Carregar apresentação
PublicouBenício Manco Alterado mais de 10 anos atrás
1
PREVISÕES DE DEMANDA Correa e Correa, pag. 250; Slack, pag. 717
2
IMPORTÂNCIA DAS PREVISÕES
Horizonte da previsão ? Longo, médio e curto prazo Quanto será realizado? Previsões e metas Precisão: Horizonte Menor o horizonte maior precisão Agregação Maior agregação maior precisão Erros inevitáveis
3
AGREGAÇÃO X PRAZO Sanduiche Previsões para o mês Especial de queijo
2500 Big Mac 6000 Hamburquer 4500 Cheesburger 3000 File de peixe 1200 MacChicken 1800 Total 18000
4
VENDA EFETIVAS Sanduíche Vendas efetivas % erro por sanduíche
Média dos erros das previsões por sanduíche 20,8% Especial de queijo 1930 22,8% Big Mac 7269 21,5% Hamburquer 4980 10,6% Cheesburger 2730 9,0% File de peixe 1429 19% MacChicken 1050 41,6% Total 18443 2,4%
5
Sanduíche Previsões para o mês Vendas efetivas % erro por sanduíche Média dos erros das previsões por sanduíche Especial de queijo 2500 1930 22,8% 22,80% 20,80% Big Mac 6000 7269 21,15% 21,50% Hamburquer 4500 4980 10,67% 10,60% Cheesburger 3000 2730 9% 9,00% File de peixe 1200 1429 19% MacChicken 1800 1050 42% 41,60% Total 18000 18443 2,46% 2,40%
7
TIPO DE PREVISÕES BASEADAS EM METODOS QUALITATIVOS
BASEADAS EM MÉTODOS QUANTITATIVOS UTILIZA MODELOS MATEMÁTICOS E VALORES DE DEMANDA DO PASSADO PARA INFERIR AS QUANTIDADES FUTURAS. BASEADAS EM METODOS QUALITATIVOS UTILIZA ANÁLISES DE PAINEL DE OPINIÕES E AVALIAÇÕES PESSOAIS DE “ EXPERTS”
8
MÉTODOS QUANTITATIVOS
PROJEÇÃO ( SERIES TEMPORAIS): ADMITE QUE O FUTURO É UMA REPETIÇÃO DO PASSADO EXPLICAÇÃO(CAUSAIS): RELACIONA OS DADOS HISTORICOS DO CONSUMO COM OUTRAS VARIÁVEIS DE EVOLUÇÃO CONHECIDA E DE MELHOR PREVÍSIBILIDADE: PIB , IPI, RENDA PER CAPITA, TAXA DE NATALIDADE, ETC... DERIVADA:RELACIONA A DEMANDA ( CONSUMO ) CONHECIDA DE UM BEM DO QUAL É COMPONENTE ( INSUMO) OU COMPLEMENTAR
9
MÉTODOS QUALITATIVOS PREDILEÇÃO OU PREVISÃO DE OPINIÕES : UTILIZA A OPINIÃO DE EXPERTS , ATRAVÉS DE MÉTODOS QUALITATIVOS OBTENDO VALORES DE CONSUMO PARA O FUTURO . COLABORAM NORMALMENTE : PESSOAL DE VENDAS ; VENDAS REGIONAIS; COMPRADORES; PESQUISADORES DE MERCADO; PRODUÇÃO ; CONSULTORES; ETC...
10
TÉCNICAS USADAS ALTO NIVEL EMPRESARIAL COMITÊ DE PLANEJAMENTO
NO HORIZONTE OPERACIONAL ITENS INDEPENDENTES : DE ALTA IMPORTÂNCIA ( A) : PROJEÇÃO + PREDILEÇÃO ALTO NIVEL EMPRESARIAL COMITÊ DE PLANEJAMENTO MEDIA IMPORTÂNCIA (B): PROJEÇÃO INFORMATIZAÇÃO AUTOMATIZADO BAIXA IMPORTÂNCIA (C): CONTROLE VISUAL ITENS DEPENDENTES DERIVADA ( MRP)
11
Tratamento quantitativo e / ou qualitativo
PROCESSO DE PREVISÃO Decisão sobre processo INFORMAÇÕES EXTERNAS Conjuntura Comercial Mercado Clientes Concorrentes Avaliação dos erros Tratamento quantitativo e / ou qualitativo Formulação de modelos Previsão de vendas INFORMAÇÕES INTERNAS Dados históricos Atipicidades
12
DEMANDAS
13
CICLO DE VIDA X DEMANDA
14
MÉDIA MÓVEL DEMANDA ESTÁVEL E MUITOS REGISTROS
16
PROF PAULO ROBERTO LEITE
17
MÉDIA MÓVEL PONDERADA DEMANDA ESTÁVEL E MUITOS REGISTROS
18
MÉDIA COM FATOR DE SUAVIZAÇÃO
DEMANDA ESTÁVEL E POUCOS REGISTROS
20
EFEITO DA SUAVIZAÇÃO DEMANDA REAL a = 0,3 a = 0,1 PERIODOS
21
REGRESSÃO LINEAR Y = n a + b X X Y = a X + b X²
22
REGRESSÃO LINEAR
23
REGRESSÃO LINEAR
24
CALCULO DE PREVISÕES (PLANILHA)
26
CALCULO DE PREVISÕES
27
EXEMPLO: CONSUMO EM UNIDADES
28
CALCULO DOS ÍNDICES DE SAZONALIDADE
29
CÁLCULO DA PREVISÃO ACRESCIMO NA MÉDIA TRIMESTRAL = = 300 / 4 = 75 UNID/ANO MÉDIA ANUAL PREVISTA PARA O 5º ANO = = 625 UNID.
30
ERRO DAS PREVISÕES MEDIDA ABSOLUTA DESVIO ABSOLUTO MÉDIO ( DAM)
DIFERENÇA ENTRE DEMANDA REAL E A PREVISTA DESVIO ABSOLUTO MÉDIO ( DAM) SOMA DOS DESVIOS / NÚMERO DE OBSERVAÇÕES
31
RESUMO DO CAPÍTULO TIPOS E FUNÇÕES DOS ESTOQUES
TIPO E RESSUPRIMENTO DOS ITENS TER OU NÃO TER ESTOQUES FUNÇÃO DAS PREVISÕES INCERTEZA DE DEMANDAS HORIZONTE/AGREGAÇÃO TIPOS / MÉTODOS DE ESTIMATIVAS AJUSTE DO MODELO
32
PONTOS CHAVES A busca da minimização dos estoques
O Brasil e os estoquesA precisão da previsão deve ser função da importância do item Entender o nível de incerteza da demanda. O tipo e método adotado determina a precisão das previsões. Precisão de previsões deve ser uma busca constante.
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.