A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Relembrando a litosfera

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Relembrando a litosfera"— Transcrição da apresentação:

1 Relembrando a litosfera
Prof. Tiago Rodrigues (Geografia)

2 LITOSFERA Fonte:

3 LITOSFERA Fonte:

4 LITOSFERA A litosfera, portanto, compreende a camada rochosa (sólida) da superfície terrestre; É também conhecida por crosta terrestre; A litosfera abrange desde o manto superior (camada “magmática”, de rocha derretida) até o “piso” continental e oceânico;

5 TIPOS DE ROCHAS A crosta terrestre é formada por centenas de rochas. As categorias ou tipos de rochas, são: Magmáticas Sedimentares Metamórficas

6 ROCHAS MAGMÁTICAS São as rochas originadas do resfriamento do magma (originadas do manto superior); Existem dois tipos: cristalinas: ocorrem abaixo da superfície terrestre; Vulcânicas: ocorrem sobre a superfície terrestre. As concentrações desse tipo de rochas são chamadas de escudos. São fontes de minerais, tais como o ferro, o manganês, o alumínio, o potássio etc.

7 ROCHAS MAGMÁTICAS Granito Basalto
Fonte:

8 ROCHAS SEDIMENTARES São rochas originadas da deposição de sedimentos;
São formadas por camadas constituídas de sedimentos de outras rochas e/ou de sedimentos orgânicos (vegetais e animais); As concentrações desse tipo de rochas são chamadas de bacias sedimentares. Nelas podemos encontrar importantes produtos energéticos, como o carvão mineral e o petróleo (fósseis);

9 ROCHAS SEDIMENTARES constituída de sedimentos, que são as inúmeras partículas de rocha, lama, matéria orgânica, podendo até mesmo possuir em sua composição restos corpóreos de vegetais e animais. Fonte:

10 ROCHAS METAMÓRFICAS Se originaram da transformação de outras rochas;
Os principais fatores transformadores são químicos (temperatura) e físicos (pressão); Exemplos: quartizito, ardósia, gnaisse etc.; Por “misturarem” as rochas, principalmente as magmáticas, elas também podem ser fontes de recursos minerais metálicos.

11 ROCHAS METAMÓRFICAS Fonte:

12 A CONSTRUÇÃO DO RELEVO O relevo constitui no modelado da organização dessas rochas na superfície terrestre; As forças naturais que modelam (ou “desenham”) o relevo, são: Internos (vulcanismo, tectonismo/terremotos); Externos (vento, chuva, mar, rios). Cada lugar concentra determinado(s) tipo(s) de rocha(s). Por esta razão, temos diferentes formas de relevo, pois as rochas reagem de acordo com sua composição.

13 TIPOS DE RELEVO Montanha Planalto
Agente formador: vulcanismo, tectonismo; Tipos de rocha: sedimentares, magmáticas; Característica: forma cônica ou pontiaguda. Planalto Agente formador: erosão (chuva, vento, temperatura); Tipos de rocha: magmáticas (cristalinas) e sedimentares; Característica: topo do plano ou ondulado.

14 TIPOS DE RELEVO Planície Depressão Agente formador: sedimentação;
Tipos de rocha: sedimentares, magmáticas (cristalinas); Característica: formação mais recente de pontos sedimentares. Depressão Agente formador: erosão (chuva, vento, temperatura); Tipos de rocha: sedimentares e magmáticas (cristalinas); Característica: áreas mais baixas do que os terrenos ao redor, em razão do intenso desgaste.

15 Fonte: http://3. bp. blogspot

16 OLHANDO PARA O BRASIL Fonte: Colégio Objetivo

17 RELEVO BRASILEIRO As principais formas de relevo que podemos encontrar no Brasil, são os planaltos, planícies e depressões; Tais formas de relevo podem ter como base as rochas magmáticas e sedimentares; As forças naturais, tais como o intemperismo (vento, chuva, temperatura) e a acomodação ou águas correntes, atuam como modeladoras do relevo; As terras brasileiras são estáveis, pois estão fora da área de encontro de placas tectônicas.


Carregar ppt "Relembrando a litosfera"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google