A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
PROJETO DE PESQUISA Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.

2 PROJETO Projeto é a redação provisória sobre um assunto ou proposição. É um esquema da proposição. O seu direcionamento. Seguiremos as definições da ABNT NBR 15287:2011 sobre Informação e Documentação – Projeto de Pesquisa – Apresentação.

3 ABNT NBR 15287:2011 “Os elementos textuais devem ser constituídos de uma parte introdutória, na qual devem ser expostos o tema do projeto, o problema a ser abordado, a(s) hipótese(s), quando couber(em), bem como o(s) objetivo(s) a ser(em) atingido(s) e a(s) justificativa(s). É necessário que sejam indicados o referencial teórico que o embasa, a metodologia a ser utilizada, assim como os recursos e o cronograma necessários à sua consecução.” (ABNT, 2011).

4 TÓPICOS DO PROJETO CAPA / FOLHA DE ROSTO / SUMÁRIO 1 OBJETO DE ESTUDO
2 PROBLEMATIZAÇÃO 3 OBJETIVOS 3.1 OBJETIVO GERAL 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 4 JUSTIFICATIVA 5 HIPÓTESE(S) 6 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS 7 ESTRUTURA BÁSICA DA MONOGRAFIA 8 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS 9 CRONOGRAMA REFERÊNCIAS

5 MOBILIZAR Na sala de aula, a mobilização é um complexo e dinâmico processo de interação entre os sujeitos (professor-aluno, aluno-professor, aluno-aluno etc.), os objetos de conhecimento (temas, assuntos, objetos etc.) e o contexto em que se inserem (sala de aula, comunidade, realidade em geral etc.). Fica claro que no processo educacional tanto o educando como o educador têm um caráter ativo, sendo que essa atividade é potencializada e desenvolvida a partir da relação social. (VASCONCELLOS, 2005).

6 TAREFA É aquilo que estabelece a organização do trabalho ou a prescrição para o trabalho a ser realizado ATIVIDADE É aquilo que o sujeito realmente realiza para atingir os objetivos prescritos.

7 AÇÕES Ação UM – Definir área de conhecimento para a Monografia.
Ação DOIS – Escolher o tema e delimitá-lo e fazer o levantamento de obras sobre a temática. Confeccionar o objeto de estudo. Ação TRÊS – Construir a pergunta problematizadora da pesquisa científica e identificar os objetivos da pesquisa.

8 AÇÕES Ação QUATRO – Confeccionar a justificativa e os procedimentos metodológicos do trabalho científico, com base em autores trabalhados na disciplina. Ação CINCO – Revisar texto com auxílio de referências de reflexão trabalhadas em aula e complementar dados a partir das novas sondagens. Uma nova compilação das observações iniciais Ação SEIS – Criar os pressupostos teóricos e a estrutura básica da monografia. Pensar o cronograma da pesquisa. Ação SETE - Formatar o projeto de pesquisa e confeccionar novo texto para ser corrigido pelo docente a partir da redação técnico-científica. Ação OITO – Apresentar oralmente em debate o projeto aos demais acadêmicos e docente em um momento de qualificação do projeto de pesquisa.

9 Pensando o Projeto 1 Em que área você deseja fazer a sua pesquisa monográfica? 2 Qual o assunto da sua futura monografia? 3 Qual o enfoque será dado ao tema? 4 O que você deseja saber sobre o assunto? 5 Quais os resultados pretendidos com a pesquisa? 

10 Pensando o Projeto 6 Por que é importante fazer uma pesquisa sobre esse tema e qual motivação do pesquisador? Qual a colaboração que você, como pesquisador, estará proporcionando para a comunidade científica ou acadêmica? 7 Você sabe quais os métodos e as técnicas irá utilizar na sua pesquisa? Apresente-os. 8 Apresente três tópicos do assunto abordado no tema que podem ser trabalhados na monografia. 9 Que referências (autores) você pode selecionar para discorrer na monografia sobre o tema escolhido? 10 Você pensou em algum professor do curso que possa orientar na área de sua pesquisa?

11 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
Feito por quem? PESQUISADOR A partir do que fazer? HIPÓTESE(S) e PROBLEMA Por que fazer? JUSTIFICATIVA BREVE CONCEITO DE PROJETO: Projeto é a redação provisória sobre um assunto ou proposição. É um esquema da proposição. O seu direcionamento. Quando fazer? CRONOGRAMA Para que fazer? OBJETIVOS Com que fazer? RECURSOS O que fazer? DEFINIÇÃO DO TEMA E DELIMITAÇÃO Onde fazer? CAMPO DE PESQUISA Como fazer? METODOLOGIA Com base em que fazer? PRESSUPOSTOS TEÓRICOS Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.


Carregar ppt "Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google