A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerenciamento da Qualidade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerenciamento da Qualidade"— Transcrição da apresentação:

1 Gerenciamento da Qualidade

2 Introdução O gerenciamento da qualidade do projeto incluem todas as atividades da organização executora que determinam as responsabilidades, os objetivos e as políticas de qualidade, de modo que o projeto atenda às necessidades que motivaram sua realização. Eles implementam o sistema de gerenciamento da qualidade através da política, dos procedimentos e dos processos de planejamento da qualidade, garantia da qualidade e controle da qualidade, com atividades de melhoria contínua dos processos conduzidas do início ao fim, conforme adequado.

3 Processos 8.1 Planejamento da qualidade
Identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e determinação de como satisfazê-los. 8.2 Realizar a garantia da qualidade Aplicação das atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto emprega todos os processos necessários para atender aos requisitos. 8.3 Realizar o controle da qualidade Monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e identificação de maneiras de eliminar as causas de um desempenho insatisfatório.

4 Processos Planejamento Execução Monitoramento e Controle
8.1 Planejamento da qualidade Execução 8.2 Realizar a garantia da qualidade Monitoramento e Controle 8.3 Realizar o controle da qualidade

5 Introdução Cada processo ocorre pelo menos uma vez em todos os projetos e também em uma ou mais fases do projeto, se ele estiver dividido em fases. A abordagem básica do gerenciamento da qualidade pretende ser compatível com: a da ISO (International Organization for Standardization,Organização internacional de normalização). as abordagens proprietárias de gerenciamento da qualidade, como as recomendadas por Deming, Juran, Crosby e outros, e abordagens não-proprietárias, como Gerenciamento da qualidade total (GQT), Seis Sigma, Análise de modos e efeitos de falha, Revisões de projeto, Voz do cliente, Custo da qualidade (CDQ) e Melhoria contínua.

6 Introdução O gerenciamento da qualidade do projeto deve abordar o gerenciamento do projeto e do produto do projeto. Enquanto o gerenciamento da qualidade do projeto se aplica a todos os projetos, independentemente da natureza de seu produto, as medidas e técnicas de qualidade do produto são específicas do tipo particular de produto produzido pelo projeto. A qualidade é “o grau até o qual um conjunto de características inerentes satisfaz as necessidades”. As necessidades declaradas e implícitas são as entradas para o desenvolvimento dos requisitos do projeto.

7 Introdução Um elemento essencial do gerenciamento da qualidade no contexto do projeto é transformar as necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas em requisitos através da análise das partes interessadas, realizada durante o gerenciamento do escopo do projeto. Grau é uma categoria atribuída a produtos ou serviços que possuem o mesmo uso funcional, mas diferentes características técnicas. O gerente de projetos e a equipe de gerenciamento de projetos são responsáveis por determinar e fornecer os níveis exigidos de qualidade e de grau.

8 Introdução Por exemplo, um produto de software pode ser:
de alta qualidade (sem defeitos óbvios, manual compreensível) e de grau baixo (um número limitado de recursos) ou de baixa qualidade (muitos defeitos, documentação do usuário mal organizada) e de alto grau (diversos recursos).

9 Introdução Precisão e exatidão não são equivalentes.
Precisão é a homogeneidade de medições repetidas que são agrupadas com pouca dispersão. Exatidão é a correção com que o valor medido se aproxima do valor real. As medições precisas não são necessariamente exatas. Nem uma medição muito exata é necessariamente precisa. A equipe de gerenciamento de projetos precisa determinar o quanto a exatidão ou a precisão ou ambas são necessárias.

