A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Árvore binária SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

2 Árvore binária Conceito
Uma árvore binária, ou binary tree, é um tipo de estrutura de dados, formados por Nós (ou células), que satisfazem algumas condições.

3 Árvore binária

4 Árvore binária Árvore Binária T é um conjunto finito de elementos denominados nós ou vértices, tal que: T = 0 e a árvore é dita vazia ou Existe um nó r, chamado raiz de T, e os nós restantes podem ser divididos em dois subconjuntos disjuntos, que são as sub-árvores esquerda e direita de r, respectivamente e as quais, por sua vez, também são árvores binárias.

5 Árvore binária Conceito
Uma árvore é composta por um nó raiz e suas sub-árvores (esquerda e direita). Cada nó pode conter diversas informações representadas por uma estrutura. Arvore T Sub-Arvore RAIZ Sub-Arvore

6 Árvore binária Termos Nós são todos os itens guardados na árvore.
Raiz é o item do topo da árvore (neste caso, o número 50). Filhos são os itens logo abaixo da raiz, 30 e 90 e assim sequencialmente. Por exemplo, o 20 é filho do 30. Parentes são os nós do mesmo nível. Por exemplo, o 90 é parente do 30. Folha é um nó que não tem filho, é o último item da árvore. Por exemplo, 20, 40 e 100.

7 Árvore binária Vantagens
A árvore binária traz benefícios nas inserções, remoções e principalmente nas buscas, pois são inseridas em uma ordem previamente definida. Cada nó é composto por um núcleo (local que armazena as informações) e por indicadores esquerdo e direito, responsáveis por apontar para as sub-árvores.

8 Árvore binária

9 Árvore binária Visualização da Árvore Binária usando ponteiros raiz A
esq dir B C E F D G H I

10 Árvore binária - Referências

11 Criptografia - Cifra de César
Em criptografia, a Cifra de César é uma das mais simples e conhecidas técnicas de criptografia. É um tipo de cifra de substituição em que cada letra do texto é substituída por outra, que se apresenta no alfabeto abaixo dela um número fixo de vezes. Por exemplo, com uma troca de 3 posições, A seria substituído por D, B viraria E e assim por diante.

12 Criptografia - Cifra de César
A transformação pode ser representada alinhando-se dois alfabetos; o alfabeto normal o alfabeto cifrado rotacionado à direita ou esquerda com um número fixo de posições. Por exemplo, aqui está uma cifra de César usando uma rotação à esquerda de 3 posições (o parâmetro de troca, 3 neste caso, é usado como chave e deve ser transmitido por um canal seguro).

13 Criptografia - Cifra de César
Para criptografar uma mensagem, simplesmente observe cada letra da mensagem na linha "Normal" e escreva a letra correspondente da linha "Cifrado". Para decriptografar, faça o contrário.

14 Criptografia - Cifra de César
Decifrando um código Para decifrar um código é necessário saber a chave a ser usada, a partir de então, aplica-se o processo contrário.

15 Criptografia - Cifra de César
Decifrando um código Cifra de César pode ser facilmente decifrada mesmo num cenário em que se tenha apenas o texto cifrado. Duas situações podem ser consideradas: 1) o interceptador conhece (ou adivinha) que algum tipo de cifra de substituição simples foi usada, mas não especificamente que é um código de César; e 2) o atacante sabe que a cifra de César foi usada, mas não sabe o valor de troca.

16 Criptografia - Cifra de César
TRABALHO Desenvolva um programa em C que receba um número chave (indica a quantidade de posições) do usuário. Seu programa deverá permitir a codificação de uma mensagem , e ou a decodificação. DICA: argc e argv. Linha de comando: Codificar “Unipac Araguari” 3 => xqlsdf dudjxdul Decodificar “xqlsdf dudjxdul” 3 => Unipac Araguari Data entrega: Quinta (dia 25/06) e sábado (27/06/2009) Valor 5 pts - Individual. (trabalhos iguais – 0 zero para os dois)

17 Criptografia - Cifra de César
Desafio (5pontos) Desenvolva um programa que tente decodificar um texto sem ter o conhecimento da chave (simplesmente do texto). Dica: Algoritmo força bruta Análise de frequencia O aluno que fizer e apresentar, individualmente 100% do trabalho poderá retirar da prova 5 pontos, caso contrario, a prova valerá o seu valor normal.

18 Criptografia - Cifra de César
Avaliação Data 02/07/2009 Material Estruturas de dados Lista Pilha Fila Arvore binária Cifra de Cesar


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google