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Gestão ágil de projetos
Scrum Gestão ágil de projetos
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Igor Macaúbas e Marcos Pereira
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Metas para o treinamento
Metas para o seminário Explicar o que é Scrum Por que Scrum Mostrar que Scrum não é uma bala de prata Novo olhar sobre gestão de projetos
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Veja Ouça Fale
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“A maioria das nossas suposições sobre negócios, tecnologia e organizações têm pelo menos 50 anos. Elas tem sobrevivido ao seu tempo. Como resultado, estamos pregando, ensinando, e praticando políticas que estão cada vez mais desalinhadas com a realidade, e são contra produtivas.” Peter Drucker ( )
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53% custam o dobro do estimado
31% são cancelados 53% custam o dobro do estimado Apenas 16% são completados no prazo e custo estimados * dados do CHAOS report
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Mas por que?
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Requisitos e especificações incompletas
Falta de envolvimento do usuário Requisitos e especificações incompletas Falta de suporte da direção Falta de Pessoas e Recursos
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Falhar é uma maneira muito forte de aprendizado, mas é preciso parar de apontar culpados
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“Jogar a culpa dos problemas nas pessoas envolvidas é mais do que contra produtivo, é deixar uma situação ruim pior ainda.” Mary Poppendieck
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Manifesto Ágil
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Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas
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Software Funcionando mais que documentação abrangente
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Colaboração mais que negociação de contratos
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Responder às mudanças mais que seguir um plano
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Olá, Scrum!
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Scrum é um processo iterativo e incremental para desenvolvimento de produtos.
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O objetivo é entregar o máximo de valor de negócio
O objetivo é entregar o máximo de valor de negócio* possível no menor tempo * Foco no ROI – Retorno de investimento
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Scrum é também um meio de evidenciar os problemas
Scrum tenta deixar os problemas evidentes para percebermos que o projeto vai falhar. Ou, claro, corrigir os erros para que o projeto ande melhor.
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Mas Scrum não é bala de prata*
* Não mata vampiros & afins * Exige trabalho duro e comprometimento
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P D C A Plan, Do, Check, Act
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Planejamento
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Execução
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Checagem
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Retrospectiva e melhoria contínua
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O processo não é avaliado enquanto está rodando
Para refletir depois de ações efetivas. Da reflexão vêm ações mais efetivas ainda. Drucker O processo não é avaliado enquanto está rodando
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Ciclo Scrum
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Tipos de Processos
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“É típico adotar a abordagem de modelagem definida quando os mecanismos subjacentes pelos quais um processo opera são razoavelmente bem entendidos. Quando o processo é muito complexo para ser definido, a abordagem empírica é a escolha apropriada.” (Ogunnaike and Ray, Oxford University Press) Um modelo de processos definidos requer que cada parte do trabalho seja completamente bem entendido Dado um conjunto de entradas bem definidos, a mesma saída é gerada sempre.
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Processo definido vs Processo empírico
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Desenvolvimento de software não é um processo que gera as mesmas saídas para as mesmas entradas
Nós acreditamos que qualquer processo de desenvolvimento inserido em uma ambiente em mudança deve ser empírico, porque ele provê a melhor abordagem conhecida para se adaptar as mudanças.
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Processos empíricos
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Complexos, caóticos ou seus detalhes ainda não são conhecidos
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Atividades podem ser cíclicas e tem duração com muitas variações
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É difícil estimar tempos de execução
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Fixar a maior quantidade possível de parâmetros
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Parâmetros de contexto Parâmetros de entrada Parâmetros de saída
Tempo, Esforço, Time Parâmetros de entrada Backlog, Prioridades, Estimativas Parâmetros de saída Objetivos, Critérios de avaliação
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Exatamente o que Scrum faz!
Aplique o PDCA para - Planejar as entradas - Trabalhar em um tempo fixo - Validar saídas Adicionar aprendizado para o próximo ciclo - Sprint Planning (Plan) - Sprint (Do) - Sprint Review (Check) - Sprint Retrospective (Act)
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Timeboxing!
