A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DEFINIÇÕES.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DEFINIÇÕES."— Transcrição da apresentação:

1 DEFINIÇÕES

2 Raças A raça é um conceito que obedece diversos parâmetros para categorizar diferentes populações de uma mesma espécie biológica desde suas características genéticas

3 Espécie: Homo sapiens. Diferentes aspectos morfológicos. Definição: população mais ou menos isolada, que diferencia das outras populações da mesma espécie pela freqüência de características hereditárias. Mecanismo para raciação (formação de raças): isolamento, mutação, relação natural e social. Realidade problemática: isolamento relativo, não absoluto da humanidade. Miscigenação. Várias classes de raças. Tronco raciais / maiores: mongolóide (amarelos), caucasóide (brancos) e negróide (negros). Nenhuma raça humana é pura.

4 Povo Definição: é o conjunto de pessoas que se identificam pela língua costumes, tradições e por uma história em comum. Tipos: judeus, ciganos, alemães, etc.

5 Nação Definição: é entendida como Estado-nação ou país, ou seja, agrupamento de pessoas (povo) que vivem num certo território, tendo leis e governos próprios. Existem povos diferentes vivendo num mesmo território.

6 Grupos lingüísticos Definição: são conjunto de indivíduos que falam línguas com raízes profundas. Tipos: semitas (árabe, hebraico); latino (português, espanhol, francês); nígero-congolês (ibo, iorubá); eslavo (russo, polonês), etc.

7 Etnias Uma etnia ou um grupo étnico é, no sentido mais amplo, uma comunidade humana definida por afinidades linguísticas e culturais e semelhanças genéticas. Estas comunidades geralmente reivindicam para si uma estrutura social, política e um território. A palavra etnia é usada muitas vezes erroneamente como um eufemismo para raça, ou como um sinônimo para grupo minoritário. RAÇA E ETNIA, embora não possam ser considerados como iguais, o conceito de raça é associado ao de etnia. A diferença reside no fato de que etnia também compreende os fatores culturais, como a nacionalidade, afiliação tribal, a religião, a língua e as tradições, enquanto raça compreende apenas os fatores morfológicos, como cor de pele, constituição física, estatura, traço facial, etc.

8 Substituição de raças por etnia.
Sentimento de identificação. Termo não rigoroso, incluindo nacionalidades, traços físicos, várias culturas, etc. Etnocentrismo: cultura no centro. Etnocentrismo é uma atitude que não reconhece o outro, aquele que é diferente, buscando desvalorizá-lo. A humanidade apresenta enorme diversidade cultural.

9 Racismo O racismo é a tendência do pensamento, ou o modo de pensar, em que se dá grande importância à noção da existência de raças humanas distintas e superiores umas às outras, normalmente relacionando características físicas hereditárias a determinados traços de caráter e inteligência ou manifestações culturais. O racismo não é uma teoria científica, mas um conjunto de opiniões pré concebidas que valorizam as diferenças biológicas entre os seres humanos, atribuindo superioridade a alguns de acordo com a matriz racial. A crença da existência de raças superiores e inferiores foi utilizada muitas vezes para justificar a escravidão, o domínio de determinados povos por outros, e os genocídios que ocorreram durante toda a história da humanidade e ao complexo de inferioridade, se sentindo, muitos povos, como inferiores aos europeus. É a tendência de desvalorizar certos grupos, atribuindo-lhes características inferiores às de outro considerado “superior”.

10 Racismo clássico Limpeza étnica e escravidão.
Apartheid (segregação racial).

11 Migrações, desemprego e novo racismo
Novo racismo: atinge as populações imigrantes (xenofobia), principalmente os povos do Sul. Fatores: concorrentes no mercado de trabalho, perda da identidade nacional ou estrangeirização, aumento dos problemas sociais (desemprego e globalização). Expansão de grupos racistas, neonazistas, partidos políticos nacionalistas.

12 Nacionalismo e lutas étnico-nacionais
Movimentos separatistas e lutas de libertação nacional. Fatores de lutas étnicas e separatistas: crise econômica e falta de democracia. Nacionalismo: amor a nação (patriotismo exacerbado). Patriotismo: amor a pátria.

13


Carregar ppt "DEFINIÇÕES."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google