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Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes

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Apresentação em tema: "Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
Coordenador Sistemas para Internet FAU Sócio Uniti Tecnologia de Informação Compra Canibal – Loja Oficial do Mundo Canibal

2 IHC / IHM Interação ou Interface Humano Computador
Interface Homem Máquina Pra que serve? Desenvolvimento de sistemas eficientes e efetivos Um bom sistemas ou interface pode estimular o usuário, motivá-lo e até deixá-lo feliz

3 Evolução

4 Evolução

5 Evolução

6 Evolução

7 Evolução

8 Evolução

9 Evolução

10 Evolução

11 Evolução

12 Evolução

13 Evolução

14 Evolução

15 Evolução

16 Evolução

17 Evolução

18 Evolução

19 Evolução

20 Evolução

21 Evolução

22 Evolução

23 Evolução

24 Evolução

25 Evolução

26 Evolução

27 Evolução

28 Evolução

29 Evolução

30 Evolução

31 Evolução

32 Evolução

33 Evolução

34 Evolução

35 Evolução

36 Evolução

37 Evolução

38 Design de Interação Pra que serve?
Desenvolver sistemas interativos que provoquem respostas positivas por parte dos usuários. Aspectos afetivos Interfaces expressivas Frustração do usuário

39 Aspectos Afetivos Produção de uma resposta emocional
Alegria, felicidade, tristeza, frustração Projetos de computadores que podem se comportar como humanos COG do MIT – programador para ter a inteligência e se comportar como um bebê de 2 anos.

40 Interfaces Expressivas
Ligada ao design de interfaces afetivas Consiste em utilizar ícones expressivos ou elementos gráficos que podem transmitir estados emocionais

41 Interfaces Expressivas
Uma vantagem da utilização de designs expressivos é que ele oferece um feedback tranquilizador ao usuário. Quanto mais eficaz for o uso das imagens, mais envolvente e agradável ele será (Mullet e Sano, 1995). No passado o IHC focava mais na usabilidade, e menos nas interfaces mais agradáveis.

42 Interfaces Expressivas
Agente amigável de sistema

43 Interfaces Expressivas
Agente amigável de sistema é um companheiro virtual, que pode deixar os usuários mais inexperientes mais a vontade com o uso do sistema. Ajuda a executar tarefas e tirar dúvidas.

44 Interfaces Expressivas

45 Interfaces Expressivas
Outras formas expressivas são os sons, que podem provocar respostas emocionais do usuário. O Windows possui sons diferentes para cada tarefa. O ICQ possuía um som interessante quando alguém lhe enviava uma mensagem.

46 Frustração do Usuário Todas as pessoas já devem ter se sentido frustradas ao utilizar um computador ou sistema. Muitas vezes se sente indignado.

47 Frustração do Usuário Aplicação não funciona ou falha
Sistema não faz o que o usuário deseja Quando as expectativas do usuário não são atendidas Quando as mensagens de erro são vagas, confusas Quando a aparência apresenta muitos defeitos de cor, ou é muito confusa

48 Frustração do Usuário Quando um sistema não fornece informações suficientes que permitam o usuário saber o que fazer

49 Exercício Vamos discutir:
Exemplos específicos de cada uma das categorias acima Frustra com dispositivos interativos Celular Tablets Notebooks Em ordem dos erros que lhe aborrecem menos Quais os piores?

50 Frustração do Usuário A frustração é ligada normalmente a design mal feitos, pela falta ou inexistente do mesmo. Esses defeitos podem ser tão ruins, que o usuário pode abandonar a aplicação ou site. Vamos ver os clássicos causadores de frustrações.

51 Frustração do Usuário Ilusão: quando as expectativas de um usuário não são atendidas e ele é apresentado a um display ilusionista.

52 Frustração do Usuário Quando você clica em um link e descobre que ele não existe ou está em construção

53 Frustração do Usuário Mensagens de erro: quando um sistema emite um erro que não deveria, o sistema deveria estar funcionando, ou quando emite um erro com uma mensagem não entendível pelo usuário.

54 Frustração do Usuário Sobrecarga: fazer com que o usuário tenha de realizar vários updates ou manutenções excessivas. Fazer um site ou sistema que não funcionam em todos os navegadores.

55 Frustração do Usuário Aparência: quando a aparência de um site é desagradável. Cheios de textos, imagens animadas, banners e música. Teclados e outros tipos e botões de entrada mal projetados. Designs infantis Número excessivo de operações para se chegar a um local

56 Design de Interação Design é uma atividade prática e criativa, consiste em desenvolver um produto que agrade aos usuários.

57 Design de Interação Devemos entender o que o usuário espera que o produto faça. Coleta de requisitos com os usuários. Exemplo: o usuário deseja um site onde ele possa cadastrar uma agenda online, com base em um cadastro prévio e um login. Vamos fazer um esboço?

58 Design de Interação O design de interação possui 4 tarefas básicas
Identificar as necessidades e estabelecer requisitos Desenvolvendo designs alternativos Construindo versões interativas dos designs Avaliar os designs


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