A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ÁGUAS CONTINENTAIS ÁGUA SUBTERRÂNEA ÁGUA que se infiltra e é levada através do solo até a zona saturada, onde a água preenche todos os espaços entre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ÁGUAS CONTINENTAIS ÁGUA SUBTERRÂNEA ÁGUA que se infiltra e é levada através do solo até a zona saturada, onde a água preenche todos os espaços entre."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 ÁGUAS CONTINENTAIS

4 ÁGUA SUBTERRÂNEA ÁGUA que se infiltra e é levada através do solo até a zona saturada, onde a água preenche todos os espaços entre as partículas do solo e das rochas formando o manancial de água subterrânea. A superfície dessa zona saturada é conhecida como nível ou lençol freático.

5

6 Águas continentais de superfície
As águas de precipitação que escoam sobre a superfície terrestre formam pequenos córregos que se avolumam, dando origem a um rio.

7 O TRABALHO DOS RIOS A morfologia de um rio e sua dinâmica dependem de diversos fatores: Topografia (declividade do terreno) Regime pluvial da área de drenagem Tipo de rochas (substrato) Processos erosivos

8 O TRABALHO DOS RIOS A morfologia de um rio e sua dinâmica dependem de diversos fatores: Topografia (declividade do terreno) Regime pluvial da área de drenagem Tipo de rochas (substrato) Processos erosivos

9 O TRABALHO DOS RIOS A morfologia de um rio e sua dinâmica dependem de diversos fatores: DELTAS - Ao desembocar no mar ou lago o rio deposita grande massa de detritos trazidos em suspensão; - Não havendo correntes marinhas que transportem estes detritos trazidos, forma-se um cone de sedimentação que avança lentamente mar adentro.

10 DELTA DO NILO

11 DELTA DE Okavango (Botswana)

12 DELTA DO AMAZONAS

13 SISTEMA FLUVIAL Os depósitos fluviais são constituídos por sedimentos que se acumulam a partir da atividade erosiva. Reconhece-se três tipos de canais fluviais: Padrão meandrante Padrão retilíneo Padrão anastomosado

14 SISTEMA FLUVIAL Os depósitos fluviais são constituídos por sedimentos que se acumulam a partir da atividade erosiva. Reconhece-se três tipos de canais fluviais: Padrão meandrante Padrão retilíneo Padrão anastomosado

15 VALE E ESTRUTURA FLUVIAL

16 VALE E ESTRUTURA FLUVIAL

17

18

19

20

21

22

23

24

25 a) Hemisfério do Sul, Est S Paulo b) Variações de latitude e longitude. Rio, Altitude... c) Rio de Planície, Meandrante.

26 1 - Planalto das Guianas 2 - Terra firme 3 - Tesos e várzeas 4 - Planalto Central O rio corre no centro de uma bacia hidrográfica em planície sedimentar e concentra inúmeros afluentes em ambas as margens.

27


Carregar ppt "ÁGUAS CONTINENTAIS ÁGUA SUBTERRÂNEA ÁGUA que se infiltra e é levada através do solo até a zona saturada, onde a água preenche todos os espaços entre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google