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ROMANTISMO / ROMANTISMO EM PORTUGAL
Material de Literatura Prof. HIDER OLIVEIRA
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APRESENTAÇÃO Surgiu na Europa, no século XVIII, porém só foi introduzido em Portugal e no Brasil no século seguinte; Marco inicial da literatura portuguesa: a obra CAMÕES, de Almeida Garrett, em 1825; Marco inicial da literatura brasileira: a obra SUSPIROS POÉTICOS E SAUDADE, de Gonçalves de Magalhães, em 1836.
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CONTEXTO HISTÓRICO Revolução Industrial, com a ascensão da burguesia – sec. XVIII; Isso desencadeou o surgimento de autores contrários aos valores do campo, ou seja, do Arcadismo; Essas mudanças receberam impulso quando chegaram à França, com o apoio da Revolução Francesa; Revolução Constitucionalista do Porto (1820); No Brasil, a Independência.
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CARACTERÍSTICAS Oposição aos parâmetros anteriores;
Individualismo (egocentrismo e subjetivismo); Liberdade de expressão; Nacionalismo; Sentimentalismo exagerado; Natureza como acompanhamento do estado de espírito; Escapismo; Pessimismo; Idealização do amor e da mulher.
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ALMEIDA GARRETT Desenvolveu várias obras literárias e muitas campanhas em prol da cultura e do teatro português; Linguagem simples e direta; Dinâmica ágil; Exploração do nacionalismo e do folclore; Envolvimento sentimental; Rigor formal; Sentimento do trágico (teatro); Alusão à mitologia clássica.
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Ai, Helena! Ai, Helena!, de amante e de esposo Já o nome te faz suspirar, Já tua alma singela pressente Esse fogo de amor delicioso Que primeiro nos faz palpitar! ... Oh!, não vás, donzelinha inocente, Não te vás a esse engano entregar: E amor que te ilude e te mente, É amor que te há-de matar! Quando o Sol nestes montes desertos Deixa a luz derradeira apagar, Com as trevas da noite que espanta Vêm os anjos do Inferno encobertos A sua vítima incauta afagar. Doce é a voz que adormece e quebranta, Mas a mão do traidor ...faz gelar. Treme, foge do amor que te encanta, É amor que te há-de matar.
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CAMILO CASTELO BRANCO Amor trágico;
Transformações das personagens por amor; Recolhimento; Gestos impensados e dramáticos; Ironia ao Realismo emergente; Vocabulário rico, com domínio da linguagem.
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A maior dor humana Que imensas agonias se formaram sob os olhos de Deus! Sinistra hora em que o homem surgiu! Que negra aurora, que amargas condições o escravizaram! As mãos, que um filho amado amortalharam, erguidas buscam Deus. A Fé implora... E o céu, que respondeu? As mãos baixaram para abraçar a filha morta agora. Depois um pai em trevas vai sonhando, e apalpa as sombras deles onde os viu nascer, florir, morrer! Desastre infando! Ao teu abismo, pai, não vão confortos... És coração que a dor empederniu, sepulcro vivo de dois filhos mortos.
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EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO
PÁGS. 304 E 305 CADERNO DE ATIVIDADES
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