A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A praia do Barril David Serra 8ºE nº7.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A praia do Barril David Serra 8ºE nº7."— Transcrição da apresentação:

1 A praia do Barril David Serra 8ºE nº7

2 Introdução Este trabalho foi-me pedido pela minha professora de CN no âmbito da disciplina de Ciências Naturais

3 Enquadramento geológico
O parque natural da ria formosa é uma área protegida que estende-se km da costa do sotavento do Algarve. Entre o Ancão e a Manta Rota ocupa ha. A maior parte corresponde a um sistema lagunar o que significa que é um cordão de ilhas e penínsulas arenosas que se entende de forma paralela à costa, protegendo uma laguna onde se formam os labirintos dos sapais, canais, zonas de vaza e ilhotes. Este sistema tem uma grande sensibilidade, importância ecológica e tem uma situação geográfica importante para espécies como aves aquáticas. Também é uma área de abrigo para varias espécies. A Ria Formosa também é uma grande área de interesse botânico que abriga espécies com elevado estatuto de proteção e também se encarrega da alimentação e reprodução para peixes, moluscos e crustáceos de elevado valor comercial que constitui uma área de produção de moluscos bivalves.

4 sapal O sapal e o cordão dunar são dois habitats contínuos constituem uma diversidade faunistica e floristica bem adaptada a fortes pressões ambientais caraterizadas por a luminosidade intensa, a pouca oxigenação, a elevada concentração de sais no meio exterior, a ausência ou escassez de água doce, o vento intenso e as elevadas amplitudes térmicas. Sapal – Área baixa e extensa inundável segundo o ciclo das marés. O seu ambiente tranquilo proporciona a deposição de partículas finas que caraterizam o substrato lodoso, tendo a capacidade de degradar alguns poluentes e reciclar alguns nutrientes.

5 Sapal – flora Aqui estão algumas espécies de flora do sapal:
-a erva-do-mar -a morraça -espargo-do-mar -salgado -salgadeira

6 Sapal - fauna Aqui estão algumas da fauna do sapal: -alfaiate
-garça real -colhereiro -pernilongo -garça-branca-pequena -flamingo

7 Dunas Nas dunas existem cordões dunares que são um sistema de proteção de áreas adjacentes que encontram-se dispostos em alongadas penínsulas e ilhas barreira arenosas, separadas por barras que abrem caminho ao mar. A formação de ilhas barreira é da continua ação de ventos e correntes de circulação litoral dominantes . Além de isto há uma extensa área de sapal tranquilo e favorável à sedimentação. Também existem dunas embrionárias que inundam com facilidade.

8 Dunas - flora Aqui estão algumas espécies de flora das dunas:
-feno de areias -estorno -cordeirinhos da praia -cardo marítimo -tomelo das praias -narciso das areias

9 Dunas - fauna Aqui estão algumas espécies da fauna das dunas:
-maçarico branco -andorinha-do-mar-rosada -borrelho-de-coleira-imterrompida -gaivota-de-asa-escura

10 Conclusão Neste trabalho observei que os fatores da Ria Formosa –dunas e sapal tem papeis essenciais na Ria Formosa e que devemos cuidar de eles de maneira a não se extinguirem


Carregar ppt "A praia do Barril David Serra 8ºE nº7."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google