A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud. Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud. Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud."— Transcrição da apresentação:

1

2 Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud

3

4 Objetivo Ajudar a comunidade escolar a avaliar e se engajar na luta pela melhoria da qualidade da educação.

5 À quem se destina Comunidade Escolar Profissionais da escola, alunos, pais, conselheiros, gestores, associações, universidades e outras organizações interessadas e diretamente envolvidas com os problemas da escola e sua melhoria.

6 O que é qualidade na educação?

7 Estratégia de elaboração do material
Constituição de Grupo Técnico e realização de oficina. Construção de proposta preliminar. Teste piloto em 14 escolas situadas nas 5 regiões do país. Oficina para discussão dos resultados e adequação do instrumental, agregando escolas e redes que participaram do teste.

8 Grupo Técnico: Campanha Nacional pelo Direito a Educação – CENPEC – CNTE – CONSED - Fundação Abrinq – Fundescola – IBGE - Instituto Pólis – IPEA – Undime – Uncme – Caise, Seif e Seesp/ MEC -Ceale/UFMG - Cedac - Ceel/UFPE - Cefortec/UEPG - Centro de Cultura Luiz Freire - Cform/UnB - Fundação Victor Civita - Instituto Avisa Lá - Instituto Ayrton Senna - Instituto Paulo Freire - Projeto Chapada

9 O conceito de qualidade na educação

10 As Dimensões da Qualidade
Ambiente Educativo Prática Pedagógica e Avaliação Ensino e Aprendizagem da Leitura e da Escrita Gestão Escolar Democrática Formação e Condições de Trabalho dos Profissionais da Escola Espaço Físico Escolar Acesso e Permanência dos Alunos na Escola

11 Os indicadores estão distribuídos nas dimensões
Dimensão 1 Dimensão 2 Dimensão 3 Indicador 1 Indicador 2 Indicador 3 Etc. Indicador 1 Indicador 2 Indicador 3 Etc. Indicador 1 Indicador 2 Indicador 3 Etc.

12 Metodologia de uso

13 ETAPA 1 Preparação da avaliação e planejamento participativos Formação de um grupo para coordenação do processo. Leitura e estudo da publicação Indicadores da Qualidade na Educação e do regulamento do Programa Ação na Escola.

14 ETAPA 2 A mobilização da comunidade escolar

15 Quem compõe a comunidade escolar
Famílias Alunos Professores Diretores Supervisores e coordenadores Instâncias colegiadas Instituições que trabalham com as escolas Técnicos da Secretaria de Educação Lideranças comunitárias

16 A mobilização da comunidade escolar
Usar a criatividade: Carta para os pais. Faixa na frente da escola. Divulgação no jornal ou rádio local. Discussão da proposta em sala de aula. Divulgação em associações comunitárias locais.

17

18 ETAPA 3 A avaliação participativa – o grande dia Duração aproximada: meio período. Recepção dos participantes, apresentação dos objetivos da iniciativa e dos procedimentos de trabalho.

19 A avaliação é realizada em grupos
São constituídos sete grupos, cada um avalia uma das sete dimensões. Representativos e heterogêneos: cada grupo deve ter representantes de todos os segmentos da comunidade escolar.

20

21 dimensões indicadores perguntas
Estrutura dimensões indicadores perguntas

22

23 Avaliação dos indicadores e perguntas
As perguntas vinculadas a cada um dos indicadores se referem a práticas, atitudes ou situações que os qualificam. O resultado da avaliação é expresso por meio de cores: Caso o grupo avalie que essas práticas, atitudes ou situações estão consolidadas na escola, deverá atribuir-lhes cor verde, pois podem ser consideradas boas. O instrumental deixa claro que, neste caso, a escola está num bom caminho no constante processo de melhoria da qualidade. Se, na escola, essas atitudes, práticas ou situações ocorrem, mas não podem ser consideradas recorrentes ou consolidadas, o grupo lhes atribuirá cor amarela. Elas merecem cuidado e atenção. Caso o grupo avalie que, na escola, essas atitudes, situações ou práticas são inexistentes ou quase inexistentes, irá atribuir-lhes cor vermelha, pois exigem intervenção imediata.

24

25

26

27 Cada grupo deve escolher um coordenador e um relator
O coordenador cuidará para que todas as perguntas sejam respondidas no tempo previsto, buscando chegar a consensos sobre a situação da escola em relação aos indicadores ou identificando as opiniões conflitantes quando não for possível chegar a um consenso. Terá também a responsabilidade de garantir que todos se coloquem e que a metodologia seja cumprida. O relator será responsável por tomar nota e expor na plenária o resultado da discussão do grupo.