10 Introdução Satisfação do cliente Prevenção sobre inspeção
Entendimento, avaliação, definição e gerenciamento de expectativas de forma a atender às necessidades do cliente. Isso exige uma combinação de conformidade com os requisitos (o projeto deve produzir o que afirmou que produziria) e adaptação ao uso (o produto ou serviço deve satisfazer as necessidades reais). Prevenção sobre inspeção O custo de prevenção de erros em geral é muito menor que o custo de corrigi-los, conforme revelado pela inspeção. Responsabilidade da gerência O sucesso exige a participação de todos os membros da equipe, mas é sempre responsabilidade da gerência fornecer os recursos necessários para que exista sucesso.

11 Introdução Melhoria contínua O custo da qualidade
O ciclo PDCA é a base da melhoria da qualidade As iniciativas de melhoria da qualidade realizadas pela organização executora, como GQT e Seis Sigma, podem melhorar a qualidade do gerenciamento do projeto e também a qualidade do produto do projeto. Alguns modelos de melhoria de processos incluem CMM® e CMMI-SW. O custo da qualidade Refere-se ao custo total de todos os esforços relacionados à qualidade. As decisões do projeto podem afetar os custos operacionais da qualidade como resultado de devoluções de produtos, reclamações em garantia e campanhas de recall.

12 Introdução O custo da qualidade
No entanto, a natureza temporária do projeto significa que os investimentos em melhoria da qualidade de produtos, especialmente prevenção e avaliação de defeitos, podem muitas vezes ser realizados pela organização contratante, e não pelo projeto, pois o projeto pode não durar o suficiente para aproveitálos.

13 8.1 Planejamento da qualidade
O planejamento da qualidade envolve: a identificação dos padrões de qualidade relevantes para o projeto e a determinação de como satisfazê-los. Este processo deve ser realizado em paralelo com outros processos de planejamento do projeto. Por exemplo, as mudanças necessárias no produto para atender aos padrões de qualidade identificados podem exigir ajustes nos custos ou no cronograma ou a qualidade desejada do produto pode exigir uma análise de risco detalhada de um problema identificado. Um dos princípios fundamentais do moderno gerenciamento da qualidade é: a qualidade é planejada, projetada e incorporada – não inspecionada.

14 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.1 Entradas Fatores ambientais da empresa Ativos de processos organizacionais Declaração do escopo do projeto Plano de gerenciamento do projeto 8.1.2 Ferramentas e técnicas Análise de custo-benefício Benchmarking Projeto de experimentos Custo da qualidade (CDQ) Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade

15 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.3 Saídas Plano de gerenciamento da qualidade Métricas de qualidade Listas de verificação da qualidade Plano de melhorias no processo Linha de base da qualidade Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)

16 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.1 Entradas Fatores ambientais da empresa Regulamentos, regras, normas e diretrizes de agências governamentais específicas para a área de aplicação podem afetar o projeto. Ativos de processos organizacionais Políticas, procedimentos e diretrizes de qualidade da empresa, bancos de dados históricos e lições aprendidas de projetos anteriores específicos para a área de aplicação podem afetar o projeto. A política de qualidade da organização executora para seus produtos muitas vezes pode ser adotada “no estado em que se encontra” para uso pelo projeto. A equipe de gerenciamento de projetos precisará desenvolver uma política de qualidade para o projeto, caso o projeto envolva várias empresas.

17 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.1 Entradas Declaração do escopo do projeto Documenta as principais entregas do projeto, os objetivos do projeto que servem para definir requisitos (que se originaram de necessidades, desejos e expectativas das partes interessadas), limites e critérios de aceitação. Os limites são definidos como valores de custo, tempo ou recursos usados como parâmetros. Os critérios de aceitação incluem requisitos de desempenho e condições essenciais que devem ser atendidos antes que as entregas do projeto sejam aceitas. A definição dos critérios de aceitação pode aumentar ou diminuir significativamente os custos de qualidade do projeto. O resultado das entregas satisfazendo todos os critérios de aceitação indica que as necessidades do cliente foram atendidas e deve ser gerada uma aceitação formal.

