A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sistema locomotor.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sistema locomotor."— Transcrição da apresentação:

1 Sistema locomotor

2 Sistema locomotor È constituído pelo sistema esquelético, sistema articular e pela musculatura estriada esquelética, em conjunto são responsáveis pela locomoção do corpo.

3 Locomoção Caracterizada pelo movimento de deslocamento, realizado por meio de membros locomotores, como, por exemplo, o caminhar de uma pessoa de um ponto a outro.

4 Movimento Caracterizado pela variação de posição de um objeto ou ponto material em relação ao tempo, não necessariamente a um deslocamento, como por exemplo, movimentos peristálticos.

5 Ossos São formados principalmente pelo tecido conj. ósseo, caracterizado por apresentar uma matriz extracelular, constituída por colágeno. Apresentando células características: osteoblastos, osteócitos e osteoclastos.

6 Ossos Osteoblastos: células jovens, responsáveis pela produção da matriz óssea, do colágeno. Ao produzir a matriz óssea: osteoblastos se diferenciam em : osteócitos Osteoclastos: responsáveis pela remodelação da matriz óssea.

7 Ossos Conjunto de ossos e cartilagens do corpo humano forma o sistema esquelético ou esqueleto humano. Cartilagens: são tecidos elástico que têm intima relação com os ossos. Em sua face articular, papel de revestimento e proteção, evitando atrito entre os ossos.

8

9 Ossos Adulto: 206 Divididos em: 25 osso na cabeça: ( 8 crânio, 14 face, 3 orelha média). 8 no pescoço 37 tórax: 24 costelas, 12 vértebras torácicas, 1 esterno) 7 no abdome: 5 vértebras lombares, 1 sacro e 1 cóccix) 32 no membro superior : 2 cintura escapular, 1 no braço, 2 no antebraço e 27 mão) 31 no membro inferior: 1 na cintura pélvica, 1 coxa 1 no joelho, 2 na perna e 26 no pé).

10 Recém – nascidos, possuem 270, e algum desaparecem com o crescimento.
Fontanelas, moleira, permitem a acomodação dos ossos.

11 Divisão Esqueleto axial: composto de ossos da cabeça, pescoço e tronco. Esqueleto apendicular: composto de membros superiores e inferiores. União dos dois: se faz pelas cinturas escapular e pélvica.

12

13 Classificação De acordo com sua forma. Longos, curtos e planos ou chatos. Longos: fêmur, comprimento maior que largura. Curtos: ossos da mão, comprimento semelhante a largura. Planos: crânio finos e compostos por lâminas achatadas de tecido ósseo compacto.

14

15 Ossos da cabeça Divididos em ossos do crânio e da face.
Crânio formam a calota craniana: Frontal, parietal( 2), temporal (2), Occipital, esfenóide e etmóide. Face: 14 ossos, mandíbula, maxilas ( 2) e os ossos nasais ( 2). Exemplos.

16

17 Crânio articula-se com a coluna vertebral, formada por 33 vértebras.
No pescoço são 7; as vértebras cervicais- sustentação da cabeça. Em seguida: 12 vértebras torácicas, que constituem, associadas aos 12 pares de costelas e ao osso esterno, a caixa torácica.

18

19 Costelas Costelas verdadeiras; 7 pares, se articulam com as vértebras torácicas e com o osso esterno. Costelas falsas: 3 pares, não se articulam anteriormente com o osso esterno. Elas se prendem as verdadeiras por meio de suas cartilagens. Costelas flutuantes: 2 pares, não se articulam anteriormente, tendo sua outra extremidade livre.

20

21 Osso esterno Osso plano, se articula com as clavículas, e com os 7 primeiros pares de costelas. Cintura escapular: ângulo dos membros superiores, é formada pela clavícula e pela escápula. Escápula: osso plano, fino que se articula com o úmero( braço). Clavícula; osso longo, curvo em forma de “S” , que se articula com o esterno e a escápula.

22

23 Cintura pélvica: ângulo dos membros inferiores, formada pelo osso íliaco, ( quadril) e o sacro.
Ilíaco; osso plano, constituído por 2e3 ossos fundidos: ílio, ísquio e púbis. O osso do quadril se articula com o fêmur. Membro superior: constituído pelo úmero( braço), rádio e ulna (antebraço) e ossos da mão ( carpo, metacarpo e falanges.

24

25 Funções do sistema esquelético
Sustentação do corpo e proteção dos órgãos. Também permite o deslocamento do corpo, servindo de apoio para os músculos estriados esqueléticos . Crânio e coluna vertebral: protegemos, respectivamente, encéfalo e medula espinal. Caixa torácica: abriga o coração e os pulmões.Protege parte do estômago, fígado, pâncreas e baço. Movimentos respiratórios.

26

27 Tecido Hematopoiético: (no interior dos ossos planos) forma a medula óssea vermelha, que é responsável pela produção de todos os elementos figurados do sangue. Função dos ossos; reserva de cálcio. Existem 2 hormônios que controlam glândulas tireóideas e paratireóideas. Respectivamente, produzem calcitonina e paratormônio. Armazenam ou liberam cálcio dos ossos.

28 ACABOUUUUUUUUU EEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE Alunos aplaudem


Carregar ppt "Sistema locomotor."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google