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Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1972 Doutorado: 2001 Prof. José Fernando Schlosser Centro.

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1 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola Conceito na Capes: 4 Início do Curso: Mestrado: 1972 Doutorado: 2001 Prof. José Fernando Schlosser Centro de Ciências Rurais Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-Graduação da UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA COMITÊ ASSESSOR DA PRPGP 09 e 10 de setembro de 2010

2 Pontos fortes do Programa Proposta do Programa adaptada às necessidades da área de estudo Programa inserido em região dotada de empresas fabricantes de equipamentos e entidades de ensino e pesquisa – Tecnológico Temática importante dentro do Plano Estratégico Nacional (Agricultura) Corpo docente estável e com poucas aposentadorias nos próximos dez anos. Comissões atuantes e critérios próprios bem adaptados (IPD e IPA) – Recredenciamento anual

3 Pontos fracos do Programa Inexistência de Curso de Graduação em Engenharia Agrícola na UFSM Programa multi-departamental (DER, FTS, DFS, DS, DEM, HDS). Metade dos DPs atua em outro programa Produção desequilibrada entre docentes e em quantidade e qualidade próxima ao limite do conceito MB, do Documento de área Baixa captação de recursos externos para pesquisa

4 Eixo 1 – Proposta do Programa Metas, Viabilidade, Ameaças MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prior. 1 a 5 Criar linha de pesquisa em Energia (Área) Docentes com histórico de produção Não conseguir mobilização Nenhuma2 Diminuir número de Linhas e projetos É possível juntar linhas e suprimir projetos Intransigência de docentes Nenhuma4 Manter equilíbrio entre as áreas de concentração Manter situação atual, política de programa Quebra do entendimento atual Nenhuma1 Renovar disciplinas, Adequar ementas e atualizar bibliografia Surgimento de novos temas Depende do trabalho individual Falta de motivação e mobilização Nenhuma3

5 Metas relativas ao Eixo 2 Corpo docente MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externasPrior. 1 a 5 Homogeneizar número de orientações por docente Aumentar pressão nos critérios Acomodação, falta de motivaçãoNenhuma1 Estimular a valorização das orientações em nível de mestrado Aumentar pressão nos critérios Estímulo pela orientação de pessoa experiente, falta de motivação para iniciação científica Pressão externa por vagas de doutorado 2 Renovação do Corpo docente, Membros externos Inserção de novos docentesAposentadorias e falta de produtividade dos novos Desmotivação para vir a UFSM 5 Manter motivação constante para a seleção e orientação Incentivo econômico e de cotas de bolsas Problemas internos da instituição, Excesso de trabalho Nenhuma1 Estimular a formação e treinamento em pós doutorado Elaborar projeto de programa e departamento com previsão de um cronograma de saídas Questões familiares, imobilidade natural Falta de contatos no exterior 4 Estimular a nucleação de docentes em grupos de pesquisa Manter política de ProgramaIndividualismo naturalNenhuma3 Oferta de duas disciplinas por docente/ano Aumentar pressão nos critérios Acomodação, excesso de trabalhoNenhuma2 DP – 2007200820092010 18 17

6 Metas relativas ao Eixo 3 Atividades de Pesquisa MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externasPrior. 1 a 5 Aumentar a capacidade de captação de recursos externos para pesquisa Incentivo à participação em editais externos Descrédito em editaisAlta competividade 1 Aumentar a quantidade de alunos titulados em relação ao corpo docente Diminuir o Tempo médio de titulação e melhorar a distribuição Docentes como permanentes em dois programas Pressão dos demais programas 3 Melhorar a distribuição de orientados entre os docentes Aumentar a pressão sobre os critérios Natureza pessoal, excesso de trabalho Nenhuma2 Melhorar a participação dos discentes na produção qualificada dos docentes Integração plena dos alunos nos grupos de pesquisa Falta de dedicação exclusiva dos discentes, tempo de retardo das publicações Nenhuma4 Número de projetos de pesquisa 2007200820092010 52816767↓

