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0 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL
PARTE II O INDIVÍDUO CAPÍTULO 2 FUNDAMENTOS DO COMPORTAMENTO INDIVIDUAL

1 Depois de ler este capítulo, você será capaz de:
OBJETIVOS DO APRENDIZADO Depois de ler este capítulo, você será capaz de: Definir as principais características biográficas. Identificar dois tipos de habilidade. Moldar o comportamento dos outros. Distinguir os quatro programas de reforço. Esclarecer o papel da punição no processo de aprendizado. Praticar a auto-administração. © 2006 by Pearson Education

2 CARACTERÍSTICAS BIOGRÁFICAS
Características pessoais — tais como idade, sexo e estado civil — que são objetivas e facilmente obtidas nos registros pessoais dos funcionários. © 2006 by Pearson Education

3 HABILIDADES A capacidade de um indivíduo para desempenhar as diversas tarefas de uma função. © 2006 by Pearson Education

4 Habilidade intelectual
Habilidades intelectuais Habilidade intelectual É aquela necessária para o desempenho de atividades mentais. © 2006 by Pearson Education

5 Visualização espacial Memória
QUADRO 2-1 Dimensões da habilidade intelectual Aptidão para números Compreensão verbal Rapidez de percepção Raciocínio indutivo Raciocínio dedutivo Visualização espacial Memória © 2006 by Pearson Education

6 Habilidade física Habilidades físicas
É aquela necessária para a realização de tarefas que exigem resistência, destreza manual, força nas pernas ou talentos semelhantes. © 2006 by Pearson Education

7 Fatores de flexibilidade
QUADRO 2-2 Nove habilidades físicas básicas Fatores de força 1. Força dinâmica 2. Força no tronco 3. Força estática 4. Força explosiva Fatores de flexibilidade 5. Flexibilidade de extensão 6. Flexibilidade dinâmica Outros fatores 7. Coordenação motora 8. Equilíbrio 9. Resistência Fonte: Adaptado de HRMagazine, publicada pela Society for Human Resource Management, Alexandria. © 2006 by Pearson Education

8 Habilidades do funcionário
Adequação entre o trabalho e a habilidade Adequação entre o trabalho e a habilidade Habilidades do funcionário Requisitos da tarefa © 2006 by Pearson Education

9 APRENDIZAGEM Qualquer mudança relativamente permanente no comportamento que ocorre como resultado de uma experiência. APRENDIZAGEM: Envolve mudança. É relativamente permanente. É adquirida por meio da experiência. © 2006 by Pearson Education

10 Condicionamento clássico
Teorias de aprendizagem Condicionamento clássico Um tipo de condicionamento no qual um indivíduo responde a algum estímulo que originalmente não produziria tal resposta. Conceitos básicos: Estímulo não-condicionado. Resposta não-condicionada. Estímulo condicionado. Resposta condicionada. © 2006 by Pearson Education

11 QUADRO 2-3 O lado oculto, por Gary Larson
Fonte: The far side® by Gary Larson. Copyright 1993 by Far Works, Inc. Reproduzido com autorização. Todos os direitos reservados. © 2006 by Pearson Education

12 Condicionamento operante
Teorias de aprendizagem Condicionamento operante Um tipo de condicionamento em que um comportamento voluntário desejável conduz a uma recompensa ou evita uma punição. Conceitos básicos: Comportamento reflexivo ou não-aprendido. Comportamento voluntário ou aprendido. Reforço. © 2006 by Pearson Education

13 Aprendizagem social Teorias de aprendizagem
As pessoas podem aprender tanto pela observação como pela experiência. Conceitos básicos: Processos de atenção. Processos de retenção. Processos de reprodução motora. Processos de reforço. © 2006 by Pearson Education

14 Modelagem do comportamento
Modelagem: uma ferramenta gerencial Modelagem do comportamento Reforço sistemático de cada um dos passos que conduzem o indivíduo para a resposta desejada. Conceitos básicos: É necessário algum tipo de reforço para mudar o comportamento. Alguns tipos de recompensa são mais efetivos. A rapidez do aprendizado e a permanência de seus efeitos serão determinados pelo momento do reforço. © 2006 by Pearson Education

15 Reforço positivo Reforço negativo Punição Extinção Tipos de reforço
Recompensa pelo comportamento desejado. Reforço negativo Eliminação de uma consequência desagradável quando ocorre o comportamento desejado. Punição Consiste em causar uma condição desagradável na tentativa de eliminar um comportamento indesejado. Extinção Suspensão de um reforço para extinguir um comportamento. © 2006 by Pearson Education

16 Reforço contínuo Reforço intermitente Esquemas de reforço
Um comportamento desejável é reforçado todas as vezes em que se manifesta. Reforço intermitente Um comportamento desejável recebe reforço para que continue a se repetir, mas não o recebe todas as vezes em que ocorre. © 2006 by Pearson Education

17 Intervalo-fixo Intervalo-variável Esquemas de reforço
As recompensas são espaçadas em intervalos de tempo uniformes. Intervalo-variável As recompensas são espaçadas no tempo de maneira imprevisível. © 2006 by Pearson Education

18 Proporcional-variável
Esquemas de reforço Proporcional-fixo As recompensas são dadas após um número fixo ou constante de respostas. Proporcional-variável As recompensas variam de acordo com o comportamento do indivíduo. © 2006 by Pearson Education

19 QUADRO 2-4 Esquemas de reforço
© 2006 by Pearson Education

20 QUADRO 2-5 Esquemas de reforço intermitente (continua)
© 2006 by Pearson Education

21 QUADRO 2-5 Esquemas de reforço intermitente (continuação)
© 2006 by Pearson Education

22 OB Mod Modificação de comportamento
A aplicação dos conceitos de reforço para os indivíduos dentro do ambiente de trabalho. Modelo de resolução de problemas em cinco passos: Identificação dos comportamentos críticos. Desenvolvimento dos dados básicos. Identificação das conseqüências dos comportamentos. Desenvolvimento e implementação de uma estratégia de intervenção. Avaliação da melhoria do comportamento. © 2006 by Pearson Education

23 Enquadramento de funcionários
Aplicações específicas na empresa Substituição da remuneração da ausência por doença por um plano de recompensa por freqüência Reduz o absenteísmo recompensando a presença, e não a ausência. Enquadramento de funcionários O uso de punições pode ser contraprodutivo. Desenvolvimento de programas de treinamento Os métodos de modificação de comportamento aumentam a eficácia desses programas. Autogestão Reduz a necessidade de controle externo. © 2006 by Pearson Education


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