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Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa

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Apresentação em tema: "Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Práticas Investigativas Apostila de Práticas Investigativas

2 Apostila de Práticas Investigativas
Método Indutivo Etapas do Método Indutivo: Premissas (ponto de partida): observação de uma relação comum em diversos casos. Generalização desta relação para todos os casos semelhantes que ainda não foram observados. O metal A se dilata com o calor premissas O metal B se dilata com o calor O metal C se dilata com o calor Conclusão Logo, todos os metais se dilatam no calor Se as premissas estiverem certas, a conclusão pode estar errada: uma observação no futuro pode ser diferentes das observações passada, invalidando a conclusão. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

3 Apostila de Práticas Investigativas
O Método Dedutivo Etapas do Método Dedutivo Premissas: Afirmam uma verdade geral Afirmam que o caso analisado se encontra nesta verdade geral. Conclusão: é um caso particular contido no caso geral enunciado nas premissas. Premissas: Todos os homens são mortais João é homem Conclusão: Logo, João é mortal   Se a conclusão for falsa, a premissa é necessariamente falsa. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

4 Positivismo Lógico Método Indutivo: base das ciências factuais
(i) Observação da realidade, (ii) Observação de uma relação comum em diversos casos (premissas) (iii) Generalização desta relação (Conclusão) Leis da ciência: São as conclusões do processo de indução. Devem ser testadas por novas observações. Teorias Cientificas Utilizam conceitos abstratos para explicar as leis. São testadas através do teste das leis que explicam Apenas as teorias que podem ser testadas fazem sentido. Ciência: faz sentido porque pode ser testada Teologia e Filosofia: não faz sentido porque não podem ser testada. Avanço da Ciência Indução não garante a certeza absoluta ao conhecimento. acumulo de observações aproxima ciência da verdade

5 Apostila de Práticas Investigativas
Popper Etapas do processo de construção do conhecimento: método Hipotético-dedutivo. Ponto de partida : Situação-Problema. Situação da realidade que deve ser explicada Hipótese: Conclusão da dedução Afirma que a situação-problema é um caso especifico que pode ser explicado por uma teoria geral. Teste da Teoria: A teoria deve prever como os fenômenos vão se comportar em um teste. Se esta previsão não se confirmar no teste a teoria é refutada. Avanço da Ciência: quando uma teoria é refutada, colocam-se novos problemas, que exigem novas teorias. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

6 Tema O tema de sua pesquisa deve ser:
Científico: deve abordar um assunto em que há uma lacuna no conhecimento humano. Viável: Dê preferência a temas em uma área em que você possua conhecimento teórico prévio. Limite adequadamente o tema do artigo: se o tema for muito amplo você terá dificuldade de entregar o trabalho no prazo.

7 Problema Problema Cientifico: é uma pergunta empiricamente verificável sobre como se relacionam um conjunto de variáveis na realidade. O problema deve ser formulado como uma pergunta. Para obter o problema: formule uma pergunta sobre o tema relacionando variáveis que podem ser analisadas em uma situação real O problema escolhido deve ser: Científico: deve analisar variáveis que podem ser testadas através da observação. A escolha das variáveis para formular o problema deve cumprir duas exigências metodológicas: As variáveis escolhidas devem ter um significado técnico preciso, não dando margens a distintas interpretações. Deve ser possível obter dados sobre o comportamento destas variáveis viável: deve ser restrito.

8 Apostila de Práticas Investigativas
Hipótese  É uma resposta ao problema: busca explicar a relação entre as variáveis indagada no problema, a partir de uma teoria existente. Deve ser: Científica: Baseada em alguma teoria Possível ser refutada através de testes. Viável: A coleta de dados deve ser viável dentro do prazo de entrega dos trabalhos. 1.3 Apostila de Práticas Investigativas

9 Exercício Em sala: em grupo
Cada grupo deve definir um tema, um problema, e uma hipótese.


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