18 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.1 Entradas Plano de gerenciamento do projeto Define como o projeto é executado, monitorado, controlado e encerrado. 8.1.2 Ferramentas e técnicas Análise de custo-benefício O planejamento da qualidade deve considerar o equilíbrio entre custo e benefício. O principal benefício de atender aos requisitos de qualidade é o menor retrabalho, o que significa maior produtividade, menores custos e maior satisfação das partes interessadas. O principal custo de atender aos requisitos de qualidade é a despesa associada às atividades de gerenciamento da qualidade do projeto.

19 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.2 Ferramentas e técnicas Benchmarking O benchmarking envolve a comparação de práticas de projeto reais ou planejadas às de outros projetos para gerar idéias de melhoria e para fornecer uma base pela qual deve ser medido o desempenho. Projeto de experimentos O projeto de experimentos (DOE, design of experiments) é um método estatístico que ajuda a identificar quais fatores podem influenciar variáveis específicas de um produto ou processo em desenvolvimento ou em produção. Ele também desempenha um papel na otimização de produtos ou processos.

20 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.2 Ferramentas e técnicas Custo da qualidade (CDQ) Os custos da qualidade são os custos totais incorridos pelo investimento em prevenção de não conformidade com os requisitos, avaliação do produto ou serviço em relação à conformidade com os requisitos e não atendimento dos requisitos (retrabalho). Os custos de falhas são freqüentemente categorizados em internos e externos. Os custos de falhas também são chamados de custo da baixa qualidade. Ferramentas adicionais de planejamento da qualidade Outras ferramentas de planejamento da qualidade são também freqüentemente usadas para ajudar a definir melhor a situação e a planejar atividades eficazes de gerenciamento da qualidade. Elas incluem brainstorming, diagramas de afinidade, análise de campo de força, técnicas de grupo nominal, diagramas de matriz, fluxogramas e matrizes de priorização.

21 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.3 Saídas Plano de gerenciamento da qualidade O plano de gerenciamento da qualidade descreve como a equipe de gerenciamento de projetos implementará a política de qualidade da organização executora. O plano de gerenciamento da qualidade é um componente ou um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de gerenciamento da qualidade fornece entradas para o plano de gerenciamento do projeto global e deve abordar o controle da qualidade (CQ), a garantia da qualidade (GQ) e a melhoria contínua dos processos do projeto.

22 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.3 Saídas Plano de gerenciamento da qualidade Deve incluir esforços no início de um projeto para garantir que as decisões iniciais, por exemplo, sobre os conceitos, designs e testes, estão corretas. Esses esforços devem ser realizados através de uma avaliação independente por pares e não devem incluir pessoas que trabalharam no material que está sendo revisado. Os benefícios dessa revisão podem incluir a redução de custos e estouros de cronograma causados pelo retrabalho.

23 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.3 Saídas Métricas de qualidade Uma métrica é uma definição operacional que descreve, em termos muito específicos, o que é alguma coisa e como ela é medida pelo processo de controle da qualidade. Uma medição é um valor real. As métricas de qualidade são usadas nos processos de GQ e CQ. Alguns exemplos de métricas de qualidade incluem densidade de defeitos, taxa de falhas, disponibilidade, confiabilidade e cobertura do teste.

24 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.3 Saídas Listas de verificação da qualidade Uma lista de verificação é uma ferramenta estruturada, geralmente específica do componente, usada para verificar se foi executado um conjunto de etapas necessárias. São redigidas com o verbo no imperativo (“Faça isto!”) ou na forma de perguntas (“Você fez isto?”). Muitas organizações possuem listas de verificação padronizadas disponíveis para garantir a consistência em tarefas realizadas com freqüência. Em algumas áreas de aplicação, as listas de verificação também estão disponíveis a partir de associações profissionais ou prestadores de serviços comerciais. As listas de verificação da qualidade são usadas no processo de controle da qualidade.

