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PublicouJoãovictor Vidal Alterado mais de 9 anos atrás
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Projeto de Interfaces Prof. Anderson Mine Fernandes
Coordenador Sistemas para Internet FAU Sócio Uniti Tecnologia de Informação Compra Canibal – Loja Oficial do Mundo Canibal
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IHC / IHM Interação ou Interface Humano Computador
Interface Homem Máquina Pra que serve? Desenvolvimento de sistemas eficientes e efetivos Um bom sistemas ou interface pode estimular o usuário, motivá-lo e até deixá-lo feliz
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Design de Interação Pra que serve?
Desenvolver sistemas interativos que provoquem respostas positivas por parte dos usuários. Aspectos afetivos Interfaces expressivas Frustração do usuário
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Aspectos Afetivos Produção de uma resposta emocional
Alegria, felicidade, tristeza, frustração Projetos de computadores que podem se comportar como humanos COG do MIT – programador para ter a inteligência e se comportar como um bebê de 2 anos.
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Interfaces Expressivas
Ligada ao design de interfaces afetivas Consiste em utilizar ícones expressivos ou elementos gráficos que podem transmitir estados emocionais
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Interfaces Expressivas
Uma vantagem da utilização de designs expressivos é que ele oferece um feedback tranquilizador ao usuário. Quanto mais eficaz for o uso das imagens, mais envolvente e agradável ele será (Mullet e Sano, 1995). No passado o IHC focava mais na usabilidade, e menos nas interfaces mais agradáveis.
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Interfaces Expressivas
Agente amigável de sistema
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Interfaces Expressivas
Agente amigável de sistema é um companheiro virtual, que pode deixar os usuários mais inexperientes mais a vontade com o uso do sistema. Ajuda a executar tarefas e tirar dúvidas.
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Interfaces Expressivas
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Interfaces Expressivas
Outras formas expressivas são os sons, que podem provocar respostas emocionais do usuário. O Windows possui sons diferentes para cada tarefa. O ICQ possuía um som interessante quando alguém lhe enviava uma mensagem.
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Frustração do Usuário Todas as pessoas já devem ter se sentido frustradas ao utilizar um computador ou sistema. Muitas vezes se sente indignado.
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Frustração do Usuário Aplicação não funciona ou falha
Sistema não faz o que o usuário deseja Quando as expectativas do usuário não são atendidas Quando as mensagens de erro são vagas, confusas Quando a aparência apresenta muitos defeitos de cor, ou é muito confusa
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Frustração do Usuário Quando um sistema não fornece informações suficientes que permitam o usuário saber o que fazer
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Exercício Vamos discutir:
Exemplos específicos de cada uma das categorias acima Frustra com dispositivos interativos Celular Tablets Notebooks Em ordem dos erros que lhe aborrecem menos Quais os piores?
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Frustração do Usuário A frustração é ligada normalmente a design mal feitos, pela falta ou inexistente do mesmo. Esses defeitos podem ser tão ruins, que o usuário pode abandonar a aplicação ou site. Vamos ver os clássicos causadores de frustrações.
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Frustração do Usuário Ilusão: quando as expectativas de um usuário não são atendidas e ele é apresentado a um display ilusionista.
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Frustração do Usuário Quando você clica em um link e descobre que ele não existe ou está em construção
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Frustração do Usuário Mensagens de erro: quando um sistema emite um erro que não deveria, o sistema deveria estar funcionando, ou quando emite um erro com uma mensagem não entendível pelo usuário.
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Frustração do Usuário Sobrecarga: fazer com que o usuário tenha de realizar vários updates ou manutenções excessivas. Fazer um site ou sistema que não funcionam em todos os navegadores.
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Frustração do Usuário Aparência: quando a aparência de um site é desagradável. Cheios de textos, imagens animadas, banners e música. Teclados e outros tipos e botões de entrada mal projetados. Designs infantis Número excessivo de operações para se chegar a um local
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Design de Interação Design é uma atividade prática e criativa, consiste em desenvolver um produto que agrade aos usuários.
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Design de Interação Devemos entender o que o usuário espera que o produto faça. Coleta de requisitos com os usuários. Exemplo: o usuário deseja um site onde ele possa cadastrar uma agenda online, com base em um cadastro prévio e um login. Vamos fazer um esboço?
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Design de Interação O design de interação possui 4 tarefas básicas
Identificar as necessidades e estabelecer requisitos Desenvolvendo designs alternativos Construindo versões interativas dos designs Avaliar os designs
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