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Ciclo Scrum Fonte:
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Papéis e Responsabilidades
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Fonte: http://www.implementingscrum.com
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Scrum tem poucos papéis (não são cargos
Scrum tem poucos papéis (não são cargos!): Product Owner, Team, Scrum Master
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Scrum Master* *Mãe, quando eu crescer, quero ser Scrum Master.
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Trabalhar com o Product Owner
Cuidar do time Manter o processo funcionando Disseminar o Scrum Garantir comunicação
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Product Owner* *Me dá, me dá, me dá, me dá!
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Criar e compartilhar uma visão do projeto
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Tomar decisões continuamente sobre os itens do product backlog
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Escrever e priorizar itens de backlog
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Validar software no final de cada Sprint
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Estabelecer e manter o plano de entregas
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Tomar decisões pensando no ROI do projeto
responsável pelo lucro
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Time* *Tudo eu! Tudo eu!
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Responsabilidades: Estimar itens do backlog
Se comprometer a entregar um incremento funcional de software Gerenciar o próprio progresso Auto organizados para entregar o que o PO quer As decisões de desenvolvimento são feitas pelo time. Ou seja, o time tem autoridade para fazer o que seja necessário para cumprir seus compromissos
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Times Scrum
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Como são compostos: Cross functional, sem papéis Multidisciplinares
Auto sustentáveis Todos os skills e habilidades necessárias para desenvolver o produto 7pessoas (mais ou menos 2)
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Cerimônias de Scrum: Sprint Planning 1 Sprint Planning 2 Daily Scrum
Sprint Review Sprint Retrospective
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Todas com timebox
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Reunião de Estimativa:
Preparação para o Sprint Planning Estimar baseado no tamanho, nunca em tempo Atualizar Product Backlog com as estimativas Importante para o PO criar o release plan
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Sprint Planning 1: Product Backlog Capacidade da equipe
Condições do Negócio Objetivos da Sprint Itens selecionados do backlog Aceite do time Revisa Considera Organiza
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Sprint Planning 2: PO não precisa participar
É um planejamento tático da equipe Os itens selecionados do Product Backlog são destrinchados em tarefas Sprint Backlog
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Daily Scrum: Deve responder as três perguntas:
O que fiz desde a ultima Daily Scrum? O que espero fazer até a próxima Daily Scrum? O que está impedindo o progresso? Impedimentos reportados aqui
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Sprint Review: O que significa “pronto”?
Team deve ter um critério técnico para indicar o que significa pronto! Incrementos funcionais são apresentados ao Product Owner e interessados
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Consequências do Review:
Estórias não concluídas voltam para o product backlog Atualizar Product Backlog para remover itens que a equipe implementou inadvertidamente Scrum Master trabalha para reformular a equipe
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Consequências do Review:
Product Backlog é repriorizado para tomar vantagem dos incrementos apresentados Decidir se haverá ou não outra Sprint
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Sprint Retrospectives
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O que aprendizado é
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O que aprendizado não é
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Cometer os mesmos erros e esperar resultados diferentes
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Aprender é desapontar expectativas, mas não procure culpados
O primeiro passo para aprender é respeitar o passado sem procurar culpados. As long as we blame someone or something for being the reason for our failure, we are not able to learn
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Diretiva Primária
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“Não importa o que descobrimos, nós entendemos e realmente acreditamos que cada um fez o melhor trabalho que pode considerando: O que era conhecido, suas habilidades, os recursos disponíveis e a situação no momento.” (Kerth, Project Retrospectives, 2001)
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Passos para a Retrospectiva
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Saídas da Retrospectiva:
Team Backlog (para ajustar o processo) Backlog de impedimentos (mudanças na empresa) Os backlogs devem ser ordenados por importância
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Onde, Quando, Quem?
