Julgamento do indivíduo sobre o significado de saúde e doença Limiar de desconforto e incapacidade Sua visão de risco

7 Os conceitos de necessidade e de população-alvo são básicos para o planejamento em saúde
Ponto de partida Identificação das necessidades de serviços de saúde de uma população a população necessita perceber a necessidade de saúde Para que um indivíduo use o serviço de saúde não basta que exista oferta em quantidade suficiente.

8 premissa básica perceba a necessidade de saúde transformando a
DEMANDA busque o serviço seja atendido

9 A demanda é a necessidade transformada em ação na busca
Cuidados médicos atendimento Uso dos serviços de saúde

10 Demanda atendida: situação em que o indivíduo recebe o atendimento Demanda reprimida: o indivíduo não procura ou não recebe atendimento Diversos indicadores são utilizados para a estimativa da necessidade de saúde: mortalidade, morbidade.

11 TM - avalia mais os resultados enfocando a prática profissional, serviços e sistemas de saúde
TM é um indicador de fácil obtenção devido a disponibilidade de registros oficiais de óbito facilitando o cálculo das taxas de mortalidade específica

12 T Morbidade Anamnese, exame físico: fornece informações sobre a necessidade de saúde sob o ponto de vista clínico A estimativa da necessidade percebida pelo indivíduo é coletada por meio de questionários de auto-avaliação

13 As condições de saúde são avaliadas por categorias sociais
Diferentes grupos populacionais podem apresentar riscos distintos de adoecer As condições de saúde são avaliadas por categorias sociais Grupos com privações Grupos abastados Inglaterra Ocupação EUA Variável raça Branca Negra Brasil Região demográfica

14 Oferta No Brasil segue a lei de mercado/políticas e não o perfil das necessidades de atenção Ex: concentração de hospitais em regiões mais ricas As leis de mercado/políticas definem a organização dos serviços de saúde, a forma de financiamento (público, privado) e a complexidade tecnológica destes serviços

15 Oferta pode ser medida a partir das quantidades de
recursos físicos - consultórios e leitos Recursos humanos – médicos, enfermeiros, psicólogos Equipamentos – capacidade de produção A oferta pode sofrer influência do perfil dos profissionais – especialidades mais remunerada, menos remunerada

16 Acesso Geográfica: distância, tempo de viagem, disponibilidade de transportes adequados, custos do deslocamento Econômicas: custos com consultas médicas, fila de espera, disponibilidade de horário Cultural: adequação das normas técnicas dos serviços aos hábitos e costumes da população Funcional: serviços adequados a população

17 Uso de serviços de saúde
Depende de componentes sóciodemográficos epidemiológicos Variáveis sexo, idade,patologias agudas ou crônicas, cirurgias eletivas, doenças de maior risco Raça e condição social Prática profissional

18 Equidade Horizontal: situação em que o indivíduos com o mesmo problema de saúde possuam a mesma oportunidade de utilizarem os serviços de saúde e receberem cuidados adequados às suas necessidades, independente de sua condição social Vertical: necessidades diferentes devam receber cuidados diferenciados

19 Avaliação de qualidade no Brasil
Estrutura: recursos humanos, financeiros, físicos Processo: conjunto de atividades desenvolvidas entre os profissionais de saúde e os pacientes Avaliação do processo – por que foram realizados os procedimentos quando não deveriam ter sido?; por que outros não foram realizados quando se faziam necessário

20 Resultado: mudança do estado de saúde do paciente – atual ou futura
Resultado: mudança do estado de saúde do paciente – atual ou futura. As medidas clássicas são: Morte, morbidade, incapacidade,seqüela,desconforto-insatisfação

21 Eficácia, Efetividade, Eficiência são conceitos utilizados como medida para avaliar o efeito das ações em saúde Eficácia: resultado de uma intervenção realizada sob condições ideais centros de excelência, ensaios clínicos controlados Efetividade: resultado de uma intervenção aplicada sob condições habituais da prática médica,que incluem imperfeições de implementação - cotidiano Eficiência: análise da relação entre custos e conseqüências, podendo ser medida sob condições próximas do ideal ou na prática diária

22 Critérios, Indicadores, Padrões
Critérios, aspectos da atenção a saúde que pode ser mensurado, servindo como elemento de comparação ( estrutura, processo, resultado) Indicadores, Padrões especificação numérica precisa do que é considerado como grau aceitável de qualidade

23 Evento – Sentinela e Condição Marcadora
Importante para avaliar a qualidade da assistência Evento – Sentinela: não devem ocorrer se houver um bom funcionamento dos serviços –óbitos infantis em filas de espera em EM, mortalidade cirúrgica elevada, morte materna Condição Marcadora: patologias freqüentes como a Tb, com técnicas de atenção bem estabelecidas são feitas inferências sobre a qualidade à saúde em geral

24 Avaliação tecnológica
Avaliação da eficácia (condições ideais) Precisão Segurança Avaliação de custo Ética Impacto de eqüidade elementos para avaliação de qualidade

25 Avaliação da qualidade no Brasil
Certificação: pode ser aplicada a um profissional individual, equipamento ou instituição – processo através do qual um órgão autorizado, governamental ou não confere reconhecimento ao atendimento a certos requisitos pré-determinados

26 Acreditação: É um processo formal pelo qual um órgão reconhecido avalia e reconhece que uma instituição de saúde atende a padrões predeterminados, desenvolvidos geralmente por um consenso de especialistas em saúde, publicados e periodicamente revistos Geralmente é um processo voluntário Enfoca estratégias de melhoria - ótima qualidade


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