A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio de Matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio de Matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio de Matemática
Aline Silva De Bona PPGIE – Disciplina: Teleducação – Prof. Liane Tarouco

2 Necessidades da Área: Educação Matemática Temas: Avaliação e Tecnologias Digitais
Novo instrumento de avaliação do aprendizado de Matemática Apontamentos do contexto escolhido pelos estudantes: as tecnologias digitais Objetivo: Mobilizar o aprender a aprender matemática som vídeo  Matemática Internet Computador Colaboração

3

4

5 Tecnologias Digitais e Subsídios Teóricos:
Texto Web: Ead em rede Html Multimídia e Cognição (imagens) Interatividade e “Revisão” (Hotpotatoes) Usabilidade (Design) Mapas Conceituais e aprendizagem significativa Vídeos Educacionais e áudio Exe e Wink (tutorial) Autoria na Internet Vídeo Conferência e Vídeo em Página Web- Interatividade – autoria colaborativa Usabilidade: versão pdf para o texto e para os mapas conceituais; os links são claramente identificados; tamanho do vídeo. Interatividade: hotpotatoes como revisão retomada; Mapas conceituais para interação com links. A ideia é que o recurso pudesse oferecer esse mecanismo, para que um usuário sem conhecimentos técnicos de informática pudesse facilmente escolher algumas opções da interface.

6 http://www. edutec. net/Textos/Self/EDTECH/softEAD
Critério de avaliação da interface de software para EAD com Usabilidade “usados”: Usuários Facilidade de uso e manuseio, incluindo opções para interatividade, orientação, uso do mouse, menus, janelas, ajuda online, etc. Capacidade de lidar com monitores de diferentes tipos de resolução e número de cores. Documentação correta e de excelente qualidade, tanto em termos técnicos como de apresentação visual e comunicação, escrita em termos e com exemplos relacionados ao campo de aplicação. Princípio de Mayer: Palavras e Imagens, Repetir e informação Essencial, Estudos de Caso/Histórias para aprender, Feedback é momento de aprender, Animar o conteúdo, Falar e demonstrar ao mesmo tempo. Licença de Uso não comercial das imagens, áudios, ícones, trailer, do Tipo Creative Commons 3.0.

7 Estratégias Pedagógicas
Mobilizar o leitor (professor e estudante), ou seja, chamar sua atenção (Gagné): com lupa, imagens de fotos e vídeos explicativos – curtos e longos. Linguagem acessível tanto de matemática, quando pedagógico e técnica da informática, mas com embasamento teórico correto dos temas explorados: avaliação e tecnologias digitais como recurso para aprender a aprender matemática.

8 Os estudantes devem saber qual o propósito do material (Gagné), e sua finalidade podendo explorar de acordo com sua curiosidade (Piaget). A diversidades de iDerives permite que o estudante investigue e pesquise o conteúdo do tutorial sem a necessidade de seguir um roteiro linear de pensamento (Piaget e Lévy). A aprendizagem ocorre (é significativa) quando o estudante explora o material, faz as atividades de acordo com seus pré-requisitos, faz uso das “ajudas” e recebe feedback, produz seu texto próprio ao desejar fazer uso do Portfólio de Matemática em sua aula, e consegue expor suas ideias e reflexões de forma colaborativa com os estudantes (em construção no curso de extensão),além de se conceber um profissional em permanente “caminhada”. + Estudante Aprender a aprender + Material

9 Considerações Finais:
O tutorial exe tem a finalidade de explicar o que é e como se trabalha com os Portfólios de Matemática ao professores de matemática e demais interessados por meio de diferentes iDerives, como: texto, questões, hotpotates, video, som, wink, links de objetos e materiais. Além de exemplificar o trabalho com este instrumento de avaliação, e os diferentes recursos digitais atrativos aos estudantes da escola básica como contexto da matemática. Material utilizado num curso de extensão EAD – Formação Continuada de Professores de Matemática da Escola Básica Municipal em Osório, com 30 professores presentes durante 5 encontros, com encontros de Chat e construção de artigo colaborativo.

10 “Sora ando assim...mas no computador” (conversa por msn)

11 Link do Tutorial Final: http://matematicalegre. pbworks
Link do Tutorial Final: Muito Obrigada!


Carregar ppt "Portfólio de Matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google