A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira

2 Objetivos Gerais Explicar as demandas diversificadas do mundo atual, em âmbito global e suas implicações para a educação; Identificar as demandas locais sobre a escola, articulando-as com sua função social. Reconhecer as transformações da escola ao longo da história; Compreender a função social da escola;

3 Unidade 1 Por que é importante conhecer o papel da escola no mundo contemporâneo? A que necessidades sociais e pessoais a escola atende? Para que serve a escola? Como a escola responde a esses necessidades?

4 Escola – instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado.
Tem como papel, contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualifica-la para o trabalho, como definem a Constituição e a LDB. No Brasil, desde o começo de nossa história, temos a forte tradição de uma escola para poucos. Essa situação começaria a mudar já no século XX, depois da Proclamação da República.

5 Por muito tempo a escola exerceu uma função social excludente: a escola apenas atendia uma pequena parcela – a camada mais rica da população. Nas últimas décadas, o esforço do poder público tem-se concentrado na expansão da escolaridade obrigatória para todas as crianças , estando hoje o acesso do ensino fundamental praticamente universalizado A escola brasileira, todavia, ainda enfrenta muitos problemas relativos à qualidade.

6 Como surgiu a escola?

7 Há cerca de 200 anos, foi que a escola passou a ser compreendida como uma instituição importante.
No Brasil os primeiros educadores foram os jesuítas – muito improviso na educação e a oferta de matrículas era precária. A educação pública e gratuita, resultante da iniciativa do estado, é uma conquista da República, século XX.

8 Somente a partir dos anos 20 e 30, que as reformas educacionais aconteceram no Brasil. Por trás desse iniciativas de mudanças estavam os educadores como Anísio Teixeira, Fernando de Azevedo e Lourenço Filho. Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova – educação pública e gratuita para todos os cidadãos brasileiros.

9 Por que é importante conhecer a legislação educacional?

10 Por que é importante conhecer a legislação educacional?
A reflexão sobre a função social da escola nos remete tanto à Constituição como à LDB. E porque isso? Porque os fins da educação brasileira estão definidos nestas duas leis. Na Constituição estão expressos as principais determinações gerais sobre educação (capítulo III, seção I, artigo 205 a 214). A LDB complementa a Constituição, reiterando os dispositivos constitucionais em seus títulos introdutórios(Da Educação, Dos Princípios e Fins da Educação Nacional e do Direito à Educação e do Dever de Educar - artigos 1º a 5º), definido as principais orientações para a organização da educação nacional e para a educação escolar em seus diferentes níveis.

11 Unidade 2 Como fica a escola na sociedade do conhecimento?

12 Já não cabe à escola apenas ensinar, uma vez que o conhecimento é armazenado e transmitido facilmente em rede. Nesse cenário, a escola é chamada a incorporar os avanços advindos das novas tecnologias, sem perder de vista a sua especificidade: apresentar às novas gerações as formas de convivência que tornam possível a cidadania e o pleno desenvolvimento do ser humano. j Assim, ao lado de “aprender a conhecer”, espera-se que a educação torne possível outras aprendizagens, como “aprender a fazer”, “aprender a conviver” e “aprender a ser”.

13 Os quatro pilares da educação
CONVIVER

14 Aprender a Ser Contribuir para o desenvolvimento total da pessoa:
espírito e corpo Inteligência Sensibilidade Capacidade para se comunicar Aprender a elaborar pensamentos autônomos e críticos e formular seus próprios juízos de valor.

15 Aprender a Fazer Competências que tornem a pessoa apta a enfrentar variadas situações e trabalhar em equipe.aprender a fazer envolve, assim, o âmbito das diferentes experiências sociais no trabalho.

16 Aprender Conhecer Significa não tanto a aquisição de um vasto repertorio de saber, mas o domínio dos próprios instrumentos de conhecimento. Supõe aprender a aprender, exercitando os processos e habilidades cognitivas: atenção, memória e o pensamento mais complexo (comparação, análise, argumentação, avaliação, crítica)

17 Aprender a Conviver Quer dizer tanto a direção da descoberta progressiva do outro e da interdependência do outro, quanto a participação em projetos comuns.

18 Unidade 3 O que a escola tem a ver com a democracia?

19 Unidade 4 Como a Escola e a Comunidade se Articulam?

20 Unidade 5 Escola e cultura: que tipo de relação é esta?

21 Unidade 5 Escola e cultura: que tipo de relação é esta?
O que pode ser chamado de cultura? Há uma única cultura no interior de uma sociedade? Como a escola se relaciona com a cultura? Pode-se falar de uma cultura de uma cidade ou de um bairro? E de uma cultura escolar?

22 Cultura Diz respeito a todo modo de vida de uma sociedade, e se refere à forma como as pessoas e os grupos sociais produzem sua própria existência a partir das influências que recebem.

23 Cultura escolar O ensino nas aulas, as relações entre alunos, pais, professores e direção, os projetos desenvolvidos, os eventos promovidos pela escola, as ações rotineiras, tudo isso, entre outros, favorecem à criação de formas e espaços para construção da cultura escolar.


Carregar ppt "MÓDULO I Como articular a função social da escola com as especificidades e as demandas da comunidade? Sonia Terezinha de Souza Penin Sofia Lerche Vieira."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google