28

29 Cuidados com a avaliação
Preparar os coordenadores e professores para não induzir a avaliação e atribuição de cores. A avaliação / atribuição de cores dos indicadores e perguntas é coletiva, ou seja, exige debate. Estimular a participação de todos, especialmente dos estudantes. Reconhecer o conflito como parte integrante do processo democrático. Para as questões e indicadores nas quais não se chegue a um consenso de avaliação, pode-se optar pela utilização de duas cores, representando assim as divergências.

30 Plenária Apresentação das avaliações de cada grupo.
Nova discussão dos indicadores avaliados, se for considerado necessário. Acordo de prioridades para a escola na melhoria da qualidade de sua educação.

31

32

33 ETAPA 4 Elaboração do Plano de Ação
O Plano de Ação é uma etapa fundamental do trabalho. Estratégias distintas podem ser usadas de acordo com as escolas: Nova mobilização da totalidade da comunidade escolar. Criação de comissão específica. Responsabilização do Conselho Escolar. Outras idéias.

34

35 Sugestão: Utilizar os indicadores produzidos pelos órgãos oficiais como referência no processo de avaliação e elaboração do plano de ação.

36 Exercício em grupo Objetivos: Vivenciar a metodologia do instrumental.
Explicitar dúvidas. Orientações: Divisão de grupos por dimensões. Simulação da avaliação com definição de identidades (professor, aluno, pai/ mãe, funcionário) e escolha de coordenador e relator. Atribuição de cores às perguntas e indicadores. Apresentação à plenária das situações vividas. Tempo: quarenta minutos para o exercício e mais 5 minutos para cada grupo expor suas questões à plenária.

37 Exercício em grupo Relatos: Resumo dimensão / indicadores avaliados. Dificuldades e facilidades. Houve debate? Como foi o processo de atribuição de cores? Como foi o processo de chegar em consensos? Apareceram conflitos? Se sim, como foram tratados?

38

39

40

41 Regularidade do uso A continuidade no uso reforça o sentido da avaliação: identificar o que é preciso melhorar, reconhecer o que vai indo bem, refletir sobre o que está sendo realizado. O uso periódico aumenta o conhecimento sobre a escola. Recomendação: uso anual.

42 Monitoramento Importância de se monitorar a implementação do plano de ação. Dar devolutivas para a comunidade escolar dos resultados alcançados.

43 Foco no ensino fundamental
O material foi elaborado para ser usado por escolas de ensino fundamental. Entretanto, também pode ser usado por escolas de educação infantil e ensino médio, desde que seja feita uma adequação dos indicadores e das perguntas conforme as necessidades específicas desses níveis de ensino.

44 A informação é da escola!
Nenhuma informação produzida nesta avaliação será divulgada publicamente ou utilizada em rankings ou para comparação entre as escolas. As avaliações de cada escola são subjetivas e dependem do grau de criticidade, da capacidade avaliativa, da compreensão dos processos vivenciados por cada escola. Ou seja, cada avaliação é uma avaliação e não há como comparar o desempenho das escolas as tendo como base.

45 Pode ser usado como um instrumento de gestão
Meio de conhecer as escolas e suas especificidades. Fornece informações para definir prioridades de investimentos. Contribui para a (re)elaboração do projeto político- pedagógico.

46 Destaques do material Desenvolve a capacidade de percepção, análise e proposição das comunidades escolares. Fornece um painel detalhado da situação da escola em relação às múltiplas dimensões do processo educativo. Possibilita a fala de segmentos da comunidade escolar que, muitas vezes, não tem espaço para dar suas opiniões. Facilita a construção de consensos e a identificação de conflitos entre diferentes segmentos da comunidade escolar.

47 Destaques do material Responsabiliza os diferentes segmentos da comunidade escolar pela qualidade da educação e a direciona para a realização de ações pela melhoria dessa qualidade. Favorece a revisão/ atualização do Projeto Político Pedagógico. Legitima, qualifica e fortalece as demandas da escola perante o poder público. Secretarias podem e devem apoiar o uso dos indicadores mas sempre a partir da ótica das escolas.

48 Download do instrumental disponível em:


Carregar ppt "Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud. Ação Educativa Unicef Inep / MEC Pnud."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google