A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMAS DE INFORMAÇÃO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1

2 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Sistemas de Bancos de Dados 1º Semestre – 2011 Pedro Antonio Galvão Junior Fone: Versão – Jan/2011.

3 Conceitos Básicos: Dados, Bancos de Dados, SGBD e Sistemas de Banco de Dados.

4 Dados Representa o valor armazenado dentro campo quando existente Banco de Dados. Ex. O valor do campo "nome do cliente" para quem está fazendo a entrada de dados. Dados são fatos conhecidos, que podem ser registrados e possuem significado.

5 Banco de Dados Bancos de Dados (BD – Database) são conjuntos de dados relacionados e acessíveis, como uma coleção de dados interrelacionados, representando informações sobre um domínio específico [KS94]. Exemplos: lista telefônica, controle do acervo de uma biblioteca, sistema de controle dos recursos humanos de uma empresa. [KS94] - Koth/Silberschatz

6 Sistema Gerenciador de Banco de Dados
É um software com recursos específicos para facilitar a manipulação das informações dos bancos de dados e o desenvolvimento de programas aplicativos. Exemplos: DB2, Oracle, Ingres, SQL Server, MySQL, Firebird, Paradox*, Access*, DBase*. * Desktop Database Management Systems.

7 Sistema Gerenciador de Banco de Dados

8 Sistemas de Banco de Dados
É um sistema de manutenção de registros por computador, envolvendo quatro componentes principais: dados, hardware, software e usuários. O sistema de bancos de dados pode ser considerado como uma sala de arquivos eletrônica [Date91]. Existe uma série de métodos, técnicas e ferramentas que visam sistematizar o desenvolvimento de sistemas de bancos de dados. [DATE91] – C. J. Date

9 Atividade Complementar
O que é um dado? O que um banco de dados? O que é Sistema Gerenciador de Banco de Dados? O que é um Sistema de Banco de Dados? Obs: Entregar na próxima aula.

10


Carregar ppt "SISTEMAS DE INFORMAÇÃO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google