25 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.3 Saídas Plano de melhorias no processo O plano de melhorias no processo é um plano auxiliar do plano de gerenciamento do projeto. O plano de melhorias no processo detalha as etapas de análise dos processos que irão facilitar a identificação de desperdícios e de atividades sem nenhum valor agregado – aumentando assim o valor para o cliente – como: Limites do processo: descreve o objetivo, o início e o final dos processos, suas entradas e saídas, os dados necessários, se houver, e o proprietário e as partes interessadas nos processos. Configuração do processo: um fluxograma dos processos para facilitar a análise com interfaces identificadas. Métricas do processo: manter o controle sobre o andamento dos processos. Metas para melhorar o desempenho: orienta as atividades de melhorias no processo.

26 8.1 Planejamento da qualidade
8.1.3 Saídas Linha de base da qualidade A linha de base da qualidade registra os objetivos de qualidade do projeto. A linha de base da qualidade é a base para medição e emissão de relatórios de desempenho da qualidade como parte da linha de base da medição de desempenho. Plano de gerenciamento do projeto (atualizações) O plano de gerenciamento do projeto será atualizado pela inclusão de um plano de gerenciamento da qualidade e de um plano de melhorias no processo auxiliares. As mudanças solicitadas (adições, modificações, exclusões) no plano de gerenciamento do projeto e em seus planos auxiliares são processadas por revisão e destinação pelo processo Controle integrado de mudanças.

27 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
A garantia da qualidade (GQ) é a aplicação de atividades de qualidade planejadas e sistemáticas para garantir que o projeto irá empregar todos os processos necessários para atender aos requisitos. As atividades de garantia da qualidade são normalmente supervisionadas por uma equipe a parte. A GQ também fornece uma base para outra importante atividade de qualidade, a melhoria contínua dos processos. A melhoria contínua dos processos fornece um meio iterativo para melhorar a qualidade de todos os processos.

28 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
A melhoria contínua dos processos reduz os desperdícios e as atividades sem nenhum valor agregado, o que permite que os processos operem em níveis maiores de eficiência e eficácia. A melhoria dos processos se destaca por sua identificação e revisão dos processos de negócios da organização.

29 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.1 Entradas Plano de gerenciamento da qualidade Métricas de qualidade Plano de melhorias no processo Informações sobre o desempenho do trabalho Solicitações de mudanças aprovadas Medições de controle da qualidade Solicitações de mudança implementadas Ações corretivas implementadas Reparo de defeito implementado Ações preventivas implementadas

30 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.2 Ferramentas e técnicas Ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade Auditorias de qualidade Análise do processo Ferramentas e técnicas de controle da qualidade

31 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.3 Saídas Mudanças solicitadas Ações corretivas recomendadas Ativos de processos organizacionais (atualizações) Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)

32 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.1 Entradas Plano de gerenciamento da qualidade O plano de gerenciamento da qualidade descreve como a GQ será realizada dentro do projeto. Métricas de qualidade Uma métrica é uma definição operacional que descreve, em termos muito específicos, o que é alguma coisa e como ela é medida pelo processo de controle da qualidade. Plano de melhorias no processo O plano de melhorias no processo detalha as etapas de análise dos processos que irão facilitar a identificação de desperdícios e de atividades sem nenhum valor agregado.

33 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.1 Entradas Informações sobre o desempenho do trabalho As informações sobre o desempenho do trabalho, inclusive medidas de desempenho técnico, situação das entregas do projeto, ações corretivas necessárias e relatórios de desempenho são importantes entradas para a GQ e podem ser usadas em áreas como auditorias, revisões de qualidade e análises de processos. Solicitações de mudanças aprovadas Podem incluir modificações em métodos de trabalho, requisitos de produtos, requisitos de qualidade, escopo e cronograma. As mudanças aprovadas precisam ser analisadas em relação aos efeitos sobre o plano de gerenciamento da qualidade, as métricas de qualidade ou as listas de verificação da qualidade.

