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DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA

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Apresentação em tema: "DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA"— Transcrição da apresentação:

1 DESAFIOS PARA A EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA
“ Uma coisa é pôr ideias arranjadas, outra È lidar com um país de pessoas, De carne e sangue, De mil-e-tantas misérias... Guimarães Rosa

2 Releitura do semi-árido
Território das possibilidades de práticas – emergência de uma nova racionalidade contexto como lugar de construção de gente, de saberes, de poderes melhoria da produção e reprodução da vida dos seres humanos narrativa educacional urbanocêntrica e etnocêntrica

3 PAISAGENS DAS ESCOLAS NO SEMIÁRIDO
Multisseriada – 59% das escolas Predomínio dos anos iniciais do Ensino Fundamental Condições materiais das escolas – precarizadas Baixa oferta da Educação Infantil Nucleação e transporte escolar para a sede do município dos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio Formação inicial – predominância de nível médio Formação continuada – ausência de políticas sistemáticas e contextualizadas no campo

4 LIMITES NA IMPLEMENTAÇÃO DAS POLÍTICAS NOS MUNICÍPIOS
Desconhecimento dos gestores públicos da legislação específica; rotatividade dos gestores responsáveis pela política de educação – descontinuidade ; descompromisso político e social com a educação com qualidade social e contextualizada; fragilidade na materialização dos direitos nos municípios desvalorização das práticas pedagógicas das Escolas do Campo.

5 FUNDAMENTOS

6 Contexto Contexto – mais que espaço físico/geografico/valores/simbolismo Contexto é o ponto de partida para o entendimento, para a significação dos saberes e dos conhecimentos diversos. As pessoas se constroem seu conhecimento a partir do seu contexto, com relações mais amplas.

7 Contextualização reinvenção dos jeitos de se viver e de conviver com os biomas – construção de novos significados e ampliação dos saberes contexto deve ser o ponto de ancoragem dos processos educativos, condições de empoderamento e desvelamento das relações existentes

8 Diversidade construção histórica, social, cultural e política das diferenças campo social de produção de espaços e tempos necessários das diversas manifestações dos sujeitos socioculturais pluralidade de identidades presentes no contexto da sala de aula educação intercultural, anti-racista, anti-sexista e biocêntrica (holística)

9 A integração dos conhecimentos
Inter,multi, transdisciplinar diálogo de conhecimentos a partir da realidade local valorizando a cultura, a história e as vivências das pessoas em cada região – saberes populares e científicos percepção da complexidade dos fenômenos sociais e ambientais construção e apropriação do conhecimento, que produza novas relações entre os sujeitos e os saberes

10 EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Dimensão social: qualidade de vida Dimensão cultural: novas formas de relações Dimensão econômica: produção apropriada e solidária Dimensão ambiental: uso sustentável, conservação e preservação dos recursos Dimensão política: fortalecer a sociedade civil e a participação cidadã

11 Gestão político-administrativa.
Criar e/ou fortalecer instâncias de gestão partilhada, do tipo Comissão ou Comitê de Educação do Campo, no âmbito administrativo do MEC, das Secretarias de Estado da Educação e das Secretarias Municipais de Educação, com a participação institucionalizada das organizações e movimentos sociais do campo e das universidades públicas e comunitárias,

12 Formação dos profissionais da Educação do Campo
Definir uma política comum de formação inicial dos profissionais da Educação do Campo assentada em novo desenho de cursos e de processos de formação, e fundamentada em novas propostas pedagógicas, que levem em conta o princípio da diversidade cultural, do trabalho e de meio ambiente, como essencial aos processos educativos Diálogo entre e educação escolar e não escolar para implementar a política de Educação do Campo e ambiental

13 Ampliação da oferta de Educação Básica e acesso ao ensino superior
universalização da Educação Básica aos povos do campo, e no espírito do Regime de Colaboração, a União ampliará a oferta de ensino médio técnico-profissional no campo, bem como criará e/ou ampliará programas de apoio aos estados e municípios no sentido da universalização do Ensino Fundamental completo, do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos. interiorização das IES e formas de acesso programas de permanência na universidade

14 Condições de trabalho incentivos na carreira, mormente como percentual sobre o salário, equivalente aos sobre-custos de moradia e de formação continuada dos profissionais da Educação do Campo, com vistas a viverem e permanecerem no contexto da escola onde atuam; Criar, ampliar e/ou fortalecer equipes de acompanhamento técnico e pedagógico processual e contínuo nas estruturas das Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com vistas a prestar assessoria aos docentes

15 Organização escolar As Secretarias estaduais e municipais de Educação, no cumprimento da Resolução CNE/CEB nº 2, de 28 de abril de 2008, estabelecerão novas formas de organização escolar, com vistas à superação dos paradigmas da seriação, da homogeneização da cultura, da fragmentação do conhecimento por disciplinas, do transporte escolar e nucleação.

16 Infra-estrutura As Secretarias Estaduais e Municipais de Educação, com apoio financeiro e técnico do MEC, empreenderão esforços no sentido da recuperação, ampliação e construção de novos prédios escolares no campo, em arquitetura condizente com a realidade do contexto, bem como com os necessários equipamentos pedagógicos

17 socorrosilva@ufcg.edu.br (83)95043772
Temos que ser iguais todas as vezes que as diferenças nos inferiorizam, E temos que ser diferentes todas as vezes que a igualdade nos homogeneíza . Boaventura Santos (83)


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