A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A inserção do Brasil no mundo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A inserção do Brasil no mundo"— Transcrição da apresentação:

1 A inserção do Brasil no mundo
Profa. Renata

2 O modelo econômico brasileiro
Após a Segunda Guerra ( ), a economia mundial capitalista apresentou grande transformação, em razão do desenvolvimento tecnológico e da integração internacional.

3

4

5

6 desconcentração das indústrias.
Os conglomerados industriais saíram dos seus países de origem e abriram filiais em países da periferia do mundo capitalista.

7

8

9 A inserção do Brasil na nova DIT
Geografia,2° Ano do Ensino Médio O Brasil e sua inserção na economia mundial A inserção do Brasil na nova DIT NOVA DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO Produtos Primários Produtos industrializados Capitais: juros, royalties e lucros GLOBALIZAÇÃO Produtos industrializados (em geral de tecnologia superior) Imagem>: NightThree / Creative Commons Attribution 2.0 Generic Capitais: empréstimos, investimentos Imagem: Janto Dreijer / public domain Produtivos e especulativos, tecnologia Fonte: Apesar do crescimento econômico, o Brasil ainda se insere de forma desigual na Divisão Internacional do Trabalho.

10

11 À medida que o crescimento industrial e urbano avançava, crescia o grande mercado consumidor interno, o qual tornou-se o polo da expansão e da evolução da economia do país. O desenvolvimento industrial brasileiro pautou-se no modelo de "substituição das importações", isto é, os produtos manufaturados que eram importados passaram a ser fabricados no Brasil. Atualmente, o parque industrial brasileiro é constituído de uma multiplicidade de ramos industriais, que podem ser agrupados em tradicionais e modernos.

12

13 De onde vem nosso PIB? Segundo dados do IBGE*, a economia brasileira está cada vez mais concentrada no setor terciário, ou seja, comércio e serviços. A participação da agricultura no PIB foi de 5,5%, a da indústria de 28,7% e comércio e serviços de 65,8%. *Fonte:

14 Balança Comercial O termo balança comercial é empregado em economia para se referir às exportações e importações realizadas por um país em um determinado período. Em geral, a balança comercial de um país é medida mensalmente e apresenta o resultado final no período de um ano: quando os valores exportados superam os valores importados, a balança comercial apresenta superávit; quando ocorre o oposto, apresenta déficit.

15

16

17

18 Exportações brasileiras
Entre as exportações brasileiras de manufaturados, destacam-se algumas indústrias de base tecnológica relativamente moderna, como a metalúrgica, a mecânica, a elétrica, a de transportes, entre outras. Nas exportações primárias, destacam-se os minérios metalúrgicos (ferro e manganês), os produtos minerais (bauxita e cassiterita) e os produtos agrícolas (café, soja, cacau, açúcar, derivados do tabaco, entre outros).

19

20 P apostila Grupo 11

21 Os principais parceiros comerciais do Brasil são os países da União Europeia, os Estados Unidos, o Japão, a Argentina e a China. China atualmente, é o maior parceiro comercial do Brasil. A China vende para o Brasil principalmente bens de consumo (tecidos, brinquedos, eletrodomésticos), em muitos casos mais baratos que os das fábricas brasileiras. A China importa do Brasil principalmente commodities (matérias-primas), destacando-se a soja e o minério de ferro.

22 Os corredores de exportação do Brasil
A exportação de produtos de um país depende de seus meios de transporte. O comércio do Brasil com alguns países da América Latina é realizado por trens, barcos e caminhões e com o resto do mundo só pode ser feito por vias marítimas e aéreas (pelos portos e aeroportos). Os principais portos de exportação e de importação do Brasil estão localizados no litoral do Sudeste. Santos é o principal porto do Brasil.

23

24 Profa. renata


Carregar ppt "A inserção do Brasil no mundo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google