34 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.1 Entradas Medições de controle da qualidade São os resultados das atividades de controle da qualidade fornecidos como feedback para o processo de GQ para uso na reavaliação e na análise dos processos e padrões de qualidade da organização executora. Solicitações de mudança implementadas São as solicitações de mudança aprovadas que foram implementadas pela equipe de gerenciamento de projetos durante a execução do projeto. Ações corretivas implementadas São as ações corretivas aprovadas que foram implementadas pela equipe de gerenciamento de projetos para que o desempenho futuro esperado do projeto fique de acordo com o plano de gerenciamento do projeto.

35 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.1 Entradas Reparo de defeito implementado São correções aprovadas de defeito do produto implementadas pelas equipe de gerenciamento de projetos. Ações preventivas implementadas São as ações preventivas aprovadas que foram implementadas pela equipe de gerenciamento de projetos para reduzir as conseqüências dos riscos do projeto.

36 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.2 Ferramentas e técnicas Ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade As ferramentas e técnicas de planejamento da qualidade também podem ser usadas para atividades da GQ: Análise de custo-benefício, Benchmarking, Projeto de experimentos, Custo da qualidade (CDQ), etc. Auditorias de qualidade Uma auditoria de qualidade é uma análise estruturada e independente para determinar se as atividades do projeto estão de acordo com políticas, processos e procedimentos do projeto e da empresa. O objetivo de uma auditoria de qualidade é identificar políticas, processos e procedimentos ineficientes e ineficazes em uso no projeto. As auditorias de qualidade confirmam a implementação de solicitações de mudança aprovadas, ações corretivas, reparo de defeito e ações preventivas.

37 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.2 Ferramentas e técnicas Análise do processo A análise do processo segue as etapas descritas no plano de melhorias no processo para identificar as melhorias necessárias do ponto de vista organizacional e técnico. Esta análise também examina problemas sofridos, restrições sofridas e atividades sem nenhum valor agregado identificadas durante a operação do processo. Ferramentas e técnicas de controle da qualidade Diagrama de causa e efeito, Gráficos de controle, Elaboração de fluxogramas, Histograma, Diagrama de Pareto, Gráfico de execução, Diagrama de dispersão, Amostragem estatística, Inspeção e Revisão de reparo de defeito.

38 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.3 Saídas Mudanças solicitadas A melhoria da qualidade inclui tomar ações para aumentar a eficácia e a eficiência das políticas, processos e procedimentos da organização executora, que deve fornecer benefícios adicionais às partes interessadas de todos os projetos. Ações corretivas recomendadas A melhoria da qualidade inclui a recomendação de ações para aumentar a eficácia e a eficiência da organização executora. Uma ação corretiva é uma ação recomendada imediatamente como resultado de atividades de garantia da qualidade, como auditorias e análises de processos.

39 8.2 Realizar a Garantia da Qualidade
8.2.3 Saídas Ativos de processos organizacionais (atualizações) Padrões de qualidade atualizados fornecem a validação da eficácia e da eficiência dos padrões de qualidade e dos processos da organização executora para atender aos requisitos. Esses padrões de qualidade são usados durante o processo Realizar o controle da qualidade. Plano de gerenciamento do projeto (atualizações) Será atualizado a partir de mudanças no plano de gerenciamento da qualidade que resultam de mudanças no processo Realizar a garantia da qualidade. Essas atualizações podem incluir a incorporação de processos que passaram pela melhoria contínua dos processos e estão prontos para repetir o ciclo, além de melhorias de processos que foram identificadas e medidas e estão prontas para serem implementadas.

40 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
A realização do controle da qualidade (CQ) envolve o monitoramento de resultados específicos do projeto a fim de determinar se eles estão de acordo com os padrões relevantes de qualidade e a identificação de maneiras de eliminar as causas de resultados insatisfatórios.