7 Metas relativas ao Eixo 4 Produção intelectual MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prior. 1 a 5 Aumentar o número de artigos publicados por docente Motivação, estímulo e financiamento de projetos Falta de produtividade de alguns docentes Pequeno número de revistas na área 1 Publicação de artigos dos docentes em revistas de melhor qualificação Motivação, melhoria dos projetos, financiamento, integração entre docentes Produção mais aplicada que básica Falta de opções de revistas qualificadas na área 2 Internacionalização da publicação da produção Pró-publicações Internacionais, Melhoria dos projetos, integração entre os docentes Produção mas aplicada que básica, Dificuldade com o idioma, Falta de intercâmbios Nenhuma3 Homogeneizar número de artigos publicados por docente acima do requerido Integração entre docentes, Motivação dos menos produtivos, aplicação de critérios Natureza humana, Dificuldades de relacionamento interpessoal, Falta de motivação Nenhuma4 Ser avaliado como Programa conceito 5 na Capes Todos os outros itens MB, menos produção intelectual Competitividade entre programas, Baixa produção do Programa Privilégio para instituições maiores, “Lobby” 5 Trabalhos completos em periódicos 2007200820092010 594270?

8 Eixo 5 – Atividades de formação Metas, Viabilidade, Ameaças MetaViabilidadeAmeaças Equilibrar o número de orientações em cinco por docente (2D = 3M) Aplicação de critérios, Política de ProgramaResistência de alguns docentes em orientar número médio, facilidade de outros em orientar Elevar o número de alunos de mestrado e reduzir os de doutorado Aplicação de critérios, Política de ProgramaDesestímulo para a orientação em mestrado, Falta de um Curso de graduação em Engenharia agrícola Titulação de mestrado em 24 meses, doutorado em 36 meses Aplicação de critérios, Política de ProgramaAproveitamento da bolsa, facilidade na concessão da prorrogação Manter equilíbrio de orientações entre as áreas Aplicação de critérios, Política de ProgramaDesequilíbrio no número de docentes orientadores Capacidade de formação2007200820092010 MESTRADO Número de discentes matriculados 38333132 Número de titulados 1613 6? DOUTORADO Número de discentes matriculados 39353645 Número de titulados 6666?

9 Eixo 6 Destino dos mestres e doutores egressos Situação dos egressosMestresDoutores Total de egressos264 (3)30 (2) Professores universitários, IFETs ou pesquisadores em institutos de pesquisa ou semelhantes 30%65% Participam de Programas de PG 50%68% Demais destinos relevantes dos egressos 16% (Funcionários) 4% (sócios) 35% (concursos)

10 Ambiente de trabalho satisfatório, sem grandes tensões entre docentes Grupo de apoio forte, Colegiado e comissões atuantes Satisfação geral com critérios do Programa Boa participação discente em Assembléias, com poder de deliberação Eixo 7 ANÁLISE DO AMBIENTE INTERNO SATISFAÇÃO INTERNA

11 Metas relativas ao Eixo 8 Infra-estrutura MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prior. 1 a 5 Melhorar infra- estrutura de Laboratórios de pesquisas Incentivar participação em projetos de agências de fomento Alta competitividade, descrédito, falta de agrupação Falta de financiamento para este fim específico 1 Criar Laboratório de Informática PAPGDificuldade orçamentária Ano eleitoral, indefinição 2 Melhorar salas, mini-auditório, secretaria PAPGDificuldade orçamentária Ano eleitoral, indefinição 2

12 Metas relativas ao Eixo 9 Inserção social MetaViabilidadeAmeaças internasAmeaças externas Prior. 1 a 5 Internacionalizar o Programa, recebendo alunos do exterior Divulgação do Programa no exterior Dificuldades com idioma, requisitos para a entrada, diferenças de clientela Divulgação1 Melhorar a divulgação de teses e dissertações Nova página webFalta de apoio institucionalNenhuma5 Proporcionar discussão sobre mestrado profissional Demanda reprimidaPrejuízo ao mestrado acadêmico Nenhuma3 Melhorar página webNovo secretário com conhecimento para a atualização Falta de apoio institucionalNenhuma4 Elaboração de produtos tecnológicos de promoção de teses e dissertações Abundantes experiências práticas na formação de RH Acomodação natural, falta de tradição Nenhuma2

13 Consolidação dos 9 eixos PRINCIPAIS METAS Manter o equilíbrio entre as áreas de concentração Equilibrar orientações entre os docentes Incrementar titulações entre docentes Aumentar e equilibrar produção intelectual por docente Melhorar infra-estrutura de laboratórios e do ambiente administrativo (salas de aula e secretaria).


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