A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Avaliação Crescimento do pais proporciona cobrança no cenário internacional. Assim recursos, como o Ideb, `medem` a qualidade de ensino nas escolas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Avaliação Crescimento do pais proporciona cobrança no cenário internacional. Assim recursos, como o Ideb, `medem` a qualidade de ensino nas escolas."— Transcrição da apresentação:

1

2 Avaliação Crescimento do pais proporciona cobrança no cenário internacional. Assim recursos, como o Ideb, `medem` a qualidade de ensino nas escolas.

3 A realidade sobre a avaliação escolar.
Quem são avaliados: Alunos; Escola; Professores.

4 O que é avaliar? Avaliar é colher informações para que o trabalho
possa prosseguir. Para o crescimento do Ideb, é necessário frequência constante dos alunos em sala de aula, não repetir de ano e o aluno precisa aprender. Como saber o que ele realmente aprendeu?

5 Por que avaliar? Para haver ação;
Para saber com quem estamos trabalhando; Para não perder o vínculo com aquilo que está acontecendo de fato.

6 Uma ilusão pedagógica Muitos professores acreditam que o ensino consiste na apresentação clara e organizada dos conteúdos e quando isso é bem feito os alunos aprendem.

7 O que avaliar? Nós avaliamos aquilo que trabalhamos, e a escola trabalha com conteúdos. Esses conteúdos são de natureza: Conceitual – O que devemos saber. Procedimental – Como devemos fazer. Atitudinal – Inserção social e exercício da cidadania.

8 Sugestão Anotar, em uma tabela, o nome de todos os alunos, relacionando todos os conteúdos que deverão ser trabalhados. Assim, o professor identifica as dificuldades da sua turma. Se a maioria não aprendeu tal coisa, isso é um problema que vai exigir intervenções com a classe toda. Se apenas alguns não dominaram muito bem o conteúdo, basta se dedicar a esses alunos.

9 Exemplo de planilha

10 Exemplo de planilha

11 A avaliação não pode ser
Avaliação Informal.

12 A avaliação não pode ser
Avaliação punitiva.

13 A avaliação não pode ser
Avaliação classificatória

14 Avaliação como instrumento de aprendizagem.

15 Como avaliar? Se o professor tem que trabalhar com alguns conteúdos, ele precisa elencar o que os alunos devem aprender a respeito desses conteúdos, e, por meio de exercícios e provas (instrumentos), irá identificar o que os alunos sabem.

16 Tipos de atividades para avaliação
Provas; Autoavaliação; Comunicação oral; Atividades em grupo; Anotações diárias; Relatórios; Resolução de Problemas;

17 Proposta para trabalhar com o livro didático
Números e Operações Grandezas Medidas Tratamento da informações Espaços e Formas

18 Recursos Tecnologicos

19 GeoGebra Prim

20 Novos Pesadelos Informáticos
“Já disse aqui que, no meu tempo, tudo o que o sujeito precisava para ser escritor ou jornalista eram um lápis, uma canetinha ou uma máquina de escrever. Hoje não, hoje o sujeito tem de aprender algumas coisas de novo toda semana, sob o risco de se ver desempregado, ou ridicularizado por amigos sem piedade.” João Ubaldo Ribeiro

21 Conte com a nossa estrutura
Assessoria para questões educacionais: Assessoria Site Atendimento ao professor SAC: De 2ª a 6ª das 8:30h às 19:30h SAC


Carregar ppt "Avaliação Crescimento do pais proporciona cobrança no cenário internacional. Assim recursos, como o Ideb, `medem` a qualidade de ensino nas escolas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google