41 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
Ele deve ser realizado durante todo o projeto. Os resultados do projeto incluem entregas e resultados de gerenciamento de projetos, como desempenho de custos e de prazos. O CQ pode incluir tomar ações para eliminar as causas de um desempenho insatisfatório do projeto. A equipe de gerenciamento de projetos deve ter um conhecimento prático de controle estatístico da qualidade, especialmente de amostragem e probabilidade, para ajudar a avaliar as saídas do CQ.

42 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
Entre outros assuntos, a equipe pode achar útil saber as diferenças entre os seguintes pares de termos: Prevenção (manter os erros fora do processo) e inspeção (manter os erros afastados das mãos do cliente). Amostragem de atributos (o resultado está de acordo ou não) e amostragem de variáveis (o resultado é classificado em uma escala contínua que mede o grau de conformidade). Causas especiais (eventos incomuns) e causas comuns (variação normal do processo). As causas comuns também são chamadas de causas aleatórias. Tolerâncias (o resultado será aceitável se ficar dentro do intervalo especificado pela tolerância) e limites de controle (o processo estará sob controle se o resultado ficar dentro dos limites de controle).

43 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.1 Entradas Plano de gerenciamento da qualidade Métricas de qualidade Listas de verificação da qualidade Ativos de processos organizacionais Informações sobre o desempenho do trabalho Solicitações de mudança aprovadas Entregas

44 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Diagrama de causa e efeito Gráficos de controle Elaboração de fluxogramas Histograma Diagrama de Pareto Gráfico de execução Diagrama de dispersão Amostragem estatística Inspeção Revisão de reparo de defeito

45 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.3 Saídas Medições de controle da qualidade Reparo de defeito validado Linha de base da qualidade (atualizações) Ações corretivas recomendadas Ações preventivas recomendadas Mudanças solicitadas Reparo de defeito recomendado Ativos de processos organizacionais (atualizações) Entregas validadas Plano de gerenciamento do projeto (atualizações)

46 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.1 Entradas Plano de gerenciamento da qualidade O plano de gerenciamento da qualidade descreve como a equipe de gerenciamento de projetos implementará a política de qualidade da organização executora. Métricas de qualidade Uma métrica é uma definição operacional que descreve, em termos muito específicos, o que é alguma coisa e como ela é medida pelo processo de controle da qualidade. Listas de verificação da qualidade Uma lista de verificação é uma ferramenta estruturada, geralmente específica do componente, usada para verificar se foi executado um conjunto de etapas necessárias. São redigidas com o verbo no imperativo (“Faça isto!”) ou na forma de perguntas (“Você fez isto?”).

47 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.1 Entradas Ativos de processos organizacionais Políticas, procedimentos, planos e diretrizes formais e informais cujos efeitos devem ser considerados. Também representam o aprendizado e o conhecimento das organizações obtidos de projetos anteriores. Informações sobre o desempenho do trabalho As informações sobre o desempenho do trabalho, inclusive medidas de desempenho técnico, situação atual das entregas do projeto e a implementação das ações corretivas necessárias, são importantes entradas para o CQ. As informações do plano de gerenciamento do projeto sobre os resultados planejados ou esperados devem estar disponíveis junto com as informações sobre os resultados reais e as solicitações de mudança implementadas.

48 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.1 Entradas Solicitações de mudança aprovadas As solicitações de mudança aprovadas (Seção ) podem incluir modificações como métodos de trabalho revisados e cronograma revisado. A implementação correta e oportuna das mudanças aprovadas precisa ser verificada. Entregas É qualquer produto, resultado ou capacidade para realizar um serviço exclusivos e verificáveis identificados na documentação do plano de gerenciamento do projeto, e que devem ser produzidos e fornecidos para terminar o projeto.

49 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Diagrama de causa e efeito Os diagramas de causa e efeito, também chamados de diagramas de Ishikawa ou diagramas espinha de peixe, ilustram como diversos fatores podem ser ligados a possíveis problemas ou efeitos.