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Quando as retrospectivas não funcionam
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O facilitador controla demais a reunião
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Little less conversation, more action, please
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Conflito de interesses
O formato é muito repetitivo O facilitador não se prepara Itens de ação mal formulados
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A Visão do Produto + Product Backlog
Planejamento Estratégico A Visão do Produto + Product Backlog
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O que é estratégia? “O conceito de estratégia, em grego strateegia, em latim strategi, em francês stratégie...”
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Plano de ação a longo prazo criado pra atingir um objetivo
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Selected Backlog + Sprint Backlog
Planejamento Tático Selected Backlog + Sprint Backlog
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Planejamento Tático é feito por Sprint
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Em Scrum, as táticas são voláteis e de responsabilidade do time
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O Product Backlog Emergente Priorizado e estimado
Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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O Product Backlog Priorizado e estimado Emergente
Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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O Product Backlog Maior prioridade, mais detalhes Emergente
Priorizado e estimado Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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O Product Backlog Qualquer um pode contribuir Emergente
Priorizado e estimado Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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O Product Backlog Priorização é tarefa do PO Emergente
Priorizado e estimado Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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O Product Backlog Sempre visível Emergente Priorizado e estimado
Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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O Product Backlog Alinhado ao plano de negócios Emergente
Priorizado e estimado Maior prioridade, mais detalhes Qualquer um pode contribuir Priorização é tarefa do PO Sempre visível Alinhado ao plano de negócios
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Escrevendo Estórias
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TestáveisIndependentesNegociáveisValor para o clienteEstimáveisSmallTestáveis
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TestáveisIndependentesNegociáveisValor para o clienteEstimáveisSmallTestáveis
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TestáveisIndependentesNegociáveisValor para o clienteEstimáveisSmallTestáveis
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TestáveisIndependentesNegociáveisValor para o clienteEstimáveisSmallTestáveisIndependentes
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TestáveisIndependentesNegociáveisValor para o clienteEstimáveisSmallTestáveisIndependentesNegociáveis
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TestáveisIndependentesNegociáveisValor para o clienteEstimáveisSmallTestáveisIndependentesNegociáveis
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Estórias com critérios de aceitação criam entendimento sobre quando a tarefa está pronta e ajudam o time a estimar e dividir a estória em tarefas
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Scrum foca em tamanho e não em duração
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Estimar em tamanho relativo é mais simples
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Monitorando a Sprint
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Sprint Burndown
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Sprint Burn Up
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Capacidade
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Problemas comuns na adoção de Scrum
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Product Owner pouco presente
Sem Visão Sem release plan Sem product backlog
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Falta estimativa Falta priorização Falta acompanhamento
Product Backlog não é mantido Falta estimativa Falta priorização Falta acompanhamento
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Se as cerimônias não acontecem
Falta planejamento Falta comprometimento para entregas PO pode aceitar itens que não estão prontos
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Sem retrospectivas Falta de uma maneira de melhorar o trabalho do time
Mesmos erros acontecem sempre Impedimentos não são removidos
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Decomposição do trabalho
Planejamento a longo prazo Tempo para pesquisa e folga
121
O que é difícil em Scrum? Detalhes podem escapar se não
for gerenciado corretamente Criar e manter um Product Backlog requer trabalho
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Resumo da ópera
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É um embrulho para as práticas existentes de engenharia.
É um processo ágil para gerenciar e controlar trabalho. É um embrulho para as práticas existentes de engenharia. É uma aproximação coletiva, iterativa e incremental, onde requisitos mudam rapidamente.
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Controla o caos de interesses e necessidades conflitantes.
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obstáculos que entrem no
É uma forma de detectar e remover obstáculos que entrem no desenvolvimento e entregas
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É melhorar a comunicação e
maximizar cooperação.
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Não é uma metodologia completa
e com o carimbo de um fornecedor
128
Não é um ataque à documentação ou
às ferramentas case
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Não confundir Scrum com XP: são diferentes, mas se complementam!
130
?
131
Igor Macaúbas Marcos Pereira
Scrum Igor Macaúbas Marcos Pereira
133
http://delicious. com/macaubas http://delicious
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Copiar, distribuir, exibir e executar a obra Criar obras derivadas
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