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O processo empreendedor

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Apresentação em tema: "O processo empreendedor"— Transcrição da apresentação:

1 O processo empreendedor

2 EMPREENDER POR NECESSIDADE
As necessidades podem ser conceituadas como um desequilíbrio interno do indivíduo, ou a manifestação de um déficit, uma determinada carência; que ao surgir causa um estado de tensão, insatisfação, desconforto e insegurança. Representa o movimento de resposta do indivíduo ao ambiente onde está inserido.

3 EMPREENDER POR OPORTUNIDADE
O processo empreendedor é uma sequência de passos a partir da existência de uma oportunidade. O empreendedor, por conta de suas características e habilidades pessoais, e de como ele atua no ambiente, decide pela exploração da oportunidade. Neste ponto, parte em busca dos recursos necessários, após o qual estabelece a sua estratégia empreendedora, organiza o processo e o executa.

4 Algumas maneiras de identificar oportunidades
Identificar necessidades Observar deficiências Observar tendências Derivar da ocupação atual Explorar hobbies Lançar moda Imitar o sucesso alheio

5 Fatores que influenciam no processo empreendedor
realização pessoal assumir riscos educação experiência insatisfação com o trabalho ser demitido idade liderança capacidade gerencial Fatores pessoais

6 Fatores que influenciam no processo empreendedor
networking atuar em equipe influência dos pais família modelos: pessoas de sucesso Fatores sociológicos

7 TECNOLOGIA: automação KNOW-HOW: conhecimento
O processo empreendedor pode ter sucesso pela reunião de quatro fatores críticos: TALENTO: pessoas TECNOLOGIA: automação CAPITAL: recursos KNOW-HOW: conhecimento Adaptado de Moore C., citado por Dornelas, 2008.

8 O PROCESSO DO EMPREENDEDOR
Identificar e avaliar oportunidades Desenvolver plano de negócios Determinar e captar recursos Gerenciar a empresa criada criação e abrangência da oportunidade sumário executivo conceito do negócio recursos pessoais estilo de gestão fatores críticos de sucesso valores percebidos e reais da oportunidade equipe de gestão mercado e competidores recursos de amigos e parentes profissionalizar a gestão riscos e retornos da oportunidade marketing e vendas angels identificar problemas atuais e potenciais oportunidade versus habilidades e metas pessoais estrutura da operação análise estratégica capitalistas de risco bancos implementar um sistema de controle situação dos competidores plano financeiro anexos governo incubadoras entrar em novos mercados

9 Três princípios para um negócio dar certo
Há mercado (demanda) ? Você sabe fazer o produto ou prestar o serviço ? Há retorno financeiro ?

10 ECOLOGICAMENTE CORRETO ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTO
NO MUNDO CONTEMPORÂNEO É ADEQUADO PENSAR EM EMPREENDIMENTO SUSTENTÁVEL. ESSE EMPREENDIMENTO DEVE SER: ECOLOGICAMENTE CORRETO ECONOMICAMENTE VIÁVEL SOCIALMENTE JUSTO CULTURALMENTE ACEITO

11 Cenário e tendências mundiais até 2020
Fonte: SEBRAE Minas, 2011 Revolução científica e tecnológica: Telecomunicações Nanotecnologia Biotecnologia Energia alternativa Economia Virtual – comércio eletrônico Integração de mercados e internacionalização Instabilidade do sistema financeiro mundial Emergência de países com grande potencial econômico: China, Índia, Rússia, Brasil, México, Coréia do Sul Desafio da sustentabilidade e do meio ambiente Comportamento da geração Y

12 1 - Identificar a oportunidade de negócio 2 - Coletar informações
Por onde começar? Passo 1: 1 - Identificar a oportunidade de negócio 2 - Coletar informações Passo 2: 3 – Desenvolver o conceito do negócio 4 – Identificar os riscos: análise SWOT 5 – Pesquisar sobre experiências similares 6 – Avaliar o potencial de lucro e crescimento 7 – Definir a estratégia competitiva Passo 3: 8 – Implementar o empreendimento 9 – Elaborar o plano de negócios 10 – Operacionalizar o negócio

13 Matriz SWOT – Os ambientes que circundam a empresa devem sempre ser estudados por seus gestores. Ter uma forma de analisar o ambiente onde está inserindo o seu negocio é fundamental para ampliar o ciclo de vida da empresa. O principal objetivo da matriz SWOT é permitir um olhar objetivo (análise) sobre o empreendimento e firmar bem sua estratégia empresarial.

14 Uma das ferramentas que possibilita esta análise é a matriz SWOT (anagrama para os termos Strenghts, Weaknesses, Opportunities e Threats. Em português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).  A análise SWOT é atribuída a Kenneth Andrews e Roland Christensen, dois professores da Harvard Business School na década de 70.

15 Forças Fraquezas Ameaças
Oportunidades

16 Strenghts (forças) - vantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: qualidade do produto oferecido, bom serviço prestado ao cliente, solidez financeira, etc. Weakness (fraquezas) - desvantagens internas da empresa em relação às concorrentes. Ex.: altos custos de produção, má imagem, instalações desadequadas, marca fraca, etc.

17 Oportunities (oportunidades) – aspectos externos positivos que podem potenciar a vantagem competitiva da empresa. Ex.: mudanças nos gostos dos clientes, falência de empresa concorrente, etc. Threats (ameaças) - aspectos externos negativos que podem por em risco a vantagem competitiva da empresa. Ex.: novos competidores, perda de trabalhadores fundamentais, etc.

18 Fatores organizacionais
Fatores que influenciam no processo empreendedor equipe estratégia estrutura cultura produtos Fatores organizacionais

19 Fatores que influenciam no processo empreendedor
oportunidade criatividade competição recursos políticas públicas clientes e fornecedores bancos e advogados Ambiente

20 DESENVOLVER A CULTURA EMPREENDEDORA
Pessoas dispostas a empreender é provavelmente o fator que melhor explica o sucesso econômico em qualquer país. PREMISSAS Pilares da educação para o século XXI - UNESCO APRENDER CONHECER APRENDER A FAZER APRENDER A CONVIVER APRENDER A SER APRENDER A EMPREENDER

21 auto-avaliação do perfil de empreendedor
ANÁLISE DO DESEMPENHO auto-avaliação do perfil de empreendedor Fonte: Dornelas, José Carlos de Assis. Empreendedorismo, RJ, Campus:2008, p 120 a 150 pontos: você provavelmente já é um empreendedor, possui características comuns aos empreendedores e tem tudo para se diferenciar no mundo dos negócios

22 90 a 119 pontos: você possui muitas características empreendedoras e às vezes se comporta como se um, porém você pode melhorar ainda mais se equilibrar os pontos fracos com os pontos já fortes.

23 60 a 89 pontos: você ainda não é muito empreendedor
60 a 89 pontos: você ainda não é muito empreendedor. Provavelmente se comporta, na maior parte do tempo, como um administrador e não como um “fazedor”. Para se diferenciar e começar a praticar atitudes empreendedoras procure analisar seus principais pontos fracos para eliminá-los.

24 Menos de 59 pontos: você não é empreendedor
Menos de 59 pontos: você não é empreendedor. Se continuar a agir como age, dificilmente será um. Isto não significa que você não tem qualidades, apenas que prefere seguir a ser seguido. Se você pretende ter um negócio próprio, reavalie sua carreira e seus objetivos pessoais.


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