50 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Gráficos de controle São uma representação gráfica da interação de variáveis de processo em um processo para responder à pergunta: As variáveis do processo estão dentro dos limites aceitáveis? O objetivo de um gráfico de controle é determinar se um processo é ou não estável ou tem desempenho previsível. O exame do padrão não-aleatório dos pontos de dados em um gráfico de controle pode revelar flutuações desordenadas de valores, saltos ou deslocamentos repentinos de processos ou uma tendência gradual de aumento nas variações. Através do monitoramento das saídas de um processo ao longo do tempo, um gráfico de controle pode ser usado para avaliar se foram obtidas as melhorias desejadas após a aplicação de mudanças no processo.

51 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Gráficos de controle Em geral, o limite de controle superior e o limite de controle inferior são ajustados em +/- 3 sigma (ou seja, o desvio padrão). Os gráficos de controle podem ser usados para os processos de ciclo de vida do projeto e do produto. Um exemplo de utilização de gráficos de controle no projeto é determinar se as variações de custos ou as variações de prazos estão fora dos limites aceitáveis (por exemplo, +/- 10%). Um exemplo de utilização de gráficos de controle no produto é avaliar se o número de defeitos encontrados durante os testes é aceitável ou inaceitável em relação aos padrões de qualidade da organização.

52 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Gráficos de controle

53 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Elaboração de fluxogramas Ajuda a analisar como os problemas ocorrem. Um fluxograma é uma representação gráfica de um processo. Existem muitos estilos, mas todos os fluxogramas de processo mostram atividades, pontos de decisão e a ordem do processamento. Os fluxogramas mostram como os diversos elementos de um sistema se inter-relacionam. Histograma É um gráfico de barras que mostra a distribuição de variáveis. Cada coluna representa um atributo ou uma característica de um problema/situação. A altura de cada coluna representa a freqüência relativa da característica. Esta ferramenta ajuda a identificar a causa de problemas em um processo pela forma e amplitude da distribuição.

54 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Diagrama de Pareto Um diagrama de Pareto é um tipo específico de histograma, ordenado por freqüência de ocorrência, que mostra quantos defeitos foram gerados por tipo ou categoria de causa identificada. A técnica de Pareto é usada principalmente para identificar e avaliar não-conformidades. A classificação é usada para orientar as ações corretivas. A equipe do projeto deve tomar ações para resolver primeiramente os problemas que estão causando o maior número de defeitos.

55 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Diagrama de Pareto

56 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Diagrama de Pareto Lei de Pareto: Um número relativamente pequeno de causas normalmente produzirá a grande maioria dos problemas ou defeitos. A Lei de Pareto geralmente é chamada de princípio 80/20, em que 80% dos problemas se devem a 20% das causas. Os diagramas de Pareto também podem ser usados para resumir todos os tipos de dados para análises 80/20.

57 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Gráfico de execução Um gráfico de execução mostra o histórico e o padrão da variação. Um gráfico de execução é um gráfico de linha que mostra pontos de dados traçados na ordem em que ocorrem. Os gráficos de execução mostram tendências em um processo ao longo do tempo, variações ao longo do tempo, ou degradações ou melhorias em um processo ao longo do tempo.

58 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Diagrama de dispersão Um diagrama de dispersão mostra o padrão da relação entre duas variáveis. Esta ferramenta permite que a equipe de qualidade estude e identifique a possível relação entre as mudanças observadas em duas variáveis. São traçadas as variáveis dependentes versus as variáveis independentes. Quanto mais próximos os pontos estiverem da linha diagonal, mais próxima será a relação entre eles.

59 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Amostragem estatística A amostragem estatística envolve a escolha de uma parte de uma população de interesse para inspeção (por exemplo, selecionar dez desenhos de engenharia aleatoriamente de uma lista de setenta e cinco). Uma amostragem adequada pode muitas vezes reduzir o custo do controle da qualidade.

