Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMarcela Ornellas Alterado mais de 9 anos atrás
1
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço
A cultura adquire formas diversas através do tempo e do espaço. Essa diversidade manifesta-se na originalidade e na pluralidade de identidades que caracterizam os grupos e as sociedades que compõem a humanidade Há no mundo uma grande diversidade cultural…as políticas devem promover a coesão social Em 2001 a UNESCO aprovou a Declaração Mundial da Diversidade Cultural – onde se reconhece e respeita internacionalmente a diversidade étnica e cultural.
2
Embora cada cultura deva possuir uma identidade própria, garantindo a prevalência da diversidade cultural indispensável ao desenvolvimento sustentável dos povos, o contacto e interacção com outras culturas pode suscitar situações de desentendimentos e conflitos, que apenas o diálogo conseguirá superar. Com a globalização mundial, é cada vez mais necessário e urgente que as sociedades e culturas vivam um clima de entendimento e respeito mútuo, possível apenas através do conhecimento e do diálogo com o Outro. Só assim será possível manter a paz e a harmonia mundiais.
3
A UE representa a diversidade cultural O Tratado da União Europeia, que entrou em vigor em 1 de Novembro de 1993, estipula que "a União respeita a riqueza da sua diversidade cultural e linguística, e vela pela salvaguarda e pelo desenvolvimento do património cultural europeu". " ... a diversidade cultural cria um mundo rico e variado que amplia as escolhas possíveis, alimenta as capacidades e os valores humanos...ela é portanto, um propulsor essencial do desenvolvimento sustentável das comunidades, dos povos e das nações."
4
Diversidade de culturas diversidade de valores…
Valores éticos: os que se referem às normas ou critérios de conduta que afectam todas as áreas da nossa actividade. Exemplos: Solidariedade, Honestidade, Verdade, Lealdade, Bondade, Altruísmo... Valores estéticos: os valores de expressão. Exemplo: Harmonia, Belo, Feio, Sublime, Trágico. Valores religiosos: os que dizem respeito à relação do homem com a transcendência. Exemplos: Sagrado, Pureza, Santidade, Perfeição. Valores políticos: Justiça, Igualdade, Imparcialidade, Cidadania, Liberdade. Valores vitais: Saúde, Força.
5
Liberdade Substantivo
li.ber.da.de feminino Condição de um ser que está isento de constrangimento, actuando consoante as leis da natureza. Direito de um cidadão agir segundo a sua própria determinação, desde que dentro dos limites da lei. Possibilidade de agir sem limitações extrínsecas. Estado de quem não tem compromissos. Estado de quem não está na dependência total de alguém. Estado de quem não se encontra detido numa prisão ou em cativeiro. Ausência de condicionamento restritivo Afastamento do que se considera norma neste ambiente de descontraído, toda a gente dá uma certa liberdade à linguagem. (Filosofia) Qualidade da vontade humana de se guiar por motivos e valores conscientemente assumidos. (Filosofia) Estado do homem que se determina apenas pela razão, suprimindo qualquer interferência das paixões na decisão. (Filosofia) Livre arbítrio ou o poder de decidir sem motivos, como manifestação absoluta da vontade. (Política) Símbolo dos ideais liberais. (plural) (Política) Imunidades, regalias concedidas aos cidadãos pela lei fundamental do país.
6
Respeito e também dignidade, entre seres humanos envolve o ganhar e o receber o respeito pessoal ou estima de outra pessoa. O respeito é uma das virtudes que temos para podermos nos relacionar com outras pessoas.
7
É a nós que cabe fazer a diferença… Liberdade e respeito pelos
valores essenciais
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.