A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paradigmas de Programação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paradigmas de Programação"— Transcrição da apresentação:

1 Paradigmas de Programação
Estudo dos Paradigmas de Programação

2 Introdução Os paradigmas de programação não são exclusivos, mas reflectem ênfases diferentes de linguagens de programadores. Muitas linguagens integram propriedades de mais de um paradigma.

3 Paradigmas de Programação
Os principais paradigmas, a considerar na nossa aula serão: Imperativo; Orientado a Objectos; Funcional; Lógico.

4 Paradigma Imperativo Apresenta programas centrados no conceito de um estado (modelado por variáveis) e acções (comandos), que o manipulam. E também denominado por paradigma procedual, por incluir subrotinas ou procedimentos como mecanismos de instrução. Foi o primeiro paradigma a surgir e é actualmente o dominante.

5 Modelo Computacional do Paradigma Imperativo
Entrada Programa Saída Estado

6 Paradigma Imperativo Vantagens:
Eficiência (usa o modelo de Von Neumann); Uso do modelo “natural” de aplicações do mundo real; É o paradigma dominante. Desvantagens: Relacionamento indireto entre E/S resulta em: Difícil legibilidade; Erros introduzidos durante manutenção; - Descrições demasiadamente operacionais; Basea-se no como e não no que.

7 Paradigma Orientado a Objectos
Não é um paradigma no sentido da palavra, é uma subclassificação do paradigma imperativo; A diferença reside na metodologia, quanto à concepção e modelagem do sistema; De maneira geral, uma aplicação é estruturada em módulos (classes) que agrupam um estado e operações (métodos) sobre eles. As classes podem ser usadas como tipos (cujos elementos são objetos).

8 Modelo Computacional do Paradigma Orientado a Objectos

9 Paradigma Orientado a Objectos
Vantagens: As mesmas a do paradigma imperativo; Classes estimulam projeto centrado em dados: modularidade, reusabilidade e extensibilidade Aceitação comercial crescente Desvantagens: Semelhantes às do paradigma imperativo, mas amenizadas pelas facilidades de estruturação

10 O Paradigma Funcional Os programas são funções que descrevem uma relação explícita e precisa entre E/S; O estilo é declarativo: - não há o conceito de estado; - nem comandos como atribuição; Conceitos sofisticados como polimorfismo, funções de alta ordem e avaliação sobre demanda; Aplicação: prototipação.

11 Modelo Computacional do Paradigma Funcional
Programa Entrada Saida

12 O Paradigma Funcional Vantagens:
Manipulação de programas mais simples: - Prova de propriedades; - Transformação (exemplo: otimização); Concorrência explorada de forma natural. Desvantagens : O mundo não é funcional; Implementações ineficientes; Mecanismos primitivos de E/S e formatação.

13 O Paradigma Lógico Programas são relações entre E/S;
Estilo declarativo, como no paradigma funcional; Na prática, inclui características imperativas, por questão de eficiência; Aplicações: sistemas especiais e banco de dados.

14 Modelo Computacional do Paradigma Lógico
Saída Entrada Programa

15 O Paradigma Lógico Vantagens:
Em princípio, todos paradigmas declarativos, permitem concepção da aplicação em um alto nível de abstração (através de associações entre E/S). Desvantagens: Linguagens usualmente não possuem tipos, nem são de alta ordem.

16 FIM


Carregar ppt "Paradigmas de Programação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google