60 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Inspeção Uma inspeção é o exame de um produto do trabalho para determinar se ele está de acordo com as normas. Em geral, os resultados de uma inspeção incluem medições. As inspeções podem ser conduzidas em qualquer nível. Por exemplo, é possível inspecionar os resultados de uma única atividade ou o produto final do projeto. As inspeções também são chamadas de revisões, avaliações por pares, auditorias e homologações. As inspeções também são usadas para validar reparos de defeitos.

61 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.2 Ferramentas e técnicas Revisão de reparo de defeito Uma revisão de reparo de defeito é uma ação para garantir que os defeitos do produto foram reparados e estão em conformidade com os requisitos ou especificações.

62 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.3 Saídas Medições de controle da qualidade As medições de controle da qualidade representam os resultados das atividades de CQ fornecidos como feedback para a GQ para reavaliar e analisar os processos e padrões de qualidade da organização executora. Reparo de defeito validado Os itens reparados são inspecionados novamente e serão aceitos ou rejeitados antes que seja fornecida uma notificação da decisão. Os itens rejeitados podem exigir reparo de defeito posterior. Linha de base da qualidade (atualizações) A linha de base da qualidade registra os objetivos de qualidade do projeto. A linha de base da qualidade é a base para medição e emissão de relatórios de desempenho da qualidade como parte da linha de base da medição de desempenho.

63 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.3 Saídas Ações corretivas recomendadas As ações corretivas envolvem ações tomadas como resultado de uma medição do CQ que indica que o processo de produção ou de desenvolvimento excede os parâmetros estabelecidos. Ações preventivas recomendadas Uma ação preventiva envolve uma ação tomada para evitar uma condição que pode exceder os parâmetros estabelecidos em um processo de produção ou de desenvolvimento, que pode ter sido indicada por uma medição do CQ. Mudanças solicitadas Se as ações corretivas ou preventivas recomendadas exigirem uma mudança no projeto, uma solicitação de mudança deverá ser iniciada de acordo com o processo Controle integrado de mudanças definido.

64 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.3 Saídas Reparo de defeito recomendado Um defeito significa que um componente não atende aos seus requisitos ou especificações e precisa ser reparado ou substituído. Os defeitos são identificados e recomendados para reparo pelo departamento de CQ ou por uma organização com nome semelhante. A equipe do projeto deve fazer todo o esforço possível para minimizar os erros que provocam a necessidade de reparo de defeito. É possível usar um registro de defeitos para coletar o conjunto de reparos recomendados.

65 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.3 Saídas Ativos de processos organizacionais (atualizações) Listas de verificação terminadas: Quando as listas de verificação forem usadas, as listas de verificação terminadas deverão fazer parte dos registros do projeto. Documentação das lições aprendidas: As causas das variações, as razões que motivaram as ações corretivas escolhidas e outros tipos de lições aprendidas a partir do controle da qualidade devem ser documentados de forma que se tornem parte do banco de dados histórico deste projeto e da organização executora. As lições aprendidas são documentadas por todo o ciclo de vida do projeto, mas muito pouco durante o encerramento do projeto.

66 8.3 Realizar o Controle da Qualidade
8.3.3 Saídas Entregas validadas Uma meta do controle da qualidade é determinar se as entregas estão corretas. Os resultados da execução dos processos do controle da qualidade são as entregas validadas. Plano de gerenciamento do projeto (atualizações) É atualizado para refletir mudanças no plano de gerenciamento da qualidade que resultam de mudanças na realização do processo de CQ. As mudanças solicitadas (adições, modificações ou exclusões) no plano de gerenciamento do projeto e em seus planos auxiliares são processadas por revisão e destinação pelo processo Controle integrado de mudanças.

67 Referências Capítulo 8 do PMBOK Guide: Um Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos (Guia PMBOK®), 3a. edição, 2004, Project Management Institute. (Versão Inglês) (Versão Português).


Carregar ppt "Gerenciamento